Com a alta do dólar, os brasileiros resolveram viajar mais dentro do próprio país. Nos primeiros seis meses de 2019, o destino mais visitado foi a cidade de Recife, capital do Pernambuco.

Recife foi a cidade mais visitada no Brasil no primeiro semestre de 2019
Wikimedia Commons
Recife foi a cidade mais visitada no Brasil no primeiro semestre de 2019

Leia também: Conheça as 10 melhores praias do Nordeste brasileiro

Os dados vem de um levantamento do site TurismoCity que realizou uma pesquisa com 600 mil usuários do aplicativo pelo país. A cidade de Recife bateu Salvador (Bahia), Fortaleza (Ceará) e Rio de Janeiro na preferência dos brasileiros.

Com uma população de 1,5 milhão, a cidade foi fundada em 1537 e tem uma área territorial de aproximadamente 218 km². A média de temperatura é de 28ºC no verão e 25ºC no inverno. O tempo é muito estável, mas a melhor época do ano para visitação é entre os meses de dezembro e fevereiro.

E o que dá pra fazer por lá? Onde comer? Onde se hospedar? Com ajuda da Prefeitura de Recife por meio do  site Visit.Recife , separamos lugares essenciais para quem vai curtir a cidade nos próximos meses.

Onde ir?

Bairro do Recife

Praça do Marco Zero é um ponto indispensável para o turista na cidade de Recife
shutterstock
Praça do Marco Zero é um ponto indispensável para o turista na cidade de Recife

No coração da cidade, o Bairro do Recife concentra a maioria dos passeios. Por lá, o turista conhecerá desde edificações históricas a parques e templos religiosos.

Entre as atrações imperdíveis está a Praça do Marco Zero, que concentra o Centro de Artesanato de Pernambuco e a Caixa Cultural. Nas redondezas ainda estão a Sinagoga Kahal Zur Israel, a mais antiga do país, e a Embaixada dos Bonecos Gigantes, muito famosos no Carnaval.

Na Praça do Arsenal os atrativos são o Paço do Frevo, a Embaixada de Pernambuco, o Bar Teatro Mamulengo e a Torre Mallakoff. O Museu Cais do Sertão, o Forte do Brum, o Memorial da Justiça, a Cruz do Patrão, a Rua da Moeda, o Paço Alfândega e a Igreja Madre de Deus são os itens obrigatórios do Bairro do Recife.

Bairros de Santo Antônio e São José

Convento de São Francisco, em Olinda na cidade de Recife, Pernambuco
shutterstock
Convento de São Francisco, em Olinda na cidade de Recife, Pernambuco

Em segundo no volume de atrações na cidade, o Bairro de Santo Antônio é considerado o coração do centro. O turista que percorrer a região encontrará monumentos históricos como o Palácio do Campo das Princesas, o Teatro Santa Isabel e o Palácio da Justiça.

Na rota religiosa estão inclusos o convento de São Francisco, a igreja de Santo Antônio, a Capela Dourada, a igreja de São Francisco das Chagas, a igreja Conceição dos Militares e a igreja do Rosário dos Pretos.

Pelo bairro de São José o turista que é fã de museu terá acesso ao Museu franciscano de arte sacra, o Museu do Trem, o Memorial Luiz Gonzaga, o Memorial Chico Science e o Museu da Cidade.

Bairros da Boa Vista e Santo Amaro

No mercado da Boa Vista o turista pode apreciar diversas iguarias e curtir uma noite agitada
shutterstock
No mercado da Boa Vista o turista pode apreciar diversas iguarias e curtir uma noite agitada

O Mercado da Boa Vista é parada obrigatória para os viajantes. Um dos mais antigos da cidade, o local reúne poetas, trios de forró e ensaios de blocos de carnaval. No mesmo bairro os turistas também têm acesso ao Cinema São Luiz, ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, entre outros. À noite, bares e boates agitam Boa Vista com um público alternativo e LGBT.

Já no bairro Santo Amaro os maiores atrativos são o Cais da Aurora e a Rua de Lima com o monumento Tortura Nunca Mais e o Cemitério Bom Jesus da Redenção.  No bairro Terreão, que é próximo aos dois citados a cima, a Escola Municipal de Frevo é o ponto mais chamativo.

Casa Forta/ Apipucos/ Poço da Panela

O Museu do Homem do Nordeste mostra toda a tradição nordestina e é uma parada essencial na viagem a Recife
Reprodução/ Facebook Museu do Homem do Nordeste
O Museu do Homem do Nordeste mostra toda a tradição nordestina e é uma parada essencial na viagem a Recife

Numa região que mescla muito bem casarões antigos com os modernos edifícios, o bairro de Casa Forte tem como atrativo principal o Museu do Homem do Nordeste, que é integrado há um cinema com exibição de filmes de arte.

No bairro Poço da Panela, a parada obrigatória é na Venda do Seu Antonio e no Barchef. Em Apipucos a Fundação Gilberto Freyre chama atenção além do Parque Estadual Dois Irmãos, que abriga uma reserva de Mata Atlântica e o zoológico local.

Madalena/ Cordeiro e Várzea

O Instituto Ricardo Brennand é uma das atrações do bairro da Várzea
Reprodução/ Facebook IRB
O Instituto Ricardo Brennand é uma das atrações do bairro da Várzea

Na área mais afastada do centro de Recife, o bairro da Várzea abriga o Campus da Universidade Federal do Pernambuco, além da Oficina de Cerâmica Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand. Esse roteiro precisa de um dia inteiro para ser apreciado.

No bairro do Cordeiro, o turista pode conhecer a Sala de Reboco com o melhor forró pé-de-serra da região. Já na Madalena o ponto imperdível é o Museu da Abolição e o Mercado da Madalena que passa toda a madrugada cheio de gente nos famosos bares.

Boa Viagem

Praia de Boa Viagem é um dos cartões postais de Pernambuco
Reprodução/ YouTube
Praia de Boa Viagem é um dos cartões postais de Pernambuco

Enfim, o mar. Boa Viagem é considerada uma das mais bonitas e limpas praias urbanas do país. Com a areia branquinha e piscinas naturais, a região é repleta de hotéis e bares, além de opções para a prática de ginástica e diversos outros esportes.

Os shoppings Recife e Rio Mar oferecem variadas lojas e a Pracinha de Boa Viagem traz o que o artesanato regional tem de melhor.

Onde ficar em Recife?

Fity Hotel – Recife, PE
Reprodução/Booking.com
Fity Hotel – Recife, PE

As melhores áreas hoteleiras da cidade de Recife ficam entre Boa Viagem e Pina. Muitos hotéis têm vista para o mar e é importante que a reserva seja feita com antecedência para que os melhores preços sejam alcançados.

A segunda quinzena de dezembro, janeiro, período de Carnaval, feriados prolongados e o mês de julho são considerados alta temporada, nesse períodos as hospedagens são mais caras.

Onde comer?

Sarapatel é uma das iguarias presentes em Recife
Pinterest
Sarapatel é uma das iguarias presentes em Recife

Recife tem uma culinária muito variada. Para quem quer conhecer os pratos regionais os melhores restaurantes são o Parraxaxá e o Chica Pitanga, ambos no bairro de Boa Viagem, de acordo com indicações do site Melhores Destinos .

Leia também: Veja 10 razões para conhecer a cidade de Olinda, vizinha de Recife

Aos apreciadores da comida mais tradicional o ponto certo é o restaurante Leite, o mais antigo da cidade. Com um cardápio variado de frutos do mar fica localizado no bairro de Santo Antônio, próximo ao centro de Recife .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!