A novela
Globo
A novela "A Vida da Gente", da Globo, teve algumas cenas filmadas em Gramado




Não importa se é um filme, série ou novela: o cenário é extremamente importante para compor a história. A dificuldade de se realizar filmagens em grandes centros urbanos, torna-se necessário a criação das cidades cenográficas. Elas são construídas especialmente para determinada produção, e demolidas ao final. 

Algumas são tão bem construídas e ricas em detalhes que é difícil de acreditar que não existem de verdade. O cenário da novela "Amor de Mãe", por exemplo, tem até um viaduto. O bairro fictício Passeio foi inspirado em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.


No entanto, mesmo com tantos recursos e novas tecnologias para construção de cenários, existem cidades da vida real tão bonitas que muitos diretores as escolhem para realizar suas filmagens. A maioria delas são cidades do interior e com poucos habitantes, em que é mais tranquilo gravar as cenas. Confira quais são elas:

Gramado (RS)

Gramado, na Serra Gaúcha
Reprodução
Gramado, na Serra Gaúcha


A charmosa cidade fica na Serra Gaúcha e atrai milhões de turistas anualmente, justamente pelo clima bucólico, arquitetura e beleza. Gramado foi colonizada por alemães, portugueses, italianos, sírios e libaneses, e isso influencia até hoje nos eventos culturais e tradicionais do local. 

As principais atrações da cidade são eventos pontuais, como o Natal Luz, a Festa da Colônia e o Festival de Cinema de Gramado. 

Por tudo isso, Gramado foi a cidade escolhida como cenário de “A Vida da Gente”. A novela das 6 da Globo foi exibida originalmente em 2011 e está sendo reprisada na emissora. 

Você viu?

Poços de Caldas (MG)

Poços de Caldas, interior de Minas
Reprodução/Prefeitura de Poços de Caldas
Poços de Caldas, interior de Minas


Poços de Caldas é um município no interior de Minas, a aproximadamente 200 km de São Paulo. A cidade ficou famosa graças às suas fontes de água minerais, que são utilizadas em diversas terapias. 

Além das belas paisagens naturais, a cidade preserva uma infraestrutura agradável que encanta os turistas. Como o Calendário Floral, o Teleférico, o Palace Casino e o Palace Hotel (este último já recebeu personagens ilustres, como Carmem Miranda e Getúlio Vargas).

Então, não é de se admirar que Poços de Caldas já tenha sido escolhida como cenário em algumas produções televisivas. A novela “Alto Astral”, exibida em 2014 pela Globo, bem como a próxima novela da emissora, “Além da Ilusão” foram gravadas lá. O filme “Laços”, dos personagens da Turma da Mônica, também utiliza a cidade como cenário.

Holambra (SP)

Holambra, a Capital Nacional das Flores
Reprodução/Prefeitura de Holambra
Holambra, a Capital Nacional das Flores


A cidade é conhecida por ser a Capital Nacional das Flores. E não é à toa: Holambra é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina. Anualmente, ela promove a Expoflora, maior exposição de flores do Continente. Hoje, mais de 50% das flores que decoram o Brasil passaram por Holambra.

Localizada a apenas 120 km da capital paulista, a cidade é um verdadeiro mar de rosas. Não por acaso, algumas cenas da novela "Sangue Bom", exibida pela Globo em 2013, foram filmadas no cenário florido e encantador. 

Carrancas (MG)

Carrancas, A Cidade das Cachoeiras
Reprodução
Carrancas, A Cidade das Cachoeiras


A pequena cidade do sul de Minas possui aproximadamente 4 mil habitantes e é a menina dos olhos dos novelistas brasileiros. Conhecida como “A Cidade das Cachoeiras”, Carrancas se orgulha por possuir 80 quedas d'água, além de grutas, serras e poços que atraem turistas que desejam ficar mais próximos à natureza. 

Com tantos atrativos, ela foi escolhida como cenário de diversas novelas da Globo, como por exemplo, "O Fim do Mundo" (1996), "Alma Gêmea" (2005), "América" (2005), "Paraíso" (2009), "A Favorita" (2009), "Amor Eterno Amor" (2012), "Império" (2014) "Orgulho e Paixão" (2018) e "Espelho da vida" (2018).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!