O Natal passou e, agora, é hora de começar os preparativos e se preocupar com a chegada do Ano Novo . No Brasil, diversas cidades já estão se preparando para receber o público com shows, espetáculos pirotécnicos e atrações pra lá de especiais, que prometem muita festa, agito e animação.
Entre os destinos que prometem tirar as pessoas do chão, Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo aparecem nas primeiras posições. Além disso, um levantamento feito pelo Voopter, aplicativo que compara preços de passagens aéreas, indica que essas cidades estão entre as mais procuradas para o Ano Novo .
Programação de Ano Novo pelo Brasil
E para quem for curtir a virada em uma dessas cidades, há muitas atrações para aproveitar ao máximo. Veja o que vai rolar em cada uma delas, segundo o Ministério do Turismo.
1. Salvador (Bahia)
De acordo com o Voopter, a capital baiana é a primeira na lista de destinos mais procurados para passar a virada de ano. Por lá, os turistas vão poder curtir cinco dias de celebrações para a chegada de 2019.
Segundo o Ministério do Turismo, de 28 de dezembro a 1º de janeiro, o Festival Virada Salvador vai proporcionar mais de 70 horas de música em um grande palco na orla da Boca do Rio. No total, o público vai poder assistir a 28 show, com 300 artistas, entre eles, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Anitta e Alok.
Além das atrações musicais, o Festival irá oferecer uma enorme roda-gigante, tirolesa e Vila Gastronômica. O local terá show pirotécnico de 15 minutos, espetáculo que também será realizado em 16 bairros da cidade.
2. Fortaleza (Ceará)
Na capital do Ceará, a festa fica por conta de artistas como Marília Mendonça, Claudia Leitte, Jorge Vercillo, Alcione, Xand Avião e Léo Santana. O Ano Novo, programado pela Prefeitura, será aberto aos visitantes no Aterro da Praia de Iracema, cartão-postal da cidade. Músicos regionais também não vão ficar de fora, como Ítalo e Renno, Waldonys e Tom Drummond.
O evento contará também com apresentações da bateria da escola de samba carioca União da Ilha e da Banda Patrulha. A estimativa da Prefeitura é que mais de um milhão de pessoas participem da virada.
3. Recife (Pernambuco)
Já no Recife, a tradicional festa de Réveillon, promovida pela Prefeitura Municipal, será na orla de Boa Viagem. O dia 31 será marcado por 14 atrações, divididas em dois palcos montados nas areias das praias do Pina e de Boa Viagem, que incluem os show de Elba Ramalho, Erica Natuza e outros cantores.
Já na virada, cerca de 16 toneladas de fogos de artifício vão pipocar no céu em sintonia com a música tocada no momento por, aproximadamente, 15 minutos. O espetáculo vai ser distribuído em três balsas entre os dois palcos, de forma a permitir uma visualização mais ampla ao longo da orla da cidade.
4. Natal (Rio Grande do Norte)
No Rio Grande do Norte, a capital potiguar já está em festa desde o começo do mês, com diversos eventos culturais. Organizado pela Prefeitura Municipal, as atividades do projeto “Natal em Natal” incluem a virada do ano e terminam em 6 de janeiro, com a Festa de Santos Reis, realizada no bairro de mesmo nome.
No Réveillon, grandes shows gratuitos prometem colocar a galera para dançar e cantar na Praia da Redinha, que será palco de artistas da região, como Debinha Ramos, Jaina Elne, Carlinhos Zens, Luizinho Nobre e Perfume de Gardênia. Já na Praia de Ponta Negra e na Ponte Newton Navarro, por sua vez, os visitantes contam com o espetáculo de fogos de artifício, que vão iluminar e colorir o céu de Natal.
5. Rio de Janeiro
Palco de uma das mais concorridas festas de Réveillon
do Brasil, a Praia de Copacabana
terá quase dez horas de muito agito. A lista de artistas da noite inclui Gilberto Gil, Baby do Brasil e Ludmilla, além da escola de samba Beija-Flor.
Na noite da virada, o espetáculo pirotécnico será de 14 minutos e reunirá dez balsas, que vão estar sincronizadas a uma trilha sonora desenvolvida pelo DJ João Brasil. Além disso, o Cristo Redentor, um dos símbolos da cidade, receberá uma projeção digital, fator que possibilitará a rotação ilusória da estátua em 180 graus.
Outro destaque será que o monumento vai transmitir uma mensagem de paz em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
6. São Paulo
Para quem estiver em São Paulo
, a dica é aproveitar o Réveillon da Avenida Paulista, um dos principais pontos turísticos da cidade. No ano passado, o local recebeu 1,7 milhão de pessoas, de acordo com a prefeitura. Por conta da quantidade de pessoas, telões em leds serão instalados para que todo mundo possa conferir as atrações da noite.
Neste ano, o público verá uma novidade. Isso porque os fogos de artifício terão barulho reduzido e até 15 minutos de duração. O objetivo é diminuir a poluição sonora e atender a lei local, sancionada em maio de 2018 pelo prefeito Bruno Covas, que proíbe a fabricação e o uso de qualquer artefato pirotécnico barulhento.
O palco estará repleto de artistas de MPB, como Jorge Ben, Gal Costa, e do pagode, como Péricles e Diogo Nogueira, além dos grupos de forró Rastapé e Trio Virgulino. Por lá, as apresentações vão ser intercaladas com performances do grupo de comédia Risadaria. O humorista Paulo Bonfá irá comandar e apresentar a festa de Ano Novo na famosa avenida de São Paulo.