Destino dos Famosos: Niterói, a cidade que une praias e museus

Larissa Manoela, Marcelo D2, Nicole Bahls, Jade Picon e muito outros famosos, inclusive internacionais, como Zendaya e Jaden Smith, já passaram pelo destino

Foto: Reprodução/Instagram - 01.12.2023
Larissa Manoela, Jade Picon e Jaden Smith em Niterói

Niterói é uma cidade rica em história e cultura, chamada carinhosamente também de “Cidade Sorriso”. Localizado no estado do Rio de Janeiro , a história do município começa com a aldeia fundada por Arariboia, um chefe indígena, que recebeu a posse solene em 1573. A aldeia foi denominada São Lourenço dos Índios, sendo o primeiro núcleo de povoamento. 

Anos depois, em 1834, a cidade se tornou capital do Império do Brasil. No entanto, em 1975, Niterói deixou de ser a capital do estado do Rio de Janeiro, por causa da fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio. 

Hoje, Niterói é uma cidade grande e bastante procurada pelos turistas por suas belezas naturais e também monumentos arquitetônicos, como o Museu de Arte Contemporânea, cujo edifício foi idealizado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. 

Niterói é a terceira cidade que mais recebe turistas do estado do Rio, atrás apenas da capital e de Búzios . Larissa Manoela, Marcelo D2, Nicole Bahls, Jade Picon e muito outros famosos já passaram pelo destino, incluindo internacionais, como Zendaya e Jaden Smith. 


Atrações 

“Atualmente a zona central, a zona sul e a região oceânica são os locais com maior infraestrutura para receber visitantes. Nessas regiões os turistas encontram atrativos histórico-culturais e naturais”, afirmam as turismólogas Cathiane Santos e Joyce Braga, que estão à frente da Contos de Guia, agência que apresenta Niterói para os turistas. 

As guias compartilham alguns dos locais que merecem ser visitados na região, sendo eles:

  • Museu de Arte Contemporânea (MAC/RJ);
  • Caminho Niemeyer;
  • Museu de Arte Popular Janete Costa;
  • Museu do Ingá;
  • Solar do Jambeiro;
  • Ilha da Boa Viagem;
  • Campo de São Bento;
  • Parque da Cidade;
  • Fortaleza de Santa Cruz da Barra;
  • Forte São Luís;
  • Igreja N. S. da Conceição;
  • Praia de Piratininga;
  • Praia de Itacoatiara;
  • Costão;
  • Praia do Sossego.

“Parque Histórico Monte Bastione, Horto do Fonseca e as Praias de Itaipu”, completa a lista Renato Lima, guia de turismo e assessor de turismo da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo). 

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói se destaca como um ícone da cidade — uma criação futurista de Niemeyer que se tornou referência na arquitetura moderna global. O Caminho Niemeyer, um conjunto arquitetônico estendido ao longo da orla, é outro marco cultural da cidade projetado pelo renomado arquiteto. 

Ilha da Boa Viagem, em Niterói . Foto: Daniela Reis/Iphan
Caminho Niemeyer. Foto: Danilo Borges/MTur
Praia de Piratininga. Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Niterói - 01.12.2023
Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Foto: Reprodução/Wikimedia - 01.12.2023
Museu do Ingá. Foto: Reprodução/Facebook - 01.12.2023
Solar do Jambeiro. Foto: Reprodução/Wikimedia - 01.12.2023
Museu de Arte Contemporânea (MAC/RJ). Foto: Reprodução/Flickr/ Rodrigo Soldon - 01.12.2023
Praia do Sossego em Niterói. Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Niterói - 01.12.2023
Praia de Itacoatiara. Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Niterói - 01.12.2023

Já o Museu de Arte Popular Janete Costa celebra a arte popular brasileira, enquanto o Museu do Ingá, localizado no Palácio Nilo Peçanha, preserva a história local. O Solar do Jambeiro, uma construção notável do século 19, representa história e arte no bairro de São Domingos.

Além dos museus, Niterói oferece ainda locais históricos como a Ilha da Boa Viagem, — tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) —, e as fortalezas de Santa Cruz da Barra e São Luís, — que remontam aos séculos 16 e 17.

Os espaços verdes também são marcantes, como o Campo de São Bento, um jardim público urbano tombado pela prefeitura; e o Parque da Cidade, uma área de preservação ambiental no alto do morro da Viração, com uma vasta extensão natural para explorar.

“Como Niterói é a segunda cidade com mais obras de Oscar Niemeyer, visitar esses atrativos é uma ótima opção. Além disso, os visitantes podem realizar visitas guiadas nos museus e fortes, se aventurar nas trilhas, saltar de asa-delta no Parque da Cidade ou até mesmo curtir as lindas praias da cidade”, explicam as guias. 

A Igreja Nossa Senhora da Conceição é uma construção colonial que abriga um museu de arte sacra, porém este só está acessível para visitação uma vez por mês. Já o Parque Histórico Monte Bastione é composto por 14 espaços culturais e construções históricas que oferecem uma imersão na história e cultura local.

O Horto do Fonseca oferece diversas atrações como pistas de skate, áreas para caminhada, playground, quiosques e outras estruturas de lazer para os frequentadores.

As praias de Piratininga e Itacoatiara oferecem experiências distintas: Piratininga, a maior da região, possui um calçadão com diversos quiosques servindo pratos à base de frutos-do-mar, enquanto Itacoatiara é conhecida por suas águas claras e excelentes ondas para o surfe. 

O Costão de Itacoatiara é um ponto de referência para trilhas e contato com a natureza, oferecendo vistas panorâmicas e extensões litorâneas amplas, sendo um dos destinos mais populares em Niterói para os amantes da natureza.

Já a Praia do Sossego, situada entre Piratininga e Camboinhas, é uma pequena praia de acesso por trilha ou mar, que proporciona um ambiente tranquilo e isolado para os visitantes.

A Praia de Itaipu, considerada um tesouro escondido em Niterói, é cercada por belas montanhas e vegetação exuberante. Os locais mais visados no destino são o Museu de Arte Contemporânea, Caminho Niemeyer, Parque da Cidade e Fortaleza de Santa Cruz. 

O que fazer de dia e de noite? 

O guia Renato, da Neltur, afirma que todos os locais são indicados para visitas diurnas. Mas, para quem gosta de algo à noite, aproveitar os bares e restaurantes da Rua Nóbrega ou da Orla de São Francisco, também é uma alternativa, além dos polos gastronômicos como São Francisco, Jardim Icaraí, Rota Gastronômica da região oceânica e o Mercado Municipal da cidade. 

“Niterói possui opções para todos os orçamentos. Alguns espaços oferecem ingressos gratuitos em dias específicos. O transporte público também é uma ótima opção para se locomover pela cidade e economizar”, afirmam as especialistas. 

Preço médio e conselhos 

“A cidade é muito barata para fazer turismo, tendo em vista que a maioria de seus atrativos são gratuitos e a média dos ingressos dos atrativos pagos é de R$ 12”, salienta Renato. 

“Se estiverem hospedados no município do Rio de Janeiro, venham para Niterói utilizando as barcas, é um passeio diferente. Para conhecer melhor os atrativos e história da cidade, o ideal é contratar guias de turismo da cidade. Também fiquem atentos ao cronograma de eventos”, aconselham. 

Verão e primavera são as melhores estação para aproveitar as praias do destino, afirmam, e nos dias mais frios, os museus e centros culturais. Mas Niterói é um destino para o ano todo.

Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no  Instagram e no  Facebook!