700 mil turistas em 25 dias: a programação da ChocoPáscoa Gramado

Cidade da Serra Gaúcha estreia nova marca, criada para comemorar os 10 anos do evento no feriado religioso

Gramado espera atrair 700 mil turistas em 25 dias de ChocoPáscoa
Foto: Divulgação/Cleiton Thiele
Gramado espera atrair 700 mil turistas em 25 dias de ChocoPáscoa


A cidade de Gramado (RS) espera atrair mais de 700 mil visitantes entre 28 de março e 21 de abril, período que abrange a  ChocoPáscoa . A Capital Nacional do Chocolate Artesanal, como é considerada, irá oferecer diversas atividades gratuitas ao longo dos 25 dias de evento.


Além de movimentar o turismo na serra gaúcha, o evento deve incentivar a venda de chocolates artesanais. De acordo com a Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco), a produção local deve crescer 10% em relação ao ano anterior, ultrapassando 700 toneladas.

Nestor Tissot  (PP), prefeito da cidade, celebra o crescimento do evento: “Há 10 anos, nossa Páscoa começou pequena. Agora, estamos dando um novo rumo como em todos os eventos que promovemos. Gramado é a capital brasileira do chocolate artesanal e teremos quatro finais de semana de atrações e quase 30 dias de programação que irão movimentar a nossa cidade”.

A programação da Chocopáscoa Gramado

A programação inclui atividades culturais e religiosas em diversos pontos da cidade. A Rua Coberta receberá a Mara Cakes Fair, com talk shows, desfiles, oficinas, espaço infantil e exposições de confeitaria. Já a avenida Borges de Medeiros e a Praça das Etnias terão a Vila de Páscoa e a Casa do Pascoalino.

A cidade ainda conta com um museu bíblico, inaugurado em novembro de 2024.
Foto: Rebeca de Ávila
A cidade ainda conta com um museu bíblico, inaugurado em novembro de 2024.










A Parada de Páscoa, que foi revitalizada, vai ocorrer às sextas-feiras, sábados e domingos na avenida central. Outra atração consagrada é a Corrida do Coelho, que será realizada no sábado, 19 de abril, com chegada e partida no Lago Joaquina Rita Bier.

As oficinas gastronômicas de Páscoa seguem na programação em parceria com o Senac Gramado. No aspecto religioso, o Gramado Aleluia promoverá celebrações em igrejas e duas procissões ao ar livre: a de Ramos e a dos Passos.


Rosa Helena Volk , presidente da Gramadotur, falou sobre a nova identidade, criada para celebrar a primeira década de evento: "Queremos comemorar os 10 anos da Páscoa em Gramado com mais personalidade e criamos a ChocoPáscoa, que será o grande evento do primeiro semestre. Teremos quase um mês de programação que culmina no feriado prolongado. Será um evento maravilhoso e que irá atrair muitos turistas”.

Cidade recuperada após chuva de 2024

Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul registrou a pior tragédia climática da história do estado . Entre as cidades atingidas, estava Gramado. O município registrou mais de 500 hotéis e restaurantes fechados, além de mil desabrigados por conta dos temporais e deslizamentos.

Foto: Agência Brasil
700 mil turistas em 25 dias: a programação da ChocoPáscoa Gramado


Na época, o prefeito chegou a temer um impacto semelhante ao registrado na pandemia. De acordo com a prefeitura, eram necessários R$ 40 milhões para retomar as perdas na infraestrutura. O prejuízo estimado na região foi de R$ 1 bilhão.

Já a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em 21 de outubro, reativou o turismo no estado. No Natal, Gramado e Canela lançam uma programação especial para atrair cerca de um 1,5 milhão de visitantes. A taxa média de ocupação hoteleira saiu de 35% para acima de 70%. Na semana do Natal, ficou na casa de 90%.