Seja para um sábado com os amigos ou um domingo com a família, as opções de passeios em São Paulo servem como um bom remédio contra o estresse da semana. A cidade é uma das maiores capitais do País, e não faltam programas e passeios interessantes para fazer e esvaziar a cabeça no final de semana .
Leia também: Confira 3 cidades próximas a São Paulo para passar um final de semana
Para aqueles que estão cansados de andar em shopping centers, existem outras opções para relaxar e espairecer dos ares da cidade. Desde programações culturais e ricas em conhecimento até caminhadas ao ar livre, as opções de passeios em São Paulo também são acessíveis, sem a necessidade de pagar um ingresso para conhecer os lugares. Veja as nossas sugestões:
1. Parque do Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera, um dos cartões-postais da cidade, é um oásis verde em meio aos edifícios. O parque, que é um dos maiores da cidade, é o lugar certo para relaxar e fazer um lanche da tarde às margens do lago ou nas mesinhas de madeira, mas também para praticar esportes, como correr, andar de bicicleta ou jogar futebol. Com 158 hectares, o local conta ainda com atrações culturais, como o Planetário e o Museu de Arte Moderna.
2. Avenida Paulista aos domingos
Um outro marco referencial da cidade é a Avenida Paulista, recomendada na lista de passeios em São Paulo. Além de diversas programações para o lazer já serem oferecidas no local, a passagem de carros na via é fechada aos domingos para que os pedestres possam caminhar pelas ruas.
Assim, é possível visitar museus como o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o IMS (Instituto Moreira Salles), o Centro Cultural Fiesp e a Japan House e também entrar em contato com a arte de rua. Lá, apresentam-se desde cantores e bandas até dançarinos e artistas circenses.
3. Museus e clubes
Além dos museus e centros na Avenida Paulista, existem mais de 100 espaços culturais para visitar no final de semana. A Pinacoteca, o Museu do Catavento, o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu Afro Brasileiro e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) são apenas alguns dos destaques culturais que encantam os turistas que visitam a cidade.
Outra opção para se entreter são os clubes, com quadras de esportes e outros espaços para o lazer. Além dos clubes de times de futebol espalhados pela cidade, as unidades do Sesc também promovem um tempo de relaxamento para os visitantes.
Leia também: Confira 8 lugares perfeitos para se fazer um piquenique em São Paulo
4. Passeios em São Paulo nas alturas
Os entusiastas por “rooftops” e apreciadores de vistas panorâmicas, da paisagem repleta de prédios, também têm opções de passeios recomendadas. Existem diversos lugares que oferecem mirantes para admirar a imensidão de São Paulo nas alturas. Alguns deles são o Banespão (hoje denominado Edifício Farol Santander), o Edifício Itália e o Edifício Copan, além do Sesc Avenida Paulista, que oferece vista para a avenida mais famosa da cidade.
5. Liberdade e o centro da cidade
Por ser uma das maiores capitais do País, pessoas de várias nacionalidades acabam migrando para São Paulo. A cidade tornou-se um destino miscigenado, o que pode ser visto em diversos bairros de culturais tradicionais. Um desses bairros é o da Liberdade, famoso por ser um pedaço do Oriente em plena capital paulista. Um passeio pelo lugar é interessante por ser diferente do comum, e o bairro está localizado no centro da cidade próximo à Catedral e à Praça da Sé.
6. Mercado Municipal
Outro item na lista de passeios em São Paulo para fazer no final de semana é o Mercado Municipal, um dos pontos mais populares na cidade. O lugar é recomendado para quem gosta de experimentar petiscos, frutas e legumes variados, mas principalmente para quem gosta de sanduíche de mortadela, um clássico. Não é necessário comprar para sair satisfeito, já que o lugar é rico em tradição, mas talvez seja difícil para o visitante resistir.
Leia também: Veja 13 perfis do Instagram que vão te ajudar a aproveitar São Paulo
7. Beco do Batman
Para quem quer passeios em São Paulo para tirar fotos diferentes, um dos lugares indicados é o Beco do Batman, na Vila Madalena. O local, repleto de arte urbana e graffitis do paulistano Eduardo Kobra, internacionalmente conhecido, é um dos mais populares entre jovens em busca da fotografia perfeita. O beco também é uma boa opção para quem quer fazer um passeio pelas ruas ao ar livre, cheio de cor para alegrar o final de semana.
8. Oscar Freire e Augusta
Quem busca algo mais elegante entre os passeios em São Paulo
pode optar por uma volta na Rua Oscar Freire. Repleta de lojas de luxo e restaurantes refinados, um simples passeio já é uma opção para passar o final de semana. Já a Rua Augusta tem uma pegada mais alternativa, com bares e casas noturnas para quem gosta de sair do comum sem deixar o agito da cidade.