O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as famosas cataratas, será reaberto ao público na próxima terça-feira (4). Assim como outras atrações e serviços turísticos de Foz do Iguaçu, a área de conservação havia reaberto pela primeira vez em 10 de junho, e foi novamente fechada em 20 dias depois, por conta do aumento do número de casos de Covid-19 no Paraná.
O Marco da Tríplice Fronteira, no encontro dos territórios de Brasil, Argentina e Paraguai, também será reaberto em 4 de agosto. Já o complexo turístico da Usina de Itaipu Binacional voltou a receber visitantes em 22 de julho.
A reabertura do Parque Nacional do Iguaçu será gradual. Na primeira fase, poderá receber visitantes de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. O circuito turístico estará aberto, menos a estação Porto Canoas, que abrange o Restaurante Porto Canoas, lanchonete, joalheria, loja, café, localizados no final da Trilha das Cataratas, que permanecerá fechado por medida de segurança..
Todo o público será recepcionado no Centro de Visitantes, onde funcinários farão a medição de temperatura e passarão orientações a respeito de medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscaras dentro do parque e a manutenção de um distanciamento mínimo entre as pessoas.
As medidas de sanitização do circuito turístico, de acordo com a administração do parque, foram reforçadas, atendendo às exigências do Ministério da Saúde e do Decreto Municipal 28.337, de 22/7/2020, que estabelece todos os procedimentos de controle sanitário em Foz do Iguaçu.
Serão permitidos no máximo 350 visitantes por hora, e será necessário agendar o dia e o horário da visita na hora da compra do ingresso, obrigatoriamente pelo site cataratasdoiguacu.com.br . O ingresso custa R$ 42 para adultos e R$ 11 para crianças de 2 a 11 anos e pessoas a partir de 60 anos. O desconto de 90% para moradores de Foz do Iguaçu e de 13 municípios vizinhos está mantido.
Vale lembrar que o ingresso para o Parque Nacional do Iguaçu inclui o Marco das Três Fronteiras, que também será reaberto em 4 de agosto. A visitação acontecerá de terça a domingo, das 15h às 21h, e serão permitidas até mil pessoas simultaneamente.
Todos os visitantes precisarão passar por uma barreira sanitária antes de chegar ao marco, com medição de temperatura, aplicação de álcool em gel nas mãos e limpeza dos calçados em tapetes sanitizantes. O uso de máscara também será obrigatório ali.
As apresentações culturais do Marco das Três Fronteiras serão realizadas a partir das 17h30, de terça-feira a domingo. O público deverá manter o distanciamento no local, respeitando as marcações no chão. A praça gastronômica do Marco funcionará, mas o Restaurante Cabeza, o Memorial Cabeza de Vaca e o parquinho infantil permanecerão fechados por enquanto.