A natureza brasileira está cheia de opções para fugir do calor. De piscinas naturais e cachoeiras a rios e lagos, não é preciso comprar um ar condicionado e se trancar em casa para aguentar o clima quente, ou então gastar uma fortuna viajando para o exterior à procura de temperaturas mais amenas.
Leia também: 7 cachoeiras imperdíveis para conhecer em Socorro, interior de São Paulo
Para quebrar a rotina sem gastar muito, estes cinco destinos turísticos em terras tupiniquins vão te ajudar na missão de fugir do calor , e ainda por cima vão te proporcionar experiências únicas e inesquecíveis - algo que o ar condicionado de casa não faz.
Lugares para fugir do calor no Brasil
Explorar a natureza é uma ótima ideia para refrescar nesse calorão. Veja onde aproveitar sombra, água gelada e belas paisagens:
1. Parque das Cachoeiras - Bonito, MS
Com um total de sete cachoeiras esperando por você, este é um destino ideal para quem quer se refrescar em um dos pontos turísticos mais paradisíacos do Brasil. De acordo com o portal oficial de turismo de Bonito, os grupos de turistas (com tamanhos limitados) podem se refrescar nas quedas d'água, sempre acompanhados de um guia turístico.
2. Cachoeira do Tabuleiro - Conceição do Mato Dentro, MG
Esta cachoeira em Minas Gerais vai tirar o fôlego de quem visitá-la. A queda d'água de 273 metros de altura dá em um poço com 20 metros de profundidade, que é uma ótima opção para os nadadores experientes se refrescarem.
De acordo com o site da prefeitura de Conceição do Mato Dentro, na parte alta da cachoeira é possível apreciar outros poços rodeados por jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes.
3. Cachoeira Cassorova - Brotas, SP
Localizada no Ecoparque Cassorova, no interior paulista, essa cachoeira é um dos cartões postais da cidade de Brotas, e tem mais de 60 metros de altura e piscina para banho.
Segundo o site oficial do Ecoparque, ela foi eleita como a mais bonita da cidade pelo Guia Quatro Rodas, e fica a somente 27 km do centro de Brotas - uma opção formidável para quem quiser refrescar os ânimos nos dias quentes.
4. Piscinas Naturais - Monte Roraima, RO
Um dos picos mais altos do Brasil guarda uma surpresa para aqueles que ousarem se aventurar por lá. As piscinas naturais formaram-se pelo acúmulo da água da chuva nas várias crateras de quartzo.
Devido à altitude, não é só o acesso que é difícil: entrar nas piscinas vai exigir mais coragem ainda, já que as águas são extremamente geladas. No entanto, o esforço é compensado com a linda vista e o aspecto cristalino e límpido das pequenas lagoas.
5. Fervedouros do Jalapão - Jalapão, TO
Em um dos estados que mais cresce no turismo, o Tocantins, fica esse conjunto de cerca de 20 piscinas naturais . Embora apenas oito sejam abertas a visitação, a experiência em meio a um oásis do cerrado é inesquecível.
As águas de algumas delas têm uma pressão tão forte que não permitem que você afunde, além de darem a impressão de que estão fervendo - por isso o nome do lugar. Mas não se preocupe: a temperatura delas vai garantir que você fique refrescado e consiga fugir do calor do dia a dia.