Vai viajar de van com a família? Saiba o que é preciso checar

Transporte fretado traz mais comodidade

Com a chegada do período de férias, o fretamento de van ou ônibus é uma boa alternativa para famílias e grupo de amigos que querem viajar juntos e com mais segurança. O transporte fretado traz comodidade, mas, para garantir a segurança, é preciso estar atento à documentação das empresas contratadas.

Annie Spratt/Unplash

Registros e inspeções são necessárias

O contratante pode, e deve, solicitar verificação dos registros e inspeção do transporte de passageiros, definidas pelos Departamentos de Estradas e Rodagem (DER) para trânsito de passageiros em rodovias estaduais e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para trânsito interestadual, uma vez que é imprescindível garantir uma viagem segura.

Pinterest

Ônibus com mais de 15 anos têm regra especial

Os ônibus com mais de 15 anos de fabricação deverão ser submetidos à Inspeção Técnica Veicular com periodicidade semestral e os demais veículos serão inspecionados anualmente. Isto ajuda a garantir que o veículo tenha passado por manutenção periódica, o que reduzirá a chance de problemas mecânicos.

Pexels

Cinto de segurança é imprescindível

“Além da documentação, o grupo de viajantes precisa reforçar o pedido para que todos usem cinto de segurança. A responsabilidade é da empresa, porém precisa ser cumprida pelos usuários”, comenta Daniel Bassoli, diretor executivo da Federação Nacional da Inspeção Veicular (Fenive). Outro detalhe importante é certificar de que o motorista possui carteira tipo D.

Pexels

O que verificar antes da viagem

O especialista reforça as dicas importantes de checagem antes de uma viagem de van ou ônibus. "Verificar se a transportadora é autorizada por órgãos oficiais (DER e ANTT) e se o veículo tem autorização para prestação do serviço de transporte são os primeiros pontos", diz.

Pexels.

O que verificar antes da viagem

Sobre a autorização, Bassoli explica que é importante que o documento contenha algumas informações, como "dados da empresa contratada, do contratante, da nota fiscal, do veículo, do(s) motorista(s), os endereços dos embarques e roteiro da viagem, as datas e os horários previstos de saída e chegada, a relação de passageiros e os pontos de fronteira a serem utilizados, no caso de viagem internacional".

Pexels

Quer descobrir mais destinos incríveis?

Acesso o link abaixo e siga o Instagram do iG Turismo com dicas de onde ir e o que fazer pelo Brasil, e pelo mundo.

Pexels