São 25 km de costa que fazem de Fortaleza um dos destinos mais procurados do nordeste brasileiro . Só no ano passado a capital recebeu mais de 3 milhões de turistas. O local faz tanto sucesso por reunir tranquilidade, contato com a natureza e muita diversão. Além disso, Fortaleza é porta de entrada para várias outras praias encantadoras e pouco exploradas, como Jericoacoara .

Pensando em te ajudar a aproveitar Fortaleza + Jeri, o Hotel Urbano (HU) preparou um roteiro cheio de dicas úteis. Assim você tira as suas dúvidas, fica por dentro de tudo que esses destinos tem de melhor e garante a viagem ideal.
O que fazer
A pergunta não é o que fazer em Fortaleza , mas por onde começar. É preciso passar pelo menos 5 dias na capital para curtir tudo o que ela tem a oferecer. A temperatura fica entre 23 e 37 graus durante o ano todo, mas o ideal é visitar a cidade entre julho e dezembro, quando quase não chove.
Vale começar a viagem pelos passeios radicais de buggy e descidas de esquibunda em Cumbuco. Apelidada de parque natural de diversões, essa praia é considerada uma das melhores para a prática de esportes e promete muita adrenalina para o seu dia em Fortaleza.
A Praia do Futuro é a mais famosa da capital cearense e não pode ficar de fora do roteiro. Ela é o ponto de encontro dos jovens e possui as melhores condições para banho. Na alta temporada, fica lotada de pessoas em busca de diversão nas megabarracas. Destaque para a Crocobeach, que conta com piscinas, salão de beleza, lan house e restaurante.
Ao entardecer, todos os caminhos levam à Ponte dos Ingleses , um píer que adentra o mar da Praia de Iracema. É lá que os turistas e nativos se despedem do sol.
Também reserve um dia para conhecer o maior parque aquático da América Latina: o Beach Park . Localizada em Porto das Dunas, a atração marca presença entre as mais procuradas de Fortaleza e é garantia de lazer para toda a família. Entre um brinquedo e outro, você pode descansar nas cabanas ou sentar em um dos 6 restaurantes do parque.
Aos que se interessam por cultura, o Dragão do Mar é certeiro. Além de abrigar um planetário, o local é palco de teatros, shows e galerias de arte. Mas fica a dica: não vá de carro, estacionar nos arredores é praticamente impossível.
Em seguida, visite o Theatro José de Alencar, um dos maiores símbolos do Ceará. Lá o espetáculo começa na fachada. Com estilo art nouveau, os vitrais importados da Escócia que emolduram a construção metálica vão te encantar. Confira a programação ou faça um tour para conhecer a parte interna desse ponto turístico.
Para fazer compras, o Mercado Central e a Feirinha da Beira-Mar são os melhores lugares. Eles comercializam diversos produtos, mas a especialidade é o artesanato. A Feirinha abre às 18 horas e atrai os turistas que querem curtir a vida noturna de Fortaleza. Conhecido por oferecer a segunda-feira mais louca do mundo, o Bar Pirata também é o uma ótima pedida para os que procuram agito e pratos saborosos.
Jericoacoara

Quem vai a Fortaleza não pode deixar de conhecer Jericoacoara . Esse pequeno pedaço do paraíso fica a apenas 300 km da capital e esconde verdadeiros tesouros. Com sua natureza intocada, Jeri é alvo de quem procura por sossego. Além disso, a praia faz parte de um Parque Nacional e é uma das mais bonitas do mundo.
Como chegar
A melhor opção é contratar um Transfer 4x4, que te busca no aeroporto ou no hotel que estiver hospedado em Fortaleza. A viagem dura cerca de 4 horas e é turbulenta. Ainda assim, essa é a forma mais rápida e confortável de chegar até lá. Também é possível pegar um ônibus até Jijoca e seguir em uma jardineira. Apesar de mais barato, o percurso acaba sendo demorado. Se você optar por alugar um carro, é melhor ir acompanhado de um guia, já que o caminho não é bem sinalizado e nem todas as ruas são asfaltadas.
O que fazer
Um passeio de buggy até as lagoas é um programa clássico da região. Famosa pelas redes que tocam o mar, a Lagoa do Paraíso é parada obrigatória de quem visita Jeri. Além de oferecer um mergulho relaxante de água doce, a lagoa é rodeada por bares e restaurantes com cardápios variados.
A Praia de Jericoacoara é a mais próxima da vila e faz sucesso entre os adeptos ao Windsurf. No final de tarde, a caminhada é rumo à Duna do Pôr do Sol , onde todos se reúnem para aplaudir mais um espetáculo da natureza.
Outra praia que não pode ficar de fora da viagem é a Tatajuba . Lá você pode repor as energias na Lagoa Torta ou praticar Sandboard na Duna do Funil.
A Pedra Furada toma conta da maioria dos cartões postais do Ceará e para apreciar essa verdadeira escultura rochosa de perto, vale uma caminhada à beira-mar. Quando a maré estiver alta, é preciso ir por cima do Morro do Serrote.
O dia em Jericoacoara é rico, mas as atrações não acabam ao anoitecer. A festa começa nas barracas de drinks da Rua Principal. Nas quartas e sábados, o point é o Forró da Dona Amélia. Nas quintas, a Maloka oferece shows de música ao vivo, além de deliciosos petiscos. No domingo, o Tortuga, conhecido por ter as melhores caipirinhas da região, é o centro das atenções. O Samba Rock e o ZChopp também são ótimas opções para curtir uma noite animada em Jeri. A padaria Santo Antônio abre as duas da manhã e é o lugar perfeito para tomar aquele café da manhã reforçado depois do agito. Em noites de lua cheia, o clima é diferente. Nesse caso, a melhor pedida é simplesmente deitar na areia e apreciar o céu, que fica repleto de estrelas pela falta de luz elétrica.