10 cidades em Minas Gerais para fugir do agito e ainda economizar

Com os preços nas alturas por causa da alta temporada, as cidades do interior tem virado ótimas opções para quem quer descansar nas férias

Se você quer viajar no fim de ano, mas não tem como pagar uma viagem para os destinos clássicos da alta temporada, a dica é dar uma chance para as cidades mais tranquilas, no interior do Brasil. Minas Gerais pode ser uma ótima opção para quem gosta de história, natureza, melhores preços, boa infraestrutura e uma receptividade que é conhecida por todo o país.

Leia mais: Turismo em Minas Gerais: conheça Belo Horizonte e Ouro Preto em uma viagem só

Segundo Tahiana D'Egmont, CMO da MaxMilhas, "o Brasil tem dimensões continentais e há muitos destinos interessantes a serem explorados em Minas Gerais , que movimentam o turismo nacional com suas belezas e sua história".

Por isso, para os que pensam em descobrir as belezas de Minas, aí vão 10 cidades para se apaixonar:

1. Capitólio

Foto: Reprodução/Shutterstock
Capitólio, Minas Gerais


 Capitólio é perfeita para quem deseja ter um maior contato com a natureza. Localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, a cidade possui cachoeiras, morros e cânions que convidam os turistas a se aventurar. Fica a 317 quilômetros do aeroporto de Confins e a 4 horas da capital, de onde saem ônibus diariamente.

Leia também: Capitólio em 5 dias! Confira roteiro completo para desbravar esse paraíso

2. Carrancas

Foto: Reprodução/Shutterstock
Cachoeira em Carrancas, Minas Gerais


 Cenário de novelas da Globo, a pequena cidade de Carrancas fica a 4 horas da capital Belo Horizonte. Fazendo fronteira com a cidade de São João Del Rei, torna-se o destino ideal para quem gosta de ecoturismo e natureza. Cachoeiras, grutas e chapadas compõem o cenário e a gastronomia típica mineira é muito presente.

3. São João Del Rei

Foto: Reprodução/Shutterstock
São João Del Rei, em Minas Gerais


 Considerada como uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais , São João Del Rei possui um patrimônio cultural artístico da era colonial. É a terra natal de Tiradentes e do ex-presidente Tancredo Neves, por exemplo.

Para quem vai visitar, não dá para deixar de ir nas igrejas Nossa Senhora do Pilar e Francisco de Assis, além das casas coloniais. Uma dica especial é viajar na Maria Fumaça em direção à cidade de Tiradentes. A distância aproximada do Aeroporto Belo Horizonte Confins (CNF) para São João Del Rei é de 228 km.

4. Diamantina

Foto: Reprodução/Shutterstock
Diamantina, Minas Gerais


Mais ao norte do estado, a cidade de Diamantina fica a 4 horas de carro do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Ela é um pouco mais afastada do núcleo histórico, mas apresenta construções muito antigas e bonitas, principalmente no pôr do sol. Para os que gostam da história do Brasil, essa é a cidade natal do ex-presidente Juscelino Kubischek e o lar da ex-escrava Chica da Silva.

5. Camanducaia

Foto: Reprodução/Shutterstock
Camanducaia, Minas Gerais


 Com pouco mais de 20 mil habitantes e parte da Serra da Mantiqueira, Camanducaia possui um distrito que é considerado o principal destino romântico do estado: Monte Verde . É também uma das cidades mais próximas de São Paulo (trajeto de pouco mais de uma hora e meia).

Leia mais: Vai fazer um mochilão pelo Brasil? Veja como montar um roteiro por Minas Gerais

6. Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca

Foto: Reprodução/Shutterstock
Cidade de Lima Duarte, em Minas Gerais


 Essas duas cidades estão localizadas dentro do Parque Estadual do Ibitipoca. Os maiores atrativos são os ecológicos, como cachoeiras e uma fauna exótica.  O visitante geralmente encontra hospitalidade, além de um cantinho para descansar e ter lazer.

7. Delfinópolis

Foto: Reprodução/TripAdvisor/Fa_bio1277
Cachoeira da Paz em Delfinópolis, Minas Gerais


O local é apontado como paraíso do ecoturismo. O diferencial de Delfinópolis é que além das tradicionais cachoeiras, a cidade possui trilhas e estradas ideais para esportes como montain bike e trekking. A paisagem também não sai perdendo, com um visual que fica entre serras e vales.

8. Serro

Foto: Reprodução/Shutterstock
Cidade do Serro, Minas Gerais



 A cidade do Serro é bastante rica e representa um grande patrimônio histórico e cultural. Situada a 230 km da capital mineira, é rodeada por serras, rios e cachoeiras. Fica na região central da Serra do Espinhaço e faz parte do roteiro da estrada real. 

9. Delfim Moreira

Foto: Reprodução/Shutterstock
Cachoeira em Delfim Moreira, Minas Gerais


 Um dos principais atrativos de Delfim Moreira é o Mosteiro de Santa Maria de Serra Clara, construído no estilo europeu. Ela fica localizada na microrregião de Itajubá e também se destaca pelas cachoeiras e paisagens naturais. 

10. Aiuruoca

Foto: Reprodução/Shutterstock
Cavalo sendo acariciado em Aiuruoca

O local perfeito para se isolar um pouco do estresse urbano. No sul de Minas Gerais , fica a 190 km de Juiz de Fora e também conta com diversas cachoeiras, sendo a mais famosa a Cachoeira Deus Me Livre.  

Leia mais: Natureza, arte e educação: Instituto Inhotim é opção cultural no turismo mineiro

Há muitas opções de passeios para a terceira idade, como por exemplo o Poço Joaquim Bernardo. Mas para caminhadas e trilhas, o Pico do Papagaio tem uma vista de 360 graus da cidade e fica a 2.100 metros de altitude.