Do inferno ao céu: lugares reais que foram cenário de 'A Viagem'

A novela de Ivani Ribeiro tinha uma temática espírita e os personagens circulavam entre cenários que remetiam ao Nosso Lar e ao Umbral

30 anos

O tempo passou rapidinho e, no ano que vem, a novela "A Viagem" vai completar três décadas de idade e continua sendo um dos maiores sucessos da TV Globo de todos os tempos. Existem boatos por aqui que a trama de Ivani Ribeiro vai ganhar uma nova versão mais atualizada.

Bazilio Calazans/TV Globo

Medooo...

O principal vilão dessa trama era Alexandre, interpretado por Guilherme Fontes, que dava arrepios toda vez que ele aparecia como um espírito do mal que circulava no mundo dos vivos.

Arley Alves/TV Globo

Locações

Todas as cenas internas da história eram gravadas nos Estúdios Globo, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, mas as externas eram em locações na capital ou mesmo nas cidades próximas. O escritor e jornalista Guilherme Renso lembra de alguns deles para que você possa visitar pessoalmente:

Bazilio Calazans/TV Globo

Apartamento de Dinah

A primeira parada é no prédio onde Dinah, Théo, Pati e dona Maroca moravam. O nome do edifício é Barramares e fica na Avenida Lúcio Costa, 3300, na Barra da Tijuca. A construção foi usada apenas para as tomadas externas. Olha como ele era na época!

Reprodução/Globoplay 14.07.2023

Hoje em dia

O prédio continua exatamente igual a 30 anos atrás, até as cores continuam as mesmas, mas os arredores mudaram bastante. Olha a diferença!

Reprodução/Google 14.07.2023

Nosso Lar

Falando em Dinah e Otávio Jordão, um dos lugares onde eles passaram boa parte da trama foi o Nosso Lar, que na visão do Espiritismo é considerado uma colônia para onde algumas pessoas vão após o desencarne.

Reprodução/Globoplay 14.07.2023

Continua lindo!

Todo aquele local verdinho e florido é, na verdade, um campo de golfe situado em Nogueira, distrito de Petrópolis e distante 86 km da capital. O local se chama "Petrópolis Golf and Country Club" e continua mantendo o gramado mais que perfeito.

Site oficial

Cenas difíceis

O ator Antonio Fagundes, que interpretou Otavio Jordão, disse em entrevista que era muito difícil fazer as cenas ali porque a grama sempre estava bem aparada e eles ficavam descalços o tempo todo, então sempre se machucavam ao pisar em algum graveto seco.

Site oficial

O Inferno de Alexandre

As cenas fétidas do vale dos suicidas, onde o personagem dividia espaço com almas desencarnadas jogadas ao chão, foram feitas em uma pedreira desativada, localizada em Niterói. A cidade é vizinha ao município do Rio de Janeiro.

Reprodução/Globoplay 14.07.2023

Inspiração

Uma curiosidade cultural e literária é que a estética daquele purgatório todo foi, justamente, inspirada nas gravuras do clássico "O Inferno de Dante", primeiro ato de "A Divina Comédia", obra escrita por Dante Alighieri. Deste contexto, surge o irresistível e oportuno trocadilho que fiz: eis o Inferno de Alexandre.

Reprodução/Globoplay 14.07.2023

Hoje em dia

A pedreira continua lá, desabitada, mas a vegetação tomou conta de tudo. Em 2020, o jornal O Globo publicou uma reportagem dizendo que existia um projeto para construir ali a Cidade do Samba de Niterói, mas parece que nada foi pra frente ainda.

Leonardo Simplício/Divulgação

Fazenda de Dona Guiomar

Uma das travessuras preferidas de Alexandre era subir em uma árvore da Fazenda Maktub e assombrar os membros de sua família. Fato é que a propriedade se chama Vista Alegre, foi construída no século 19 e fica em Valença, no Sul do Estado do Rio, em pleno Vale do Café.

Reprodução/Globoplay 14.07.2023

Visitação

O local pode ser visitado e é usada principalmente para turismo pedagógico para colégios, além de três outras opções: a simples, ou seja, sem exigência de número mínimo de participantes, além de lanches e almoços, exclusivos para grupos, que podem ser de todas as idades. O endereço é Estr. Valença/Conservatória, 2800, RJ-143 - Santa Terezinha, Valença.

Site oficial da Fazenda Vista Alegre

Tem mais!

Pra você que gosta desse assunto, conheça 5 lugares em Los Angeles que foram cenários de clássicos do cinema. É só clicar no link:

Redes sociais

Agora segue a gente no Instagram... senão, já sabe: o Alexandre vai vir atrás de você à noite. É melhor procurar o @turismodoig ou clicar no link abaixo, hein!

Veja mais Top Stories