Os prédios mais importantes de São Paulo para conhecer

Todos eles estão localizados no centro histórico da capital paulista e grande parte deles podem ser visitados de graça!

Edifício Martinelli

O prédio tem 105 metros de altura e foi o segundo arranha-céu de São Paulo e da América Latina, chegando a ser o maior do país. Por ter sido ponto de tráfico de drogas e palco de assassinatos, dizem que o prédio é mal assombrado. Há visitas gratuitas todos os dias ao terraço do prédio, de onde é possível ver a cidade toda.

Reprodução

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O belo prédio de arquitetura eclética possui 4.183 m². O local impressiona pela decoração cheia de símbolos que remetem à história brasileira, principalmente o Ciclo do Café. Hoje, é possível visitar o grande cofre que fica no subsolo. É um dos principais locais para se ver exposições, peças, filmes e palestras.

Carlo Ferreri

Catedral da Sé

A catedral encanta pelo estilo neogótico da fachada e das torres. O interior tem formato de cruz latina e é repleto de elementos renascentistas. Lá dentro há ainda um órgão que foi construído em Milão. É possível fazer visitas guiadas, cujo roteiro inclui a cripta subterrânea que guarda restos mortais de bispos e arcebispos.

Reprodução

Edifício Matarazzo

O pequeno prédio é a sede da Prefeitura de São Paulo e também é conhecido como Banespinha. Localizado em uma das pontas do Viaduto do Chá, o prédio tem 14 andares e é conhecido por sua forma sólida, as janelas simétricas e símbolos que representam diversas áreas industriais. Há um jardim no terraço que pode ser visitado.

Reprodução

Theatro Municipal

Com inspiração na Ópera de Paris e seguindo estética da Art Nouveau, o teatro foi inaugurado em 1911 e projetado por Ramos de Azevedo. Abrigou eventos históricos, como a Semana de Arte Moderna de 22, por exemplo. Orquestras, ballet e peças teatrais podem ser assistidas ali. O Theatro tem um bar subterrâneo chamado Bar dos Arcos.

Complexo TMSP

Edifício Copan

Um dos projetos mais ousados de São Paulo é assinado por Oscar Niemeyer e Carlos A. C. Lemos. Com 115 metros de altura, a estrutura ondular e estreita colocou o prédio como um dos expoentes do modernismo no Brasil e no mundo. O Copan também tem um mirante que pode ser visitado.

Reprodução

Bolsa de Valores

Apesar de ter apenas 10 andares, o prédio é imponente graças a seu estilo neoclássico. Inaugurado na década de 1940, tem chão de mármore italiano nas escadas e abriga diversas obras de arte e móveis clássicos. O prédio da Bolsa também permite visitação para conhecer o dia a dia e a dinâmica do mercado de ações.

Reprodução/Pinterest

Farol Santander

Considerado um dos prédios mais altos do país, o mirante do prédio é, há anos, uma das atrações mais buscadas em São Paulo. O arranha-céu ficou pronto em 1947 e foi inspirado na arquitetura do Empire State Building, o famoso prédio em Nova York. O prédio atualmente funciona como centro cultural e recebe diversas exposições por seus andares.

Reprodução

Casa da Imagem

Uma das casas mais antigas ainda de pé em São Paulo, a casa foi construída em 1880 e encanta por sua fachada simétrica oitocentista. O local atualmente funciona como centro de exposição artística, mas também tem sua charmosa varanda aberta ao público.

Reprodução