
O Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, é feriado nacional pela segunda vez em todos os estados do Brasil. A data é símbolo da luta contra o racismo estrutural do Brasil e resistência da população negra.
- Veja mais notícias de Turismo: Brasil vai ganhar 5 voos nacionais em 2026
Para celebrar, várias capitais oferecem uma programação cultural gratuita para todos os públicos. Veja abaixo onde comemorar.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, as celebrações envolvem palestras, oficinas, exposições, feiras de empreendedorismo, rodas de samba, atos de conscientização contra o racismo e muito mais.
A quadra da Escola de Samba Estácio de Sá recebe o evento ''Praça XI Imortal – Legado e Transformação''. A partir das 9h, a escritora Conceição Evaristo e o premiado arquiteto Francis Káré vão apresentar o projeto ''Biblioteca dos Saberes''. Além disso, o evento terá samba com a bateria da Estácio.
Em seguida, o Cortejo da Tia Ciata começa às 10h, na Rua Benedito Hipólito, nª 125 – Praça XI, no Centro de Arte Calouiste. O evento pretende reunir representantes de 30 blocos de carnaval e vai até o Monumento Zumbi dos Palmares.
Ainda na programação, a tradicional roda de Samba Terreiro de Crioulo vai se apresentar, a partir das 13 horas, na Nave do Conhecimento, sn, Padre Miguel. Outra roda de samba que virou tradição carioca é o Samba da Dida no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUCAHB), no Cais do Valongo. O público poderá aproveitar muita música e a tradicional feijoada.
Vitória

Em Vitória, será realizada a 17ª Corrida Zumbi dos Palmares. Será um percurso de 7,5 quilômetros, passando pelas avenidas Maruípe, Leitão da Silva, Marechal Mascarenhas de Moraes, Getúlio Vargas e República, com chegada no Museu Capixaba do Negro (MUCANE), no meio do Parque Moscoso. Ao final do percurso, terá show da banda Deixa Fluir. A concentração para a corrida começa às 6h e a largada está programada para 6h30. O show está previsto para começar às 7 horas. Ao todo, serão 12 classificações de competidores.
O Museu Capixaba do Negro (MUCANE) também estará aberto à visitação neste dia 20 de novembro. A mostra Cores da Consciência estará em exibição a partir das 9 horas. A exposição reúne reúne pinturas, esculturas e obras interativas dos artistas Aline Amaral, Angélica Reckel, Gabriel Caetano Madeira e Rubens Barcellos, sob a curadoria de Angélica Reckel e produção cultural de Déborah P. Corrêa. Todo o trabalho busca despertar a reflexão sobre a ancestralidade afrodiaspórica do público.
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, o público poderá aproveitar o 13º Festival de Arte Negra. Com o tema ''Tempo Espiralar, Cidade em Movimento'', a programação apresenta teatro, dança, música e oficinas gratuitas. A partir das 10h, o grupo Teatro Negro e Atitude apresenta contos e narrativas afro-brasileiras. A atividade é voltada para crianças e toda a família. O espetáculo será no Galpão 5 da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, que fica na região Centro Sul de Belo Horizonte.

Às 11h, no mesmo local, terá a Oficina “Sensibilização Artística e Teatral”, conduzida pelo grupo Teatro Negro e Atitude. A oficina será voltada para educadores, artistas e jovens que querem estimular o autoconhecimento e a criação coletiva com vivências antirracistas.
Às 14h30, terá um encontro com uma conversa sobre arte, linguagens, representatividade e protagonismo com os artistas, escritores e doutores Evandro Nunes, Denilson Tourinho e Nívea Sabino. Os três farão uma reflexão sobre a presença de artistas negros na cena contemporânea.
Às 14h30, no Galpão 1, a discussão será sobre juventudes e infâncias com os artistas Marcus Carvalho, Fabiana Brasil e Negona Dance. Eles abordarão sobre a formação de jovens e crianças em periferias e como a arte e o acolhimento ajudam positivamente neste processo de construção de identidades.
Às 17h, o Coletivo Uai Sound System fará uma apresentação no palco da área externa da Funarte. O público pode contar com muita música e performance de reggae.
Também às 17h, o Grupo Teatral, Morro em Cena apresentará o musical, "XIRÊ – A Saga do Menino Rei". A peça conta a história do menino Dúdù, um jovem negro da cidade de Zungu, que, após enfrentar diversas situações cotidianas, quase tem sua vida suprimida por forças maiores.
São Paulo
Em São Paulo, a prefeitura vai oferecer muita arte com oficinas, leituras cênicas e apresentações teatrais gratuitas em diversos espaços culturais da cidade. No ferido, a Biblioteca Paulo Duarte, no Centro de Culturas Negras, no bairro do Jabaquara, terá um almoço comunitário, das 12h às 14h, seguido de uma intervenção cênica das 15h às 16h. Os atores vão interpretar personagens que ilustram espaços da biblioteca como Zumbi dos Palmares, Carolina Maria de Jesus, Mãe Sylvia de Oxalá e outros. Às 17h, acontecerá um sarau para encerrar as atividades.
O Centro de Culturas Negras oferece uma programação cultural especial. A partir das 10h, terá contação de histórias. O local fica na R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara e vai expor uma feira com produtos de mulheres negras empreendedoras, desfile do grupo de Maracatu, e Djs tocando Balck Music. O evento termina às 21 horas.
O Centro Cultural de São Paulo (CCSP) oferecerá o Festival Consciência Negra com shows do grupo Sampa Charme, às 14h, e Simoninha convida Tássia Reis, às 17h. O local fica na Rua Vergueiro, nº 1000 – Liberdade.
O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, na capital paulista celebra a força da música produzida nas periferias com apresentações de Benzadeus, às 14h; Pagode dos Ex, às 16h15, Júnior Marques, às 18h e Turma do Pagode, às 20 horas. O local fica na Rua Inácio Monteiro, nº 6900 – Jardim São Paulo.