A cidade de São Paulo recebe neste fim de semana o "Show para as Florestas", evento que reunirá experiências com música, arte, conhecimento e ação em prol da preservação do meio ambiente. As atividades começaram no próximo domingo (21), no Jardim Botânico, e finalizam no Teatro B32 São Paulo na segunda-feira (22).
A programação contará com palestras em parceria com o Greenpeace, para aprofundar nos debates sobre as questões climáticas que vem afetando o mundo. Além disso, o evento trará atividades como yoga, brincadeiras lúdicas e sustentáveis, diversidade de alimentação natural e programas de conscientização.
Confira as atrações confirmadas no evento
A diretora-executiva do Greenpeace Brasil, Carolina Pasquali, comenta sobre a importância de um evento como esse para a cidade de São Paulo: "Sem a arte, é impossível sonhar. Sem as florestas, é impossível existir. Em meio a temperaturas globais recordes, ao aumento de eventos extremos em todo o mundo e aqui, como a seca histórica dos rios da Amazônia e as enchentes no Sul do país, o ‘Show para as Florestas’ vem para nos lembrar que ainda não existe tecnologia tão eficiente para frear o colapso climático quanto os serviços ambientais prestados pelas florestas”.
Para Carolina, a presença de pessoas representando os povos indígenas são de extrema importância para a conscientização ambiental: "Povos que são os guardiões das nossas florestas há milhares de anos. Esperamos que a programação do evento toque o coração e a mente de muita gente”.
Com a mescla entre música, conscientização ambiental e apoio à economia criativa feminina, o "Show para as Florestas" visa trazer uma mudança significativa na promoção do diálogo sobre questões climáticas e ambientais.
A ideia surgiu a partir do trabalho do cantor Nando Reis e do letrista Carlos Rennó, que celebra a natureza na música "Canção para a Amazônia", lançada em rede nacional no programa Fantástico, da Rede Globo, em 5 de setembro de 2021.
O evento é uma realização do PROAC, SP Cult, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Grupo L'Oreal no Brasil, Rapsódia, Ecofônica, DMP Produções Culturais, Lucas Shows e Sheyar Comunicação. Apoio: Brasil Salomão, Greenpeace, Ibioma e Conservação Internacional – Brasil. Rádio Oficial: Nova Brasil.
Programação
21 de abril (Jardim Botânico de São Paulo)
13h - Abertura do evento
- Sessões de Yoga com a empresa Pantys;
- Brincadeiras lúdicas e sustentáveis;
- Ação de conscientização com Greenpeace;
- Área de alimentação e bebidas com conceito natural;
- Feira das Deusas
14h – Abertura - Rito de entrada “Mulheres Kayapó”
14h25 – Talks no palco principal
- Kae Guajajara (RJ) – (cantora, autora e ativista indígena)
- Zahy Tentehar (atriz, roteirista e ativista
- Ana Rosa Calado (PE) (Engajamundo)
- Jefersom Xondaro (SP) (rapper Oz Guarani)
- Carlos Nobre (cientista)
- Carolina Pasquali
15h30 às 16h – Fechamento dos Talks com exibição de vídeos e apresentação de DJ
16h50 – Desfile de “Mulheres Kayapó”
17h – Apresentações musicais
- Concerto com Brasil Jazz Sinfônica sob a regência do maestro Ruriá Duprat
- Participação de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Sandra Peres e Assucena
22 de abril (Teatro B32 São Paulo)
Durante o dia, no térreo do prédio da Baleia da Faria Lima, haverá Roda de Chorinho, Roda de Samba, Feira das Deusas, apresentação de carimbó, oficinas, comidas veganas.
20h –Apresentações musicais
- Concerto com Brasil Jazz Sinfônica sob a regência do maestro Ruriá Duprat
- Participação de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Sandra Peres e Assucena