Cunha: isolamento e conforto no interior de São Paulo

O município está situado a leste do estado, a aproximadamente 228 quilômetros da capital paulista. Com cerca de 21 mil habitantes, a cidade convida o visitante aproveitar uma experiência tranquila e agradável.

Lavandeiro

Na Rodovia SP 171 (Guaretinguetá-Paraty) é possível encontrar a plantação com 40 mil pés de lavanda, florida durante o ano todo. Além de apreciar a vista, o visitante pode adquirir produtos feitos com a planta.

Reprodução

Capital do fusca

Curiosamente, a cidade abriga a maior frota de fuscas do Brasil. O motivo é incerto, mas o mais aceito que o carro seria o único de baixo custo capaz de atravessar as estradas de difícil acesso de Cunha.

Reprodução

Cidade do pinhão

Cunha é a maior produtora de pinhão do estado de São Paulo. Todos os anos, ela realiza a Festa do Pinhão, que une gastronomia, música e artesanato.

Reprodução

Produção de cerâmicas

A produção de cerâmicas também é tradicional, e muito importante na região. A técnica existe desde que o local era ocupado pelo grupo indígena tamoios, mas também possui influência da atividade realizada pelos japoneses.

Reprodução

Olival

Na fazenda de produção de oliveiras, o turista pode degustar azeites e almoçar no local. Um fato interessante é que as oliveiras "escutam" música clássica. Segundo os idealizadores, isso ajuda a aumentar a fotossíntese.

Reprodução