Tamanho do texto

Se você está planejando a sua viagem para a América do Sul, confira dez atrações para conhecer em Caldas Novas e aproveite

Não é à toa que Caldas Novas  é a maior estância hidrotermal do mundo. São inúmeras piscinas e cachoeiras espalhadas pela cidade goiana que despertam o interesse dos turistas. Esse paraíso de águas quentes está na lista de desejos de milhares de brasileiros e é um dos destinos mais procurados do país.

Para te ajudar a curtir o máximo dessa viagem, o Hotel Urbano  separou 10 atrações para conhecer em Caldas Novas. Assim você aproveita o melhor dessa região que combina cultura, tranquilidade, contato com a natureza e muita aventura. Confira: 

1) Hot Park

A apenas 30 quilômetros de Caldas Novas está o maior complexo de lazer do Brasil: o Hot Park. Com 23 mil metros quadrados, o parque lidera a lista de principais atrações da cidade. Os brinquedos vão dos mais radicais, como famoso Xpirado, aos mais leves, como os rios de correnteza. Destaque para a Praia do Cerrado, a maior praia artificial de águas quentes do mundo. Com faixa de areia extensa e muitas ondas, essa é a principal atração do local que é garantia de diversão para toda a família. 

As águas refrescantes da Cascatinha e do Paredão são a sensação de Caldas Novas
Reprodução
As águas refrescantes da Cascatinha e do Paredão são a sensação de Caldas Novas


2) Water Park

São 12 mil metros quadrados que fazem do Water Park um parque aquático para todos os gostos. Apesar de ser um pouco menor do que os outros, o Water Park promete muita adrenalina. Lá o dia começa nos toboáguas de tirar o fôlego e termina nas rampas de deslizar com a boia. Para os pequenos, uma área infantil com direito a balde maluco e escorregador. 

3) Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Com 130 quilômetros quadrados de pura natureza, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas foi criado para proteger as nascentes das águas hidrotermais e é famoso por suas trilhas rumo às cachoeiras. As águas refrescantes da Cascatinha e do Paredão são a sensação do lugar. Os passeios costumam ser acompanhados por guias locais e durante o caminho os turistas podem apreciar a incrível diversidade da flora e da fauna do cerrado. 

4) Lagoa de Pirapitinga

Localizada no Lagoa Termas Parque, a Lagoa de Pirapitinga é dona das nascentes com as mais altas temperaturas de Caldas Novas. Com águas que podem chegar até 57 graus, o Poço do Ovo é o centro das atenções. 

5) Lago Corumbá 

Com uma área de 65 quilômetros quadrados, o Lago Corumbá é palco de campeonatos de pesca esportiva. Além disso, o local é considerado ponto de encontro dos fãs de esportes náuticos e oferece passeios de lancha e jet-ski. 

6) Jardim Japonês

Considerado referência da cultura oriental, o Jardim Japonês busca replicar o ambiente de meditação dos monges. Com tamareiras e dragões guardiões, o lugar é conhecido por espantar as energias negativas, transmitindo paz. 

7) Casarão do Gonzaga

Classificado como um monumento histórico de Caldas Novas, o Casarão do Gonzaga é uma das construções mais antigas da cidade. Em estilo colonial, a casa conta com uma exposição do artesanato local e preserva objetos típicos da época. 

8) Igreja Matriz

Tombada como patrimônio histórico estadual, a Igreja Matriz fica no centro da cidade e é um dos pontos turísticos mais visitados de Caldas Novas. Ela foi construída em 1850 e passou por diversas reformas, mas suas relíquias permanecem intactas em memória do passado. 

Monumento às águas
Reprodução
Monumento às águas


9) Monumento às Àguas

O Monumento às Águas foi inaugurado em 2004, fica logo na entrada da cidade e homenageia as termas de Caldas Novas. Com cascatas e jardins, a atração busca trazer tranquilidade aos visitantes. Além disso, sua grande escultura de pedra rende muitas fotos! 

10) Gastronomia local

Em Caldas Novas, a culinária é assunto sério. A comida típica de Goiás disputa o título de mais saborosa do país. Alguns pratos, como o arroz com pequi, são feitos com frutos nativos do cerrado. Já as famosas pamonhas deixam qualquer um com água na boca. Outra especialidade da região é a Galinhada.

Os doces artesanais são um caso à parte em Caldas Novas. A rica variedade de sabores impressiona os visitantes da cidade. A marmelada em caixeta, a moça-do-engenho, as frutas cristalizadas e o doce de leite são algumas das delícias tradicionais mais procuradas da região. O sucesso das sobremesas é tanto que elas costumam ser levadas como lembrança para familiares.