Passeios em São Paulo: as diferentes atrações da maior metrópole do Brasil

Diversidade cultural, variedade gastronômica, vida noturna agitada, arte urbana, locais históricos, shows e eventos, saiba tudo o que a cidade oferece

A cidade de São Paulo está na lista das grandes metrópoles mundiais e é a maior do Brasil. Como possui um forte centro empresarial, o destino costuma ser associado ao turismo de negócios, mas a cidade está abarrotada de atrações  para todo tipo de visitante. As opções de passeios em São Paulo são diversas e bem variadas, o que torna a cidade convidativa para o turista que adora viver diferentes experiências em um mesmo destino.

Foto: shutterstock
Saiba que passeios em São Paulo são indicados para os turistas que querem explorar o melhor dessa grande metrópole


Como toda metrópole que se preze, “Sampa” está repleta de atrações culturais, gastronômicas e de entretenimento. Isso significa que o visitante pode, por exemplo, conhecer um bairro com influências japonesas, andar pelo centro histórico da cidade, assistir a uma peça de teatro e comer em um bom restaurante, tudo no mesmo dia. Para comprovar que há passeios em São Paulo para todos os gostos, representantes da WZ Hotel Jardins listaram os principais motivos para conhecer a cidade. Confira!  

Atrativos dos passeios em São Paulo

Foto: shutterstock
O Masp, na Avenida Paulista, está entre os passeios em São Paulo mais indicados para quem busca atrações culturais


» Cultura

A cidade de São Paulo exala cultura, são mais de 100 museus e centros culturais, que vão do clássico MASP ao interativo Museu do Futebol. Além disso, são inúmeras opções de cinemas, teatros e bibliotecas, sendo possível encontrar concertos de música clássica, salas de cinema com salas 4D (as cadeiras mexem) e versões de musicais clássicos da Broadway.

A Pinacoteca, o Museu Catavento, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) são apenas alguns dos destaques culturais que encantam os turistas que visitam a cidade.

» Gastronomia

Tem coisa melhor do que apreciar uma boa comida? A metrópole conta com grande variedade culinária, sendo considerada o maior polo gastronômico do Brasil. De acordo com informações da WZ Hotel Jardins, são mais de 12 mil opções de restaurantes na cidade que servem todos os tipos de comidas e, o mais importante, com diferentes preços para agradar todos os bolsos.

Conhecer as feiras gastronômicas e os moderninhos food trucks também está entre as opções de passeios em São Paulo. A cidade ainda é popular por possuir ótimas pizzarias, cantinas italianas e restaurantes de comida típica brasileira, basta escolher um local e se deliciar.

» Cidade cosmopolita

Foto: shutterstock
Nos passeios em São Paulo, é indicado incluir uma visita ao bairro da Liberdade que possui fortes influências japoneas


Por ser uma grande cidade, pessoas de várias nacionalidades acabem migrando para São Paulo há décadas, isso tornou o destino miscigenado e devido a essa mistura há fortes influências culturais de diversas partes do mundo.

Em “Sampa”, encontram-se grandes comunidades de italianos, japoneses, portugueses, bolivianos e até libaneses, fora os outros tantos povos que escolherem a cidade como lar. O bairro da Liberdade, por exemplo, é famoso por ser um pedacinho do Japão em plena capital paulista, já o bairro no Bixiga concentra-se um grande número de italianos.  

» Vida noturna

Outra vantagem da cidade é que ela nunca dorme, a vida noturna dessa metrópole é bem agitada e conta com baladas e barzinhos para todos os estilos, indo do eletrônico ao sertanejo, do rock ao funk. Entre os endereços mais badalados de São Paulo estão a Vila Madalena, o Itaim Bibi, a Vila Olímpia e a região da Rua Augusta. Fora isso, a cidade conta com muitos serviços que são abertos 24h por dia, como padarias, lanchonetes e academias (para quem não abre mão de manter a rotina fitness).

» Compras

Foto: shutterstock
A rua 25 de Março é o endereço mais popular para quem quer fazer passeios em São Paulo comprando e gastando pouco


Durante os passeios em São Paulo, é possível fazer umas comprinhas, mesmo que seu orçamento esteja curto. Os visitantes que buscam lojas de renomadas grifes, podem fazer uma visita a Rua Oscar Freire ou em algum shopping de luxo da cidade. O destino também é conhecido por ter um movimentado comércio popular, sendo a Rua 25 de Março, o Brás e o Bom Retiro os principais locais para fazer umas comprinhas gastando pouco.

» História

Mesmo sendo uma grande metrópole, São Paulo não deixa de ser um lugar histórico . A cidade é umas das mais antigas do Brasil e nos 450 anos de história foram surgindo diversos pontos turísticos, como a Praça da Sé, o Theatro Municipal (palco da Semana de Arte Moderna de 1922), o Pateo do Collegio (onde a cidade foi fundada), o Farol Santander (Edifício Altino Arantes) e o Parque da Independência (marco histórico nacional, onde D. Pedro I declarou a independência do Brasil). Em apenas um dia, dá para conhecer boa parte desses lugares históricos.

» Arte urbana

Dividindo espaço com a parte histórica, a arte urbana também é muito presente em diversos pontos da capital paulista. Em meio a prédios e construções históricas, estão murais e grafites espalhados pelas ruas, e isso transforma a cidade em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, com obras de artistas internacionalmente conhecidos, como o paulistano Eduardo Kobra. A arte urbana mais popular do momento, que garante ótimas fotos, é o Beco do Batman, na Vila Madalena.

» Parques e áreas verdes

Foto: shutterstock
Entre as sugestões de passeios em São Paulo ao ar livre e cheio de natureza, o Parque do Ibirapuera é o mais indicado


Em meio a tantos carros e prédios, também há áreas verdes em plena metrópole. Nas sugestões de passeios em São Paulo, o turista pode ter mais contato com a natureza e aproveitar o tempo livre em parques, jardins e áreas verdes. Entre as principais sugestões estão: o Parque do Ibirapuera, o Parque Estadual da Cantareira e o Jardim Botânico.

» Grandes shows e eventos

São Paulo também conta com um extenso calendário de eventos, festivais de música como o Lollapalooza e grandes shows de artistas e bandas internacionais. Também acontece na cidade muitos eventos esportivos, como campeonatos de futebol, vôlei e basquete, e culturais, como a Bienal de Arte de São Paulo e a Bienal do Livro, realizadas a cada dois anos.

» Skyline e arquitetura

Foto: shutterstock
Inúmeros prédios da cidade criam visuais incríveis para admirar e tirar foto enquanto o turista faz passeios em São Paulo


Somando mais de 50 mil prédios, a metrópole conta com mais de 50 mil prédios que formam um skyline (panorama urbano) de tirar o fôlego. A Avenida Paulista, o Vale do Anhangabaú, o Parque do Ibirapuera e a Ponte Estaiada estão entre as imagens mais características da cidade. Durante os passeios em São Paulo , é possível tirar ótimas fotos com importantes obras arquitetônicas de fundo, como o prédio do MASP, o Edifício Copan, a Estação da Luz, o Auditório do Ibirapuera, a Japan House e muitas outras.