O dia de Santo Antônio, um dos padroeiros das festividades de junho, foi marcado por recordes no Brasil. Nesta quinta-feira (13), o município paraibano de Campina Grande mostrou o porquê é chamado de "Maior São João do Mundo" e quebrou dois recordes: o da maior quadrilha junina e maior bolo de milho do mundo. A conquista teve o aval do RankBrasil.
A tradicional festa junina de Campina Grande quebra os próprios recordes há anos, sendo uma programação esperada no São João. Geralmente ees ocorrem no mesmo dia, e integra uma série de atividades que iniciaram pela manhã e se estenderam até o final da tarde.
O primeiro foi o maior bolo de milho do mundo. Ele começou a ser montado e recheado pela manhã na pirâmide, localizada no Parque do Povo. Ele passou por uma avaliação, procedimento padrão, e mostrou que ele superou o recorde anterior, registrando uma marca de 47 metros de bolo, totalizando cerca de 700 kg.
Neste ao, o bolo ganhou o formato do número 160, para homenagear a idade que a cidade completa em 2024. Segundo as informações da panificadora São Francisco — responsável pela construção do bolo — a produção demorou três dias, com os cozinheiros trabalhado das 5h30 até às 20h. Dois dias foram dedicados para o preparo e um dia para o recheio.
Já a quadrilha aconteceu no período da tarde, com a população da cidade centenária presente para integrar a dança. Para formar a maior quadrilha de festa junina do mundo, ônibus de estudantes de escolas públicas e caravanas com idosos se juntaram no Parque do Povo. Além disso, eles aproveitaram a área de show do evento.
Neste ano, foram contabilizados 1280 pares na quadrilha, com a festa conseguindo bater pelo décimo ano o título. Um avaliador analisou a quadrilha e registrou os casais, com ela durando no mínimo uma hora sem parar.