O feriado chegou e com ele vieram muitos planos para aproveitar os dias de descanso e lazer. Se você não puder passar os quatro dias fora de São Paulo, que tal aproveitar um dos dias para fazer um bate e volta para lugares próximos à capital? Você pode escolher entre passeios para a praia, destinos mais radicais e até incluir uma rota dos vinhos.
Leia também: 9 lugares em São Paulo que os paulistanos precisam turistar
Veja 5 opções de bate e volta para todos os gostos para fazer neste feriado:
1. Praia - Guarujá
A cerca de 100 quilômetros da capital paulista, o Guarujá é um destino que vale a pena ser visitado por suas prais, restaurantes e badalação noturna. Uma das dicas para aproveitar a cidade de um jeito diferente neste feriado é visitar a Praia do Éden, que tem uma faixa de areia de poucos mais de 100 metros com muitas rochas e águas esverdeadas.
2. Aventura - Boituva
Se você estiver buscando bastante adrenalina neste feriado, Boituva é a escolha certa! A cidade é conhecida pelos fãs de paraquedismo e viagens de balão, já que possui estrutura completa para as práticas. O passeio de balão costuma durar em torno de 40 minutos e permite uma bela visão de campos de plantação e fazendas da cidade. No caso do paraquedismo, os iniciantes saltam presos a um instrutor e a aventura no ar dura cerca de cinco minutos.
Leia também: Trem para turistas faz passeio de São Paulo até Jundiaí
3. Enoturismo - São Roque
Que tal aprender mais sobre os vinhos neste feriado? Para quem deseja conhecer mais sobre essa bebida, existe o enoturismo, uma viagem para regiões produtoras de vinho em que os visitantes podem ver como é o cultivo nos vinhedos, o método da produção e ainda participar da degustação. São Roque, que é conhecida como como "Terra do Vinho", tem muitas vinícolas espalhadas pela chamada "Estrada do Vinho" e fica localizada a apenas 65 km da capital.
4. Religião - Aparecida
Que tal aproveitar que o feriado da Nossa Senhora Aparecida foi em outubro e fazer uma visita à cidade da padroeira do Brasil neste feriado? Localizada a cerca de 185 quilômetros da capital paulista, o principal lugar para se visitar é o Santuário Nacional da santa, que foi construído em 1955 e é o segundo maior do mundo. Além das atrações religiosas, o local conta com teleférico, aquário e uma ampla praça de alimentação.
Leia também: 4 lugares em São Paulo para aproveitar o horário de verão
5. História - Paranapiacaba
O distrito localizado no município de Santo André foi construído no século 19 para abrigar os trabalhadores de uma companhia inglesa de trens. E esta é a melhor forma de transporte para chegar no local. É possível pegar um trem que sai da Estação da Luz (SP), em que o próprio transporte já é uma atração - o viajante estará em uma locomotiva da década de 50 para se sentir em uma viagem no tempo. O local possui pontos turísticos como o Museu Castelinho, Clube União Lyra Serrano - sede das principais atividades culturais; Museu Funicular do Trem e uma réplica do relógio londrino Big Ben. É um bate e volta cheio de história que vale a pena!