Estamos no meio das férias de julho e ainda dá tempo de aproveitar um pouco a cidade. Se você está sem grana, isso não é um problema. Existem diversos passeios gratuitos em São Paulo ou no máximo com a entrada a 1 kg de alimento.
Leia também: Sem ideias para as férias? Veja o que fazer no interior de São Paulo
Pensando em economizar e se divertir na cidade, separamos 40 passeios gratuitos em São Paulo que misturam cultura, natureza e diversão para que sua única preocupação seja com a alimentação.
Confira abaixo o que você pode fazer em cada dia da semana, de segunda a domingo:
SEGUNDA-FEIRA
Você pode começar a semana curtindo museus diferentes, cinema e arte na região central. Na segunda-feira a entrada é de graça no Museu dos Óculos (Rua dos Ingleses, 108 - Bela Vista) e no Museu do Tribunal de Justiça , por exemplo (Rua Conde de Sarzedas, 100 – Centro). Lá você pode encontrar mais de 700 exemplares de óculos e conhecer as tradições do Poder Judiciário de São Paulo. Para os amantes das exposições, a Red Bull Station (Praça da Bandeira, 137 - Centro Histórico de São Paulo) é o lugar mais indicado.
Se você é um cinéfilo de carteirinha a Cinemateca Brasileira é uma boa pedida. Com o maior acervo da América do Sul, o local preserva a produção audiovisual brasileira e tem entrada gratuita na segunda-feira. (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino). O Cinesesc também é uma opção da sétima arte e tem alguns filmes gratuitos em diversos dias da semana.
Mas se a sua pegada é mais natural, a opção é o Viveiro Manequinho Lopes , o paraíso das plantas, localizado nas dependências do Parque Ibirapuera, gratuito todos os dias da semana. (Av. Quarto Centenário, 1288 – Ibirapuera).
TERÇA-FEIRA
A terça-feira é o dia com mais atrações turísticas gratuitas na cidade de São Paulo e é um deleite para o apreciador de museus.
Uma parada obrigatória é o Museu do Futebol , anexo ao estádio do Pacaembu. Ele conta a história do futebol brasileiro e mundial e tem muita interação para as crianças. Também para o público infantil o indicado é o Museu Catavento (Avenida Mercúrio, s/n Parque Dom Pedro II) que é recheado de ciência e experiências malucas.
Para o público adulto, um dos cartões postais da cidade, o Masp (Av. Paulista, 1578 - Bela Vista), tem entrada franca às terças e encanta pelo acerto de obras de arte renomadas. Entretanto, se essa for a sua escolha, prepare-se para longas filas.
Como opções mais alternativas há o Museu dos Transportes Públicos (Av. Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé), que funciona desde 1985 contando a história dos transportes na cidade, e o Museu da Energia (Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos), que tem toda a história da evolução de iluminação na capital.
Todas as atrações acima são cobradas em outros dias da semana e gratuitas na terça-feira.
QUARTA-FEIRA
No meio da semana você pode apostar em um passeio que mistura ar livre com cultura. Somente na região do Ipiranga o turista pode aproveitar o Museu da Zoologia (Av. Nazaré, 481 – Ipiranga) e os jardins do Museu do Ipiranga.
Seguindo os passeios de rua, existe a opção de visitar o Mirante 09 de julho (R. Carlos Comenale, s/n - Bela Vista) e apreciar a cidade por um outro ângulo, além de aproveitar os grafites e tirar muitas fotos no Beco do Batman (R. Medeiros de Albuquerque, 82-154 - Jardim das Bandeiras). Também são passeios que podem ser feitos em outra data.
Leia também: 5 passeios em São Paulo para você voltar a ser criança ao lado dos seus filhos
Mas quem ainda quer continuar na rota dos Museus a indicação de quarta é o Museu da Lâmpada que pede a doação de 1kg de alimento como entrada (Av. João Pedro Cardoso, 574 – Jabaquara). A arte grátis continua no Centro Cultural Banco do Brasil (R. Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo).
Todas as atrações de quarta-feira estão abertas e gratuitas em outros dias da semana.
QUINTA-FEIRA
O roteiro de quinta-feira é muito diversificado. Para quem busca espiritualidade, a alternativa é uma visita ao Solo Sagrado . O local funciona de quinta a domingo e tem entrada grátis em todos eles (Av. Profº Hermann Von Ihering 6567 - Jardim Casa Grande).
Aos amantes da arte, o Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424 – Consolação) tem atendimento todos os dias, exceto feriados, com entrada gratuita. A Biblioteca de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana) também entra na rota mais culta do dia.
Aos empreendedores e fãs de tecnologia, a CAMPUS Google São Paulo (Rua Coronel Oscar Porto, 70 – Paraíso) recebe visitantes de segunda a sexta-feira com diversos temas interessantes.
E para um passeio noturno recomendamos o City Tour que acontece todas as quintas, as 20h, com um grupo que se reúne em frente ao Theatro Municipal (Praça Ramos De Azevedo, s/n – República).
SEXTA-FEIRA
Fechando a semana o roteiro ideal é na região central da capital. O Edifício da Prefeitura (Viaduto do Chá, 15 - Centro Histórico de São Paulo) é gratuito para visitação em horários pré-determinados em todos os dias da semana.
Para quem tem o interesse em ver a cidade de cima o Mirante do Edifício Martinelli (R. São Bento, 405 - Centro) é a melhor opção. Unindo à ele visite o Copan (Av. Ipiranga, 200 - Centro), um dos prédios mais emblemáticos do centro. E que tal encerrar o passeio comendo um lanche de mortadela no Mercado Municipal (R. Cantareira, 306 - Centro Histórico de São Paulo)? Esse tour está diponível gratuitamente todos os dias.
Como última opção o Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda) traz exposições e uma arquitetura digna de se impressionar e alguns espaços são cobrados para visitação.
SÁBADO
O fim de semana tem muita arte. A Pinacoteca (Praça da Luz, 2 – Luz) é um dos lugares mais recomendados para se visitar em São Paulo e é o destaque da gratuidade no sábado. Junte o Museu de Arte Sacra (Av. Tiradentes, 676 – Luz) e o Museu da Casa Brasileira (Av. Brg. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano) que também tem entrada gratuita nesse dia.
Se é cultura que você quer o lugar certo é o Centro Cultural de São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso) que é aberto todos os dias da semana e tem espaços gratuitos.
Como opção natural o Parque Estadual do Jaraguá (R. Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luisa) proporciona uma vista única da cidade e o Templo Zu Lai (R. Fernando Nobre, 1461 - Parque Rincao, Cotia) traz a espiritualidade que um sábado pede.
DOMINGO
Já pensou fechar a semana com uma música clássica? A Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos) tem concertos gratuitos no domingo pela manhã e em seguida visitas guiadas pelo interior do edifício.
Para quem busca um passeio que já é um clássico, a dica é a Paulista aberta , dando uma volta pela Avenida que fica fechada para carros aos domingos. Por lá também dá para aproveitar a Japan House (Av. Paulista, 52 - Bela Vista), que foca nas exposições peculiares de artistas japoneses, e a Casa das Rosas, que é dedicada a Literatura e remete aos tempos dos barões do café na avenida mais famosa da cidade. Os dois locais tem entradas gratuitas todos os dias.
Na lista de parques e passeios ao ar livre as opções são o Planetário Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 10 – Ibirapuera) e o Jardim Botânico (Av. Miguel Estéfano, 3031 - Vila Água Funda, São Paulo).
Fechando as indicações da semana gratuita em São Paulo temos a Casa Museu (Rua Portugal, 43 – Jardim Europa) que possui exposições e arquitetura formidáveis. Essa é uma atração gratuita aos sábados e domingos e paga durante a semana.
Leia também: Quais destinos turísticos estão em alta no Brasil e o que fazer em cada um deles
Importante ressaltar que a lista acima de 40 passeios gratuitos em São Paulo não necessariamente reflete um roteiro pré-definido. Os lugares foram dispostos pela semana conforme as entradas gratuitas naquele dia, você pode escolher apenas um ou mesclar mais destinos.