Tamanho do texto

Confira as principais atrações e praias de Porto Seguro, veja dicas sobre o que fazer, onde comer, pontos turísticos e muito mais

Muita gente pensa que Porto Seguro  é um destino para aqueles que estão em busca de festa e badalação. Mas, a região pode ser uma grata surpresa também para aqueles que querem aproveitar os dias de descanso relaxando, apreciando belas paisagens, se divertindo com a criançada e comendo muito bem. Não importa se você quer curtição ou descanso, descubra com o Hotel Urbano  10 bons motivos para conhecer Porto Seguro: 

Porto Seguro é um destino com belas praias, curtição e também opções para quem quer relaxar
Getty Images
Porto Seguro é um destino com belas praias, curtição e também opções para quem quer relaxar


Praia de Taperapuã 

É claro que o primeiro motivo para você conhecer o município baiano tinha que ser uma praia. A Praia de Taperapuã é uma das mais visitadas do local. Com águas azuis cristalinas, é lá que estão as famosas barracas onde acontecem boa parte dos shows que agitam Porto Seguro não apenas no verão, mas também nos feriados e fins de semana. 

Barramares

A última barraca de Taperapuã é famosa por seu luau, que acontece às quartas-feiras. O destaque por lá é o casamento cigano e a farta mesa de frutas. No verão o local fica cheio de gente desfrutando de seu cardápio, cujos destaques são: casquinha de siri, camarão crocante e a deliciosa moqueca de badejo. 

Ilha dos Aquários 

Com o mesmo clima festivo, a Ilha dos Aquários fica localizada entre Arraial d’Ajuda  e Porto Seguro e é cheia de opções de bares que tocam todos os tipos de música. Além disso, na ilha é possível se deliciar em bons restaurantes e, é claro, conhecer os grandes aquários onde estão expostos tubarões, peixes e arraias.  

Praias das redondezas  

A poucos quilômetros de Porto Seguro estão algumas das praias mais paradisíacas do sul da Bahia, como Caraíva e a Praia do Espelho . Vale a pena tirar um dia para conhecê-las.

Caraíva, inicialmente, era apenas uma vila de pescadores. Hoje ela é uma praia bastante turística, mas conserva o clima de vila, com suas ruas de areia e construções simples. À noite o forró corre solto pelos bares de Caraíva!

Já a Praia do Espelho faz jus ao seu nome. Com falésias ao fundo, o mar tranquilo reflete o céu, parecendo um verdadeiro espelho natural. Caso queira passar o dia e fazer as refeições por lá, vá preparado para gastar mais do que em Porto Seguro. Por ficar isolada, a praia tem pouquíssimos restaurantes, com preços que podem ser bastante salgados, mas apesar disso, o passeio é imperdível. Para quem não está de carro, a opção é comprar o passeio por meio de uma agência de turismo, pois não é uma praia de fácil acesso. 

Centro Histórico de Porto Seguro  

Se você gosta de história e quer mergulhar no passado do Brasil, vai se apaixonar pelo Centro Histórico de Porto Seguro.  A região é tombada como patrimônio histórico e ali fica o Marco Zero do Descobrimento (1503). O centro tem várias casinhas, igrejas e museus, além do famoso farol, um dos principais cenários de fotos da região.  Para comprar algumas lembranças da cidade, esse também é um bom lugar. Em resumo, é um ótimo passeio para quem deseja apenas apreciar um belo visual, com linda vista para o mar, ruínas e construções.  

Centro da cidade também reserva boas atrações para os turistas
Divulgação/Hotel Urbano
Centro da cidade também reserva boas atrações para os turistas


Museu de Porto Seguro

Outra parada obrigatória para quem quer conhecer melhor a história da região e do Brasil. Localizado no Centro Histórico da cidade, este museu é uma antiga câmara e cadeia e hoje em dia abriga uma exposição que retrata a vida indígena antes da chegada dos portugueses ao Brasil. 

Gastronomia  

Para quem gosta de mergulhar de cabeça na gastronomia local, Porto Seguro pode oferecer deliciosas surpresas. O restaurante Colher de Pau é considerado um ótimo lugar para almoçar e jantar com cardápios variados onde se serve frutos do mar frescos, mas também é possível desfrutar de outros pratos, inclusive de carne vermelha. Uma boa dica é sentar no terraço superior e aproveitar a brisa.

Para comer rapidinho e gastando menos, o restaurante Portinha é o self-service preferido de quem visita a cidade. Ele possui filiais em diferentes partes de Porto Seguro e uma grande variedade de pratos, sempre muito bem preparados.

O Recanto do Sossego é um restaurante especializado em massas localizado na beira da praia do Mutá . Lá é possível comer bem curtindo a praia em um dos seus sombreiros ou nas mesas do restaurante, que serve outros pratos além de massas. 

Passarela do Álcool 

Os turistas que estão em busca de festa e diversão não podem deixar de passear nessa passarela. É o ponto mais popular da cidade à noite, repleto de barracas vendendo bebidas e artesanato, com muitas pessoas nos bares e nos restaurantes. Apesar do clima de balada, é um programa indicado para pessoas de todas as idades, incluindo famílias com crianças. 

Arraial d’Ajuda Eco Parque 

E por falar em crianças, o Arraial d’Ajuda Eco Parque é um programa muito divertido para quem está viajando com elas. Trata-se de um parque aquático que fica em meio a muitas árvores e em frente a uma belíssima praia. A dica é se programar para passar o dia inteiro por lá e aproveitar todas as atividades do parque, que incluem piscina com ondas e com correnteza, tirolesa, arvorismo, toboáguas, entre outras atrações. No verão a programação inclui ainda animados shows.  

Parque Marinho de Recife de Fora

Ainda pensando em passeios para fazer com os pequenos, o Parque Marinho Recife de Fora está localizado a 45 minutos de escuna de Porto Seguro. As saídas dependem da maré baixa e, no parque, é possível ver peixes e tartarugas, além de outros animais que vivem na região. No caminho é possível alugar snorkel para fazer mergulho e observar a vida no fundo do mar do terceiro maior centro de biodiversidade marinha no Brasil.