A festa junina da Consolação é uma festa bastante tradicional com foco nas comidas e músicas típicas e sem muitas distrações. A festa volta a ser realizada depois de uma pausa desde 2019 e é um bom passeio para toda a família — Onde: Rua da Consolação, 585, Centro. Dias 17, 18, 24 e 25 de junho. 17h/22h. Grátis.
Outra opção na região da Consolação, próximo da avenida Paulista, é a festa junina da Paróquia Divino Espírito Santo. A quermesse conta com bebidas e comidas típicas — Onde: Rua Frei Caneca, 1047, Consolação. Dias 17 e 18 de junho. A partir das 17h. Grátis.
Para aqueles veganos ou vegetarianos que não se sentem contemplados quando vão em uma festa junina e não encontram nada para comer que não tenha de origem animal, São Paulo recebe a VegNice, que tem uma celebração apenas com opções veganas nas barraquinhas, com releituras deliciosas, sem ingredientes de origem animal — Onde: Rua Taguá, 304, Liberdade. Todo domingo do mês de junho. 12h/20h. Grátis.
No bairro do Brooklin, a mais tradicional festa junina é a da Paróquia São João de Brito. Como diferencial, o evento conta com comida típica portuguesa em suas barraquinhas, como bolinho de bacalhau e pastelzinho de nata. Mas as tradicionais comidas juninas também marcam presença no evento — Onde: Rua Luisiana, 827, Brooklin. Até 25 de junho, aos sábados e domingos. 17h/22h. Grátis.
Outra quermesse absolutamente tradicional, que mantém o mesmo estilo desde sempre, é a festa junina da Nossa Senhora da Conceição. O espaço conta com cerca de 20 barracas vendendo quitutes como pastéis, pizzas e fogazzas. Além das apresentações musicais — Onde: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Praça Silvio Romero, Tatuapé. Até 2 de julho, aos sábados e domingos. 17h/23h. Grátis.
A festa é uma das mais tradicionais da cidade, com quitutes tradicionais em barracas espalhadas pelo espaço, além de brincadeiras — Onde: Praça Nossa Senhora da Candelária, 1, Vila Maria. Até 2 de julho. 18h/22h. Grátis.
A maior festa junina hoje, em São Paulo, é a São João de Nóis Tudim. O evento, que já está em sua 7ª edição, dura 24 dias e conta com mais de 130 atrações em uma área de 27 mil m² no Centro de Tradições Nordestinas. São 23 restaurantes, quadrilhas e brincadeiras — Onde: Rua Jacofer, 615, Jardim Pereira Leite. Até 30 de julho. Sex. e sáb., 11h/4h. Dom., 11h/0h. Grátis.
O Arraiá da Vila em 2023 acontece no Instituto Biológico. Para a festa deste ano, o Espaço Kids foi ampliado, oferecendo mais brinquedos, atividades, jogos e oficinas gratuitas. O evento conta com vasto cardápio de doces, salgados e bebidas características a longo das três praças espalhadas no local, além da apresentação de Nanda Reis e o Trio Soriano para dar ritmo às danças da quadrilha — Onde: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana. Dias 24 e 25 de junho. 10h/21h. Grátis.
Após dois anos, o Memorial da América Latina volta a receber sua tradicional Festa Junina. Além de barracas gastronômicas que oferecem desde canjica, pamonha, milho, arroz-doce e outras comidas típicas, a festa terá nos palcos apresentações de forró e sertanejo — Onde: Avenida Mário de Andrade, 664, Barra Funda. Dias 17 e 18 de junho. 11h/21h. Grátis.
O Arraial do Adote um Gatinho terá muitos comes, bebes e brincadeiras. Todo o dinheiro arrecado será revertido para os cuidados com os 400 gatos abrigados pela associação Hokkaido enquanto esperam um lar — Onde: Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana. Dia 9 de julho. 12h/18h. $25 no dia ou R$ 20 antecipado.
A rua San Gennaro é uma das mais tradicionais do bairro da Mooca, especialmente pela vasta e ativa programação realizada na Paróquia San Gennaro ao longo do ano. Apesar de a festa do santo ser o evento principal, a igreja também faz a Festa Junina de San Gennaro aos fins de semana do mês de junho, com música ao vivo, quadrilhas e quermesse com comidas tipicamente juninas e italianas — Onde: Rua San Gennaro, 214, Mooca. Dias 17 e 24 de junho. 17h30/23h. Grátis.
Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!
Entre também no perfil geral do Portal iG no Telegram!