5 cidades históricas para conhecer em Minas Gerais

Confira 5 cidades históricas em Minas Gerais e se encante com as belezas do período colonial e viva um pouco da história do Brasil

Não é por acaso que milhares de turistas vem para o Brasil em busca de sol e mar. O país possui um leque extenso de belas praias e foi abençoado com um clima tropical, mas também tem muita história para contar. Então que tal começar essa viagem no tempo por Minas Gerais ?

Além da saborosa gastronomia , o estado conta com vários lugares que preservam diversos patrimônios desde a época colonial. E foi pensando em te ajudar a entender como tudo começou que o Hotel Urbano  separou cinco  cidades históricas para conhecer em Minas Gerais. Confira:

1. Ouro Preto

Ouro Preto é uma das famosas cidades históricas mineiras
Foto: shutterstock
Ouro Preto é uma das famosas cidades históricas mineiras

Além de ser um dos destinos mais tradicionais para curtir a folia do carnaval , Ouro Preto foi palco da Inconfidência Mineira e preserva a história do século 18. As ruas de paralelepípedo da cidade são repletas de construções que remetem ao período colonial e encantam os turistas com sua arquitetura barroca. Destaque para a Igreja São Francisco de Assis, esculpida pelo famoso Aleijadinho.

2. Tiradentes

Foto: shutterstock
Tiradentes faz parte da rota de turismo histórico

Ao pisar em Tiradentes, a sensação é de ter feito uma viagem no tempo. O destino é um dos mais importantes pontos do circuito de Minas Gerais. Sem dúvida, o lugar perfeito para quem curte turismo histórico . Os detalhes da arquitetura colonial que formam verdadeiros tesouros barrocos são uma atração à parte. Além de apreciar as belas construções, quem visita Tiradentes não pode deixar de conhecer a praça do Largo das Forras, as fontes do Chafariz de São José, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Matriz de Santo Antônio e o Museu Padre Toledo.

3. São Lourenço

Foto: Wikimedia Commons
São Lourenço é um destino de serra que tem atrações para quem gosta de natureza e atividades rurais

Não é à toa que o Parque das Águas é o principal ponto turístico de São Lourenço . Desde o século 19, já existiam registros sobre a existência de água mineral na região. E foi após a descoberta de uma nascente de água gasosa e cristalina que construíram o Balneário. Em estilo colonial, a atração ganhou fama por ter sido frequentada pelos políticos brasileiros Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck. Outro programa que não pode ficar de fora da sua viagem é um passeio de Maria-Fumaça às margens do Rio Verde e uma visita a Igreja Matriz para apreciar sua bela arquitetura barroca que homenageia São Francisco de Assis.

4. São Thomé das Letras

Foto: Wikimedia Commons
São Tomé das Letras está entre um dos destinos mais concorridos de Minas Gerais

São Tomé das Letras uniu história mística à belezas naturais e se tornou um dos destinos mineiros mais concorridos. Além de contar com inúmeras trilhas e cachoeiras, a cidade é considerada um dos 7 pontos magnéticos da Terra e conta com construções antigas riquíssimas, como as igrejas Matriz e da Pedra. É por essas e outras razões que a cidade recebeu o título de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

4. Diamantina

Foto: Flickr/Leandro Neumann
Diamantina combina locais históricos e opções de atividade ao ar livre

O casario colonial dá um toque charmoso às ruas da cidade do interior de Minas Gerais. Lá, as casas do Muxarabiê, da Glória e de Chica da Silva são o centro das atenções. Mas o Museu do Diamante, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Mercado Municipal também valem a visita. Além do rico centro histórico, Diamantina foi um dos principais polos de extração de pedras preciosas do país. Para completar, o local possui uma vasta variedade de atividades ao ar livre e ainda foi berço do ex-presidente da República: Juscelino Kubitschek.