5 dicas para alugar um motorhome

Viajar de motorhome é uma opção prática para quem deseja percorrer viagens longas, sem depender de agências de viagens.

Por que viajar de motorhome?

Por conta da pandemia, entrar em veículos coletivos, como aviões e ônibus, pode gerar pequenas aglomerações que facilitam a disseminação do vírus. Por isso, muitos turistas têm se rendido à esta antiga modalidade de viagem.

Alan Billyeald / Unsplash

O que são motorhomes?

São verdadeiras casas sobre quatro rodas: equipadas com cozinha, banheiro e dormitório, permitem que uma família inteira se acomode dentro do veículo. Assim, longas viagens se tornam mais confortáveis.

Alan Billyeald / Unsplash

Tamanho do veículo

Segundo Paulo Zanin, sócio diretor da Pura Vida, empresa que aluga os veículos, o primeiro passo é verificar o tamanho do carro, para ver se atende à capacidade de pessoas que vão viajar.

Joel Holland / Unsplash

Precisa de uma classe especial na CNH?

De acordo com Paulo, dependerá do tamanho, peso e capacidade do carro. “Para os furgões, geralmente é necessária a carteira B, ônibus e micro-ônibus carteiras C e D”.

Julian Ackroyd / Unsplash

Trajeto

Quem alugar um motorhome, geralmente, pode viajar para qualquer lugar em território nacional. Para outros países, no entanto, algumas empresas restrigem para as nações que integram o Mercosul.

Tobias Tullius / Unsplash

Seguro

É possível contratar dois tipos de seguros: do veículo, que está incluso nas diárias, e o seguro viagem, que é cobrado em viagens acima de sete dias. O seguro viagem está relacionado aos viajantes e o seguro veículo aos carros.

Fabian Om / Unsplash

Preço

O valor das diárias depende do tamanho, modelo, ano de fabricação, equipamentos dentro do carro e capacidade. A diária pode variar entre uma média de R$ 600 e R$ 900.

Rota Alternativa / Unsplash