Montezum tem protocolos de segurança diários e certificação internacional
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Montezum tem protocolos de segurança diários e certificação internacional


As atrações do Hopi Hari são submetidas há três protocolos diferentes de inspeção de segurança: uma diária, uma semanal e outra mensal. Todos os dias, antes do parque abrir as portas para o público, técnicos elétrico e mecânico fazem a checagem de uma série de itens para garantir o bom funcionamento dos brinquedos e o conforto dos usuários.

No caso da Montezum, maior montanha-russa de madeira da América Latina, esse checklist inclui cintos de segurança, travas, rolamentos, trilho e todo o conjunto do trem. Uma outra equipe, de carpintaria, verifica a segurança da estrutura do brinquedo. Somente após o aval técnico, o time de operações é liberado para atuar, o que inclui uma nova lista de verificações, semelhante a já realizada pouco tempo antes.

Esse tipo de protocolo foi um dos fatores que garantiram ao brinquedo a certificação da TÜV NORD, grupo norueguês que é uma das maiores organizações de inspeções, certificações e testes de parques de diversão do mundo. A validação da Montezum, obtida em outubro de 2021, não é a única do Hopi Hari. Ela se repete nas outras atrações radicais.

Segurança redundante

A Montezum possui um conjunto tripo de segurança ao passageiro. O primeiro deles é o próprio formato banco do trem. O segundo, o cinto de segurança, de duplo travamento, o que significa que somente com acionamento simultâneo de ambos os lados acontece a liberação – diferentemente de um cinto de avião comercial, por exemplo. O terceiro e último é a barra fixa, que segura entre a perna e abdome do passageiro.

Cinto e trava são sistemas redundantes de proteção. O conjunto de segurança é feito desta forma para, em caso de falha de um deles, o outro garanta a integridade do visitante da mesma forma.

No último sábado (11), o brinquedo fez uma parada técnica após uma das travas se soltar. Os passageiros fizeram o sinal de x em cima da cabeça – conforme orientação que recebem quando acessam à atração – e o funcionamento da montanha-russa foi interrompido imediatamente. Ninguém se feriu.

A área de engenharia do Hopi Hari destaca que os protocolos de segurança funcionaram. “Identificamos o problema, fizemos o desembarque de todo mundo e, então, começamos o trabalho de análise”, afirma o engenheiro Eduardo Fernandes, responsável pelo parque.

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Os fatores que resultaram na parada técnica ainda estão sendo investigados. Independentemente disso, cada episódio já provoca um amadurecimento imediato. “Quando se tem um ponto crítico, ele gera melhorias. O processo é contínuo. E uma atenção que temos o tempo todo”, destaca Fernandes.

Operação segura

Paradas técnicas não são algo incomum na operação de um parque de diversões, uma vez que, para os brinquedos funcionarem, é preciso que todos os processos de segurança sejam garantidos.

Em outubro, 35 pessoas foram retiradas da montanha-russa do Universal Studios, em Osaka, no Japão. O carrinho do brinquedo parou a uma altura de 43 metros após uma queda de energia. Elas tiveram de descer em uma escada de emergência da atração.

Montanha-russa do festival Rock in Rio apresentou problemas e ficou parada por quase uma hora
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Montanha-russa do festival Rock in Rio apresentou problemas e ficou parada por quase uma hora


Em 2017, a montanha-russa montada na Cidade do Rock ficou parada por quase uma hora no quarto dia do festival Rock in Rio. Todos os ocupantes foram retirados da atração e a operação só foi reestabelecida após a liberação técnica.

Em 2018, o Parque Beto Carrero, em Penha (SC), interrompeu momentaneamente o funcionamento da montanha-russa Fire Whip após visitantes encontrarem óleo na estrutura. A parada técnica foi resolvida pela equipe do local e o brinquedo voltou a operar normalmente pouco tempo depois.

No ano seguinte, na Disney, uma rota do teleférico Skyliner, que liga os parques e hotéis do complexo de Orlando, nos Estados Unidos, ficou parada durante três horas. Aos menos 13 pessoas estavam na atração, a uma altura de dez metros.

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