Três experiências diferentes e sustentáveis para conhecer na Amazônia

A gigante Amazônia

Com um território de 6,7 milhões de km², a Amazônia possui uma biodiversidade impressionante com 40 mil espécies vegetais, 427 mamíferos, 1.294 aves, 378 répteis, 427 anfíbios e cerca de 3 mil peixes, contribuindo de maneira decisiva para o Brasil ter a maior biodiversidade do mundo.

james cheung / unsplash

Três experiências incríveis na Amazônia

Para conhecer uma região tão grande, e importante para o Brasil e para o mundo, existem diferentes formas e locais, cada um com particularidades muito específicas. Para facilitar esse tipo de viagem, a Vivalá oferece três experiências incríveis que ressignificam totalmente a relação das pessoas com a Amazônia e suas comunidades tradicionais.

Divulgação

Rio Negro (AM): diversão e cultura junto aos povos ribeirinhos

A expedição para o Rio Negro inicia em Manaus (AM) e é bastante equilibrada em termos de natureza e cultura, já que possui um contato intenso com a população local - os ribeirinhos - e diversas oficinas de saberes tradicionais, como: aprender a fazer artesanato com sementes nativas, dançar carimbó, doces típicos com frutas da Amazônia, culinária local, ervas medicinais e muito mais.

Rio Negro (AM): diversão e cultura junto aos povos ribeirinhos

Desde o embarque no porto de Manaus até o retorno para este mesmo local, todo o transporte é feito por canoas e barcos, tornando a vivência ainda mais imersiva. Outro destaque deste roteiro é a culinária: os viajantes podem provar os famosos peixes amazônicos, como o tambaqui e o pirarucu, em receitas exclusivas e premiadas - sempre com versões vegetarianas, veganas e para outros tipos de restrições.

Shanenawa (AC): imersão na cultura indígena

O destino Amazônia Shanenawa é uma imersão na cultura indígena desta etnia, que proporciona um contato com a natureza a partir do olhar da tribo, o aprendizado sobre o uso de medicinas tradicionais, além do debate de temas sociais e históricos sobre como é e foi a vida da comunidade e dos antepassados.

Vivalá/Divulgação

Shanenawa (AC): imersão na cultura indígena

A comunidade foi criada pelo cacique Teka Shanenawa há 13 anos, e há menos de um ano estabeleceu sua primeira parceria da história para receber visitantes com a Vivalá. “As expedições trouxeram uma oportunidade inédita para nosso povo. Estamos divulgando nossa cultura, fortalecendo nossa comunidade, gerando emprego e renda dignos”, afirma Teka.

Vivalá/Divulgação

Rio Tapajós (PA): natureza e praias paradisíacas de Alter do Chão

O Rio Tapajós possui uma natureza única, combinando a floresta amazônica com as praias paradisíacas e mundialmente reconhecidas de Alter do Chão. Durante a expedição o viajante tem uma plena conexão com a natureza, com os sabores únicos da culinária paraense e aproveita para embarcar em uma jornada de navegação em um barco privativo nas águas do Rio Tapajós.

Rio Tapajós (PA): natureza e praias paradisíacas de Alter do Chão

As atrações culturais incluem oficinas de seringa e borracha, artesanato com sementes da floresta e carimbó, além de café da manhã, almoço e jantar feitos com ingredientes nativos e pratos típicos da região. Grande parte da viagem acontece na Unidade de Conservação da Floresta Nacional dos Tapajós, onde o grupo fica hospedado em uma Pousada e Redário familiar das comunidades ribeirinhas.

Pexels

Rio Tapajós (PA): natureza e praias paradisíacas de Alter do Chão

Há, ainda, duas trilhas floresta adentro, uma de 10 km e outra de 14 km de extensão. Nas paradas, os viajantes aprendem com os guias locais sobre as propriedades medicinais da flora local, ouvem histórias e lendas como a do curupira, visitam mirantes com vistas para o Rio Tapajós e a floresta, curtem mergulhos refrescantes em igarapés e, no ponto alto da caminhada, encontram-se com as gigantescas e milenares Samaúmas.

Reprodução/Youtube BioOrbis 21.11.2022

Quer descobrir mais destinos incríveis?

Acesso o link abaixo e siga o Instagram do iG Turismo com dicas de onde ir e o que fazer pelo Brasil, e pelo mundo.

Divulgação