7 lanches clássicos para saborear o Brasil de norte a sul

Gastronomia de norte a sul do Brasil

Quem nunca teve aquela vontade de sair da dieta balanceada e comer um saboroso lanche que atire a primeira batata frita! Para quem gosta de experimentar as comidas locais mais tradicionais quando visita um lugar diferente, a Economídia elencou os lanches mais conhecidos em sete grandes cidades brasileiras. Confira a lista a seguir.

Divulgação/Vigilantes do Peso

Sanduíche de mortadela (São Paulo)

O sanduíche com uma generosa porção de mortadela é uma pedida quase obrigatória para quem frequenta o Mercado Municipal de São Paulo. O lanche tem como base um pão de 80 gramas (baguete com parmesão ou pão francês), além das dezenas de combinações possíveis, que incluem ingredientes como parmesão, orégano, tomate, alface, cheddar, bacon, ovo, pepino e entre outros.

Bar da Mortadela/Divulgação

Pizza de muçarela em fatias (Brasília)

A pizza mais tradicional de Brasília tem uma receita extremamente simples: massa, molho e muçarela. E nem precisa mais. Servida desde 1960, a iguaria costuma ser degustada de duas formas: simples (uma fatia) ou dupla (duas fatias, com os recheios voltados para dentro, como se fosse um sanduíche).

Reprodução/Instagram %40pizzasdomboscobsb 07.12.2022

Cachorro-quente do R (Porto Alegre)

Conhecido como “cachorro-quente do Rosário”, o lanche é servido em uma carrocinha ao lado do Colégio Rosário, em Porto Alegre, desde a década de 1960. O delicioso molho é um segredo guardado a sete chaves. O dog que conquistou os porto-alegrenses leva salsicha (ou linguiça), molho, ervilha, queijo ralado, maionese, mostarda e ketchup.

Reprodução/Instagram %40cachorrodor 07.12.2022

Cachorro-quente com frango desfiado (Londrina)

Prensado, o dog frango paranaense leva em sua receita salsichas cortadas ao meio, frango desfiado, maionese especial, mostarda, ketchup e tomate. Recentemente, o youtuber e empresário Pedro Afonso Rezende – conhecido como RezendeEvil – criou sua franquia do famoso fast-food, a Rezendog, que pretende popularizar o lanche em todo o país.

Reprodução/Instagram %40rezendogbr 07.12.2022

Sanduíche de leitão (João Pessoa)

A versão mais simples, mas certeira, do famoso sanduíche de leitão de João Pessoa, tem pão, pernil, alface e tomate. O sanduíche tem variações com queijo e abacaxi, além de um especial, batizado de "bagunça", que leva pão seda, pernil, hambúrguer caseiro, ovo, queijo prato, presunto, alface e tomate.

Reprodução/Instagram %40oleitaolanches1982 07.12.2022

Cachorro-quente com carne moída (Belém)

Considerado por muitos o melhor lanche de rua de Belém, o clássico cachorro-quente paraense inclui pão, carne moída, salada de repolho e vinagrete. Mas há outras versões também amplamente aprovadas, como o "carioquinha" (carne moída, salsicha e salada de repolho ou vinagrete) e o "leitão" (pão, carne de porco e salada).

Reprodução/Instagram %40rosariolanchesoficial 07.12.2022

Xis tudo (Joinville)

O famoso Xis Tudo de Joinville – assim como se faz no Rio Grande do Sul, o Xis vem de cheese – leva tantos ingredientes que chega a ser difícil comê-lo sem desperdiçar ou deixar alguma coisa escapar dos pacotinhos de papel nos quais são servidos. Mesmo assim, é um sucesso. A versão mais turbinada inclui pão, hambúrguer, presunto, queijo, alface, tomate, maionese, milho, ervilha e bacon.

Reprodução/Instagram %40sereialanches 07.12.2022

Quer descobrir mais destinos incríveis?

Acesso o link abaixo e siga o Instagram do iG Turismo com dicas de onde ir e o que fazer pelo Brasil, e pelo mundo.

Reprodução%3A Alto Astral