Tamanho do texto

Especialista fala como escolher destino, organizar o orçamento e economizar

Falta pouco para o final do ano e ainda tem pessoas indecisas se viajam ou não nessa época tão festiva. Independente se o viajante está de férias coletivas ou se só tem uns dias de folga, dá para aproveitar uma viagem de final de ano, mas para isso é importante correr com o planejamento para tentar gastar um pouco menos e montar um roteiro bacana.

Leia também: 7 passos simples para planejar viagem dos sonhos sozinho; veja mais

Com planejamento rápido é possível organizar uma viagem de final de ano e ainda tentar economizar no pacote
shutterstock
Com planejamento rápido é possível organizar uma viagem de final de ano e ainda tentar economizar no pacote


“Se a ideia é viajar, principalmente para aqueles que têm poucos dias de descanso, é fundamental ter programado cada minuto”, fala o especialista em turismo da agência Tô Indo Viagens, Gelson Walker. Claro que quem já reservou a viagem de final de ano há alguns meses garantiu preços bem melhores, mas ainda dá tempo de programar uma viagem, basta ter foco no seu objetivo.

“Caso não tenha conseguido programar o roteiro é preciso começar já. Se você já sabe para onde quer ir, efetuar a aquisição antecipada é a escolha certa. Mesmo próximo do final de ano, dá para conquistar um valor mais atrativo e com isso maiores alternativas em relação a hotéis e datas, possibilitando também o parcelamento”, destaca o especialista.

O plano de muitos viajantes é se divertir sem extrapolar os custos e, para isso, uma dica de Walker é optar por pacotes completos, assim é mais difícil ter gastos extras durante os dias de folga.

“Opções de pacotes que já contam com passagens aéreas, hospedagem e alimentação inclusas são as ideais. Isso evitará gastos inesperados que podem ser utilizados em outras coisas, como compras de roupas, acessórios e lembrancinhas, por exemplo”, comenta o profissional.

É muito importante escolher bem o destino que quer conhecer na viagem de final de ano para não se arrepender
shutterstock
É muito importante escolher bem o destino que quer conhecer na viagem de final de ano para não se arrepender


Para não cair em furadas, também é recomendado fechar a viagem em agência de confiança e escolher destinos sugeridos por pessoas próximas que já visitaram o local desejado, pois Walker explica que fica muito mais fácil ter noção sobre despesas geradas e quais possíveis imprevistos podem aparecer.

Leia também: Como planejar viagem? Dicas de hospedagem, passagens, documentação e mais

Se ao planejar a viagem de final de ano, você se deparar com um destino que quer muito conhecer, mas o valor está muito alto por ser uma época de alta temporada, uma ideia é diminuir os dias que ficará no local.

“Fazer uma rota com menos dias diminuirá consideravelmente o valor total do investimento. Consequentemente, claro, você terá um tempo menor para aproveitar todas as atrações e pontos turísticos que gostaria”, destaca o especialista.

Caso seja mais maleável, há outra opção estratégia para economizar na viagem de final de ano. “Abrir mão do rumo escolhido também pode ser uma alternativa. Converse na sua agência de viagem para que os profissionais sugiram lugares mais econômicos e com um perfil similar a seu desejo inicial. Em contrapartida será possível descansar por um período maior e podendo gastar em outras coisas que sejam prioridades”, acrescenta Walker.

Como planejar a viagem de final de ano?

O especialista dá dicas de como planejar a viagem de final de ano para não erra no destino e nem exagerar nos gastos
shutterstock
O especialista dá dicas de como planejar a viagem de final de ano para não erra no destino e nem exagerar nos gastos


Se ainda está perdido sobre como organizar uma viagem de final de ano em tão pouco tempo, tenha calma, pois o profissional listou algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Confira como fazer um planejamento:

1. Defina um tipo de viagem

O primeiro passo é saber exatamente o que procura. Caso queira descansar e relaxar, o melhor é escolher um destino mais calmo, de preferência cercado por natureza, porque nessa época do ano muito lugares ficam agitados. Mas se busca um algo mais animado e com movimento, uma praia pode ser a escolha certa.

“O interessante é você decidir em como quer aproveitar esse momento, se é em um lugar mais calmo ou agitado, com frio ou calor, e a partir daí traçar o seu roteiro para não tornar a viagem uma furada”, indica Walker.  

2. O segundo passo é pensar no orçamento

Não adianta escolher o destino dos sonhos e não ter dinheiro para bancar a viagem, principalmente se for para a família toda. A dica é estipular uma média de valor para cada pessoa. O especialista ressalta que quando a viagem envolve mais pessoas é possível negociar valores para se algo mais atrativo para todos.

Também não deixe de analisar as formas de pagamentos, taxas e se vale a pena ou não pagar parcelado. “Em épocas de fim de ano uma alternativa muito comum é a utilização do 13º como parte do pagamento, ele pode ser usado como adiantamento das parcelas finais, por exemplo”, comenta o profissional.

3. Deixe a parte burocrática para a agência de viagens

Para ter mais tranquilidade e segurança, é importante contar com uma empresa de confiança que cuide de cada detalhe para tornar o planejamento mais fácil e menos burocrático. Antes de fechar contrato é importante pesquisar bem com várias empresas.

Com uma boa consultoria é possível saber os melhores lugares para visitar seguindo o objetivo da viagem, encontrar os melhores e mais completos pacotes e também conseguir boas opções de parcelamento e condições mais facilitadas. “O único trabalho que você terá é aproveitar cada momento sem preocupações”, conclui Gelson.

A viagem de final de ano precisa ser pensada e levar em consideração o que todos os envolvidos desejam para a data
shutterstock
A viagem de final de ano precisa ser pensada e levar em consideração o que todos os envolvidos desejam para a data


Leia também: 4 opções de viagens para curtir no final do ano que agradam os turistas

O quanto antes conseguir começar as correr atrás da viagem de final de ano , melhor será, mas tenha claro que se trata de uma data muito concorrida e, como tem muitas pessoas de folga e férias, é comum não conseguir reservas e encontrar preços elevados devido a alta temporada. Mas a ideia é não desanimar, afinal, você merece uns dias de descanso e diversão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.