Como montar um motorhome do zero? Especialista ensina os primeiros passos

Julio Lemos é formado em Engenharia Aeronáutica e Espacial e fundador da Estrella Mobil Motorhomes, fabricante brasileira de motorhomes

Como montar seu motorhome do zero? Especialista explica quais são os primeiros passos
Foto: Estrella Mobil
Como montar seu motorhome do zero? Especialista explica quais são os primeiros passos

Ter uma casa sobre quatro rodas e viajar o mundo é um sonho que quase todo mundo já teve alguma vez na vida e, em 2020, houve uma grande expansão no mercado de motorhomes no Brasil. Segundo Julio Lemos, fundador da Estrella Mobil, houve um crescimento de 80% das vendas e a pandemia do coronavírus foi um dos principais fatores que alavancou a popularidade dos veículos, já que os turistas passaram a buscar formas seguras de viajar. 

Começar a viajar pelas estradas dentro de um motorhome não é uma tarefa fácil. Para quem deseja dar o primeiro passo, é preciso ponderar diversas questões como manutenção do veículo, gastos com alimentação, depósito de lixo, lugares para estacionar e combustível. No entanto, para quem tem esse sonho, pode realizá-lo comprando, alugando ou até mesmo montando o próprio motorhome do zero. 

De acordo com Júlio, ao escolher um motorhome para comprar é primordial verificar se o motorhome realmente está em bom estado. “É necessário primeiro checar todos os mobiliários, sistemas elétricos e hidráulicos. Se você não sentir confiança em quem está vendendo ou alugando um motorhome, ou, por algum outro motivo, sentir que não é o veículo apropriado, não feche contrato”, recomenda.

O empresário explica que o investimento mínimo para construir um motorhome depende do estilo de vida de cada um, mas a partir de R$ 70 mil, já é possível ter um motorhome equipado, seguro e confortável para pequenas e longas viagens. Júlio ainda pontua que pode-se montar o veículo aos poucos.

“Mas é preciso muita atenção e cuidado. Na empresa dele, por exemplo, existe uma área de segurança, que faz todo o planejamento, avaliando o tamanho do carro, peso dos utensílios, tipo de roda, etc. As pessoas conseguem sim ir montando os motorhomes aos poucos, mas precisam ficar atentas, principalmente, à proporção e ao tamanho dos carros. Por exemplo, não é possível incluir uma geladeira comum, estas que temos em nossas casas, exatamente por conta do peso”, detalha. 

Muitas pessoas podem pensar que os utensílios de casa são adequados aos motorhomes, no entanto, Júlio esclarece que isso não é verdade, sobretudo por conta do peso. Além disso, hoje existem equipamentos próprios para motorhomes, exatamente para que não haja divergência entre peso e carroceria.

“Uma máquina de lavar-roupas pode chegar a 80 kg. Se fizermos uma conta rápida, ao colocarmos todo o mobiliário, o peso da máquina aliado ao peso da cama e dos estofados, pode sobrecarregar o carro, durante a viagem, e pode ser necessário parar para fazer consertos demorados, perdendo dias na estrada”, diz.

Itens essenciais para a montagem do motorhome


Júlio salienta que, o aquecedor de água (boiler), é fundamental em qualquer motorhome já que oferece segurança e performance para o carro. Além disso, sanitário cassete, por conta da facilidade de descarte, e geladeira 12W são os demais unidades necessárias. “Existem outras partes como bateria e sistemas elétricos com controles que também são importantes. Se partirmos da ideia de que os equipamentos essenciais são estes citados acima, vale lembrar que outros itens vai depender da necessidade de cada cliente. Além disso, todos os equipamentos devem ser específicos para motorhome”, avisa. 

O engenheiro comenta que também é possível economizar na hora de construir um motorhome, entretanto, quanto maior o carro e os equipamentos, mais gasto a pessoa terá.

“Temos motorhomes para todos os bolsos, desde um carro pequeno, uma van compacta (que não tem banheiro, mas é possível colocar um sanitário móvel, uma salinha que vira cama), à caminhões 4x4, então depende muito do perfil do cliente. Se pensarmos em algum utensílio que é específico para motorhome, sairá mais caro exatamente por ser próprio para instalação interna deste tipo de veículo”, diz. 

** Beatriz Neves é estudante de jornalismo. É estagiária de Soft News do iG desde março de 2021 e já escreveu para as editorias Delas, Receitas, Turismo, Gente, Canal do Pet e Queer. É apaixonada por tudo o que envolve livros, cinema e música, principalmente os clássicos.