A parte mais antiga de Belém está entre a Cidade Velha e o bairro da Campina, onde está concentrada a maioria dos principais pontos turísticos da cidade. Belas construções são heranças de séculos passados, como o Theatro da Paz, que data de 1878, a Catedral Metropolitana de Belém, o Forte do Presépio, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e o Complexo Turístico Feliz Lusitânia.
Uma das marcas mais fortes que Belém deixa em seus visitantes é a gastronomia. Com uma grande variedade de sabores, é a certeza de poder experimentar ingredientes e receitas que você não encontra em outros lugares, como o açaí, o tucupi, o jambu, o tacacá, o vatapá paraense, a maniçoba e muito mais. Nesse sentido, não deixe de visitar o icônico Mercado Ver-o-Peso.
Por ser banhada pelas águas do Rio Guamá e da Baía do Guajará, Belém oferece ótimos passeios de barco, que possibilitam conhecer as belezas da cidade de outra forma. Os passeios partem da Estação das Docas, que foi transformada em um espaço badalado e repleto de restaurantes e bares, perfeito para relaxar e assistir a apresentações artísticas e ao espetáculo do pôr do sol.
O Círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do mundo e chega a levar mais de dois milhões de fiéis às ruas de Belém na procissão principal, que acontece sempre no segundo domingo de outubro. A celebração acontece há mais de 200 anos e compreende uma extensa programação religiosa durante todo o mês dos festejos. Mais do que uma manifestação da fé católica, o Círio de Nazaré é um marco cultural de Belém.
A partir de Belém, é possível conhecer pedaços da Floresta Amazônica em destinos de fácil acesso. Um deles é a Ilha do Combú, que fica a apenas 15 minutos de barco da área urbana. Ali, o destaque não é apenas a natureza exuberante, mas também os diversos restaurantes de culinária paraense. Outra opção de passeio é a Ilha do Mosqueiro, que fica ao norte de Belém e oferece diversas praias de água doce.
Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!