Tamanho do texto

Recife tem atraído diversos turistas que curtem boas praias, muita história e cultura nordestina. Confira o que de melhor a cidade tem a oferecer

Com a alta do dólar, os brasileiros resolveram viajar mais dentro do próprio país. Nos primeiros seis meses de 2019, o destino mais visitado foi a cidade de Recife, capital do Pernambuco.

recife arrow-options
Wikimedia Commons
Recife foi a cidade mais visitada no Brasil no primeiro semestre de 2019

Leia também: Conheça as 10 melhores praias do Nordeste brasileiro

Os dados vem de um levantamento do site TurismoCity que realizou uma pesquisa com 600 mil usuários do aplicativo pelo país. A cidade de Recife bateu Salvador (Bahia), Fortaleza (Ceará) e Rio de Janeiro na preferência dos brasileiros.

Com uma população de 1,5 milhão, a cidade foi fundada em 1537 e tem uma área territorial de aproximadamente 218 km². A média de temperatura é de 28ºC no verão e 25ºC no inverno. O tempo é muito estável, mas a melhor época do ano para visitação é entre os meses de dezembro e fevereiro.

E o que dá pra fazer por lá? Onde comer? Onde se hospedar? Com ajuda da Prefeitura de Recife por meio do  site Visit.Recife , separamos lugares essenciais para quem vai curtir a cidade nos próximos meses.

Onde ir?

Bairro do Recife

praça do marco zero recife arrow-options
shutterstock
Praça do Marco Zero é um ponto indispensável para o turista na cidade de Recife

No coração da cidade, o Bairro do Recife concentra a maioria dos passeios. Por lá, o turista conhecerá desde edificações históricas a parques e templos religiosos.

Entre as atrações imperdíveis está a Praça do Marco Zero, que concentra o Centro de Artesanato de Pernambuco e a Caixa Cultural. Nas redondezas ainda estão a Sinagoga Kahal Zur Israel, a mais antiga do país, e a Embaixada dos Bonecos Gigantes, muito famosos no Carnaval.

Na Praça do Arsenal os atrativos são o Paço do Frevo, a Embaixada de Pernambuco, o Bar Teatro Mamulengo e a Torre Mallakoff. O Museu Cais do Sertão, o Forte do Brum, o Memorial da Justiça, a Cruz do Patrão, a Rua da Moeda, o Paço Alfândega e a Igreja Madre de Deus são os itens obrigatórios do Bairro do Recife.

Bairros de Santo Antônio e São José

convento de são francisco arrow-options
shutterstock
Convento de São Francisco, em Olinda na cidade de Recife, Pernambuco

Em segundo no volume de atrações na cidade, o Bairro de Santo Antônio é considerado o coração do centro. O turista que percorrer a região encontrará monumentos históricos como o Palácio do Campo das Princesas, o Teatro Santa Isabel e o Palácio da Justiça.

Na rota religiosa estão inclusos o convento de São Francisco, a igreja de Santo Antônio, a Capela Dourada, a igreja de São Francisco das Chagas, a igreja Conceição dos Militares e a igreja do Rosário dos Pretos.

Pelo bairro de São José o turista que é fã de museu terá acesso ao Museu franciscano de arte sacra, o Museu do Trem, o Memorial Luiz Gonzaga, o Memorial Chico Science e o Museu da Cidade.

Bairros da Boa Vista e Santo Amaro

mercado da boa vista arrow-options
shutterstock
No mercado da Boa Vista o turista pode apreciar diversas iguarias e curtir uma noite agitada

O Mercado da Boa Vista é parada obrigatória para os viajantes. Um dos mais antigos da cidade, o local reúne poetas, trios de forró e ensaios de blocos de carnaval. No mesmo bairro os turistas também têm acesso ao Cinema São Luiz, ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, entre outros. À noite, bares e boates agitam Boa Vista com um público alternativo e LGBT.

Já no bairro Santo Amaro os maiores atrativos são o Cais da Aurora e a Rua de Lima com o monumento Tortura Nunca Mais e o Cemitério Bom Jesus da Redenção.  No bairro Terreão, que é próximo aos dois citados a cima, a Escola Municipal de Frevo é o ponto mais chamativo.

Casa Forta/ Apipucos/ Poço da Panela

museu do homem do nordeste arrow-options
Reprodução/ Facebook Museu do Homem do Nordeste
O Museu do Homem do Nordeste mostra toda a tradição nordestina e é uma parada essencial na viagem a Recife

Numa região que mescla muito bem casarões antigos com os modernos edifícios, o bairro de Casa Forte tem como atrativo principal o Museu do Homem do Nordeste, que é integrado há um cinema com exibição de filmes de arte.

No bairro Poço da Panela, a parada obrigatória é na Venda do Seu Antonio e no Barchef. Em Apipucos a Fundação Gilberto Freyre chama atenção além do Parque Estadual Dois Irmãos, que abriga uma reserva de Mata Atlântica e o zoológico local.

Madalena/ Cordeiro e Várzea

instituto ricardo brennand arrow-options
Reprodução/ Facebook IRB
O Instituto Ricardo Brennand é uma das atrações do bairro da Várzea

Na área mais afastada do centro de Recife, o bairro da Várzea abriga o Campus da Universidade Federal do Pernambuco, além da Oficina de Cerâmica Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand. Esse roteiro precisa de um dia inteiro para ser apreciado.

No bairro do Cordeiro, o turista pode conhecer a Sala de Reboco com o melhor forró pé-de-serra da região. Já na Madalena o ponto imperdível é o Museu da Abolição e o Mercado da Madalena que passa toda a madrugada cheio de gente nos famosos bares.

Boa Viagem

praia de boa viagem arrow-options
Reprodução/ YouTube
Praia de Boa Viagem é um dos cartões postais de Pernambuco

Enfim, o mar. Boa Viagem é considerada uma das mais bonitas e limpas praias urbanas do país. Com a areia branquinha e piscinas naturais, a região é repleta de hotéis e bares, além de opções para a prática de ginástica e diversos outros esportes.

Os shoppings Recife e Rio Mar oferecem variadas lojas e a Pracinha de Boa Viagem traz o que o artesanato regional tem de melhor.

Onde ficar em Recife?

fity hotel recife arrow-options
Reprodução/Booking.com
Fity Hotel – Recife, PE

As melhores áreas hoteleiras da cidade de Recife ficam entre Boa Viagem e Pina. Muitos hotéis têm vista para o mar e é importante que a reserva seja feita com antecedência para que os melhores preços sejam alcançados.

A segunda quinzena de dezembro, janeiro, período de Carnaval, feriados prolongados e o mês de julho são considerados alta temporada, nesse períodos as hospedagens são mais caras.

Onde comer?

sarapatel arrow-options
Pinterest
Sarapatel é uma das iguarias presentes em Recife

Recife tem uma culinária muito variada. Para quem quer conhecer os pratos regionais os melhores restaurantes são o Parraxaxá e o Chica Pitanga, ambos no bairro de Boa Viagem, de acordo com indicações do site Melhores Destinos .

Leia também: Veja 10 razões para conhecer a cidade de Olinda, vizinha de Recife

Aos apreciadores da comida mais tradicional o ponto certo é o restaurante Leite, o mais antigo da cidade. Com um cardápio variado de frutos do mar fica localizado no bairro de Santo Antônio, próximo ao centro de Recife .