Tamanho do texto

Vai viajar para o Rio de Janeiro? Saiba quais atrações você não pode perder

O Rio de Janeiro constantemente aparece entre os destinos mais procurados pelos turistas para viajar em períodos de férias e em diversos feriados espalhados pelo ano. Na cidade, o viajante encontra diversas atrações para curtir independente do tempo que ficará por lá. Mas, afinal, quais os pontos turísticos no Rio de Janeiro que não podem ficar de fora do seu roteiro?

Leia também: Atrações imperdíveis para quem vai viajar de carro entre Santos e Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
shutterstock
Planeja viajar para a cidade e não sabe o que fazer exatamente por lá? Conheça 16 pontos turísticos no Rio de Janeiro

Para ajudar você a saber os pontos turísticos no Rio de Janeiro que valem a pena visitar, a reportagem do iG Turismo traz alguns pontos imperdíveis. Há opções para todos os públicos e perfis. Na lista, é possível encontrar parques, trilhas, passeios culturais e esportivos, locais com vistas incríveis e muito mais. Confira!

1. Cristo Redentor

Cristo Redentor
shutterstock
Do alto do Cristo Redentor, o turista tem a oportunidade de apreciar as belas vistas proporcionadas pela região

Cartão postal do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor está localizado no alto do morro do Corcovado e é uma das principais atrações da cidade. A escultura, que tem 30 metros de altura, está situada no Parque Nacional da Tijuca e a mais de 700 metros do nível do mar. Lá de cima, o turista consegue apreciar as belas paisagens da região.

Para chegar ao topo, a indicação é utilizar um passeio de trem, com duração de 20 minutos. Já para facilitar o acesso dos visitantes, foram construídos três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes. Caso seja possível, prefira ir em dias das semana logo pela manhã para evitar multidões.

2. Parque Lage

Parque Lage
Divulgação/Riotur
O Parque Lage, com atividades culturais, é mais um dos pontos turísticos que não pode ficar de fora durante a viagem

Quem for ao Rio de Janeiro não pode deixar de visitar o Parque Lage, conhecido como “sovaco do Cristo”, por estar localizado à direita do braço direito da estátua. Por lá, é possível curtir e aproveitar os 52 hectares de floresta, além de programas culturais. No local, há algumas trilhas, sendo que uma delas leva até o Morro do Corcovado.

O trajeto, que tem duração duração aproximada de duras horas e meia, não é dos mais fáceis. Para isso, recomenda-se ter a companhia de um guia experiente durante o caminho até a entrada do Cristo Redentor. Durante a caminhada, aproveite para apreciar a natureza e ter contato com os elementos que a compõem.

3. Escadaria Selarón

 Escadaria Selarón
shutterstock
A Escadaria Selarón é um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, além de ser um ótimo local para tirar fotos

O artista plástico chileno Jorge Selarón levou mais de 20 anos para decorar com ladrilhos a escadaria, com mais de 250 degraus, da Rua Joaquim Silva, que se tornou um dos cartões postais da cidade. Impressionante, a obra é ideal para tirar fotos belíssimas. O local ganhou tanto destaque que já apareceu em vídeos promocionais e em clipes de famosos, como Snoop Dogg.

4. Parque das Ruínas

Parque das Ruínas
Divulgação/Riotur
O Parque das Ruínas é indicado para todos os públicos; o visitante pode apreciar a vista do centro e da Baía de Guanabara

O Parque das Ruínas está localizado nas ladeiras do bairro de Santa Teresa e permite que o turista aprecie as vistas do centro e da Baía de Guanabara. O local é indicado para todos os públicos e, por lá, há um Centro Cultural com diversas atividades, exposições e apresentações gratuitas. Aproveite para conhecer o Museu Chácara do Céu, que fica próximo do parque.

5. Pão de Açúcar

Pão de Açúcar
shutterstock
O Pão de Açúcar é uma das atrações turísticas mais conhecidas e populares do Rio de Janeiro e não pode ficar de fora

O Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil, inaugurado em 1912. Para chegar ao local, que fica a 396 metros do nível do mar, é necessário pegar um primeiro bonde na Praia Vermelha, que segue até o morro da Urca. De lá, outro bondinho vai até o destino final. A atração é uma das mais populares do Rio de Janeiro e oferece várias paisagens deslumbrantes.

6. Estádio do Maracanã

Estádio do Maracanã
shutterstock
Fãs de futebol devem conhecer o Estádio do Maracanã; por lá, é possível fazer um tour por vários locais importantes

O Estádio do Maracanã, inaugurado em junho de 1950, é uma parada obrigatória para os fãs de futebol, local de diversos clássicos. Por lá, é possível fazer um tour pelos bastidores mediante pagamento. Durante a visitação, que tem duração média de 40 minutos, os turistas conhecem peças marcantes do futebol brasileiro. Ainda visitam o vestiário, as salas de aquecimento e outros pontos.

Leia também: Roteiro 'futebolístico': veja 16 estádios pelo mundo que você precisa visitar

7. Pedra da Gávea

Pedra da Gávea
Divulgação/Riotur
Para subir a Pedra da Gávea, o turista enfrenta um trajeto de, no mínimo, três horas, mas a vista compensa todo o esforço

A Pedra da Gávea, com 844 metros de altura, está localizada no Parque Nacional da Tijuca. Para subí-la, o visitante enfrenta um percurso de, no mínimo, três horas. Não é fácil, por isso requer alguns cuidados, como condicionamento físico e um guia com experiência. O esforço, no entanto, vale a pena: a vista, lá de cima, garantem que é fantástica.

8. Jardim Botânico

Jardim Botânico
shutterstock
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado um dos mais importantes do mundo e tem várias atrações interessantes

Você sabia que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado um dos mais importantes do mundo? Criado em 1808 por D. João VI, o local é uma das atrações turísticas mais importantes da cidade. No espaço, é possível encontrar mais de 40 mil plantas de 6,5 mil espécies diferentes. Raras coleções de bromélias e orquídeas estão presentes por lá. O visitante também pode observar pássaros e ter apreciar um patrimônio histórico.

9. Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas
Divulgação/Riotur
Na Lagoa Rodrigo de Freitas, o turista tem a oportunidade de andar de bicicleta ou até mesmo fazer um piquenique

Que tal aproveitar o dia para caminhar ou andar de bicicleta no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, que tem 8 km de extensão. Pelos arredores, o turista consegue realizar a prática de esportes e fazer piqueniques com os amigos e familiares. É possível, ainda, utilizar o espaço para relaxar e descansar.

10. Arcos da Lapa

Arcos da Lapa
shutterstock
A estrutura dos Arcos da Lapa é feita de pedra argamassada; por lá, o visitante consegue tirar fotos e aproveitar a cidade

Em uma região boêmia, os Arcos da Lapa configuram-se como mais um cartão postal do turismo no Rio de Janeiro . A estrutura é feita de pedra argamassada e tem um estilo mais romântico. O bairro é bastante visitado por turistas em todos os períodos do dia. Ao redor da atração, é possível visitar o Circo Voador e a Fundição Progresso.

11. Mirante Dona Marta

Mirante Dona Marte
shutterstock
No topo do Mirante Dona Marte, os turistas conseguem avistar a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e outras atrações

O Mirante Dona Marta também está entre os pontos obrigatórios e é um dos mais visitados da cidade. O lugar tem 360 metros de altura. Para chegar lá, é possível ir de carro ou a pé, através de uma trilha que pode demorar de 30 minutos a quase uma hora. No topo, os turistas conseguem avistar a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e outras atrações.

12. Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional
Divulgação/Riotur
A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro possui um poderoso e rico acervo, com mais de 10 milhões de itens no local

A Biblioteca Nacional, inaugurada em 1910, está entre as opções de  passeios no Rio de janeiro e é a maior da América Latina, além de ser considerada pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. Possui um poderoso acervo, com mais de dez milhões de itens. O local ainda oferece serviços aos turistas, que podem participar de uma visitação guiada.

13. Museu do Amanhã

Museu do Amanhã
Alexandre Macieira/Riotur
O Museu do Amanhã foi inaugurado em dezembro de 2015 e, desde então, já recebeu mais de três milhões de pessoas

Outro espaço cultural que merece ser visitado é o Museu do Amanhã, inaugurado em dezembro de 2015. No local, os visitantes podem explorar as transformações do mundo e os caminhos que envolvem a ciência para os próximos 50 anos. Desde a inauguração, a atração já recebeu mais de três milhões de pessoas.

14. Morro dois Irmãos

Morro dois irmãos
Divulgação/Riotur
Para acessar o Morro dois Irmãos, é necessário fazer um trilha de 40 minutos; de cima, vale aproveitar todas as paisagens

O Morro dois Irmãos integra a lista de pontos turísticos no Rio de Janeiro. Quem preferir, pode fazer uma trilha para apreciá-lo de perto. Para isso, é necessário fazer passar por um trajeto que tem início na comunidade do Vidigal, em um caminho de 1,5 km, com duração de 40 minutos. Ao chegar na parte mais alta, é possível avistar todas as paisagens da Zona Sul.

15. Praias 

Praia do Rio de Janeiro
Divulgação/Riotur
Ir ao Rio de Janeiro requer conhecer as mais famosas praias da cidade, como Copacabana, Leme e muitas outras

Mergulhos e pé na areia não vão faltar durante sua viagem ao Rio. A orla da cidade tem 86 km com opções de praias para todos os gostos e estilos. Quem busca tranquilidade pode ir à praia do Leme. Já quem gosta de agitação, a praia de Copacabana, famosa ainda pelo calçadão que simula as ondas do mar, é o destino ideal.

Na Zona Sul, vale conhecer Ipanema e Leblon. Arpoador também não deve ficar de fora. A praia da Barra da Tijuca, por sua vez, é a dica para os amantes de esportes. Por lá, a Abricó é a única dedicada ao naturismo. Outras opções são mais reservadas e de difícil acesso, sendo acessadas apenas por embarcações ou trilhas, como a praia do Perigoso e a praia Funda.

Leia também: 10 razões para curtir a praia no inverno

16. Confeitaria Colombo

Confeitaria Colombo
Divulgação/Confeitaria Colombo
A Confeitaria Colombo, fundada em 1894, é Patrimônio Cultural e Artístico do Rio de Janeiro e vale a pena conhecer

Depois de passear, que tal tirar um momento do dia para tomar um bom café e desfrutar de algumas guloseimas? Na Confeitaria Colombo, que integra a lista de pontos turísticos no Rio de Janeiro , é possível. O local, fundado em 1894, é Patrimônio Cultural e Artístico do Rio de Janeiro. Além de café da manhã, o visitante pode almoçar e aproveitar de um chá da tarde.