Tamanho do texto

Confira os destinos mais badalados do país para você aproveitar o carnaval 2017 e se jogar na folia ou apenas curtir dias de descanso com "pé na areia"

O carnaval brasileiro é um dos sonhos de consumo de muitos turistas ao redor de todo o mundo. E não é para menos - de norte a sul do país, é possível desfrutar dos dias de folia curtindo sol, mar, gente animada e, é claro, muita festa!

Para ajudar na escolha do melhor destino para 2017, o Hotel Urbano  listou as cidades mais procuradas pelos viajantes nesta época, seja por oferecerem atrações baratinhas como blocos e festas de rua, ou por serem uma ótima opção para uns dias de descanso com "pé na areia". Veja a seguir a lista e escolha o melhor destino para o seu carnaval 2017

Rio de Janeiro

O carnaval carioca é o ícone do carnaval brasileiro para o mundo, com sua festa exuberante na Sapucaí - para 2017, um dos desfiles mais aguardados será da escola de samba Grande Rio, que terá a cantora Ivete Sangalo como tema de enredo. Mas o feriado no Rio pode ser muito mais surpreendente – e barato – do que isso.

Desfile da Sapucaí é uma das atrações do Rio de Janeiro no carnaval
Divulgação/Hotel Urbano
Desfile da Sapucaí é uma das atrações do Rio de Janeiro no carnaval

É nas ruas do Rio de Janeiro  que a verdadeira festa acontece - da Zona Sul à Zona Norte, são mais de 500 blocos (registrados na Prefeitura, não contabilizando os novos “blocos secretos”, como são chamados pelos foliões, que surgem a cada ano com mobilizações nas redes sociais) tocando variados tipos de música. É, portanto, um dos carnavais mais democráticos do Brasil, pois além de sambas e marchinhas, as ruas são tomadas por ritmos como funk, pop, música latina e até rock 'n roll.

Rio de Janeiro também tem bloquinhos de rua
Divulgação/Hotel Urbano
Rio de Janeiro também tem bloquinhos de rua

A folia costuma começar às 7h e estende-se até à noite, emendando com as festas que agitam a cidade em clubes e casas noturnas. O clima descontraído também toma conta das praias, que ficam lotadas até o pôr do sol. Para os turistas que estarão na cidade no carnaval de 2017 , vale reservar um dia para conhecer os museus da Zona Portuária do Rio, que foi revitalizada para as Olimpíadas e, além de uma ótima infraestrutura, conta com o novo AquáRio e os já disputados Museu do Amanhã e MAR . Uma dica preciosa: garanta os ingressos antecipadamente pela internet, já que as filas costumam ser enormes em datas festivas. 

Salvador

Vá atrás do trio em Salvador
Divulgação/Hotel Urbano
Vá atrás do trio em Salvador

Quem nunca passou pela experiência do carnaval de Salvador  deveria considerar participar desta festa em 2017, que terá como tema os 50 anos da Tropicália! O grande destaque da festa na capital baiana são os trios elétricos, que percorrem três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Artistas como Cláudia Leite, Ivete Sangalo e Saulo estão sempre à frente dos trios mais animados, e entre os blocos mais disputados estão o Nana Banana , Timbalada e Camaleão .

Porém, diferente dos blocos de rua de cidades como Rio de Janeiro e Ouro Preto, é preciso investir em abadás - uma camisa que garante a permanência dentro das cordas de proteção dos blocos. Não são baratos, mas valem pelo conforto e exclusividade que representam, além de toda a infraestrutura dos camarotes. Cada vez mais disputados, eles ficam em lugares estratégicos nos circuitos e oferecem buffet completo, open bar e shows para os convidados, entre outras facilidades.

Salvador é um dos destinos mais balados para a folia
Divulgação/Hotel Urbano
Salvador é um dos destinos mais balados para a folia

Para economizar, há eventos descentralizados, como o Carnaval nos Bairros , Carnaval no Furdunço e o Carnaval no Palco Rock , que ocorrem em diferentes regiões da cidade. Ao planejar sua estadia em Salvador, além de uma visita ao Centro Histórico, com igrejas e monumentos da época da colonização, vale um bate-volta a algumas praias próximas, para recuperar a energia. Experimente Arembepe (a 47km da capital), uma pequena comunidade alternativa ainda sem energia elétrica; a rústica vila de Imbassaí (a 95km), com opções de banho no rio ou no mar; e a paradisíaca Praia do Forte (a 60km), sede do Projeto Tamar e com importantes pontos turísticos da nossa história. 

Ouro Preto

Destino carnavalesco da juventude universitária, o carnaval de Ouro Preto , cidade histórica de Minas Gerais , é bastante tradicional. Aqui desfilam alguns dos blocos mais antigos do Brasil, como o Zé Pereira dos Lacaios, com 150 anos de atividade ininterrupta. E apesar das dezenas de atrações que se alternam nos seis dias de festa, os blocos organizados pelas repúblicas estudantis costumam ser os mais disputados, apostando em diferentes ritmos: do axé ao funk, sem esquecer das tradicionais marchinhas.

Em Ouro Preto, a folia é na rua
Divulgação/Hotel Urbano
Em Ouro Preto, a folia é na rua

Para 2017, são esperados cerca de 40 mil foliões, que poderão assistir a uma programação intensa de shows no Centro Histórico, com palcos na Praça Tiradentes e no Largo do Cinema. Já os quatro blocos estudantis - Chapado, Caixão, Cabroró e Praia - fazem a festa no Espaço Folia, na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e terão atrações como Monobloco, Marcelo D2, Molejo e Thiaguinho. 

Natal

Em 2006, o carnaval voltou para o calendário das festas potiguares e na última década ganhou gradativamente o status de um dos melhores carnavais do Nordeste. Para 2017, a proposta é popularizar ainda mais a "micareta", misturando com shows, apresentações de danças locais, blocos de rua e escolas de samba.

Natal promete atrações no feriadão
Divulgação/Hotel Urbano
Natal promete atrações no feriadão

A folia estará espalhada em seis polos: Ribeira, Redinha, Ponta Negra, Centro Histórico, Rocas e o recente bairro do Alecrim, que integrou o roteiro neste ano. A última edição, aliás, contou com shows de nomes como Moraes Moreira, Neguinho da Beija Flor, Elba Ramalho e Alceu Valença. As atrações deste ano ainda não foram divulgadas, mas pode-se esperar nomes de peso para conquistar o folião, além das tradicionais saídas de frevo (em 2016, foram 37 durante todo o evento).

Para recarregar a bateria entre um show e outro, aproveite a praia da Ponta Negra, a mais movimentada da cidade, com ótima estrutura, águas mornas e o visual para o Morro do Careca, um dos símbolos de Natal. 

Fortaleza

Folia na rua em Fortaleza
Divulgação/Hotel Urbano
Folia na rua em Fortaleza

A folia na capital do Ceará é quase uma maratona de shows, desfiles e eventos, que começam muito antes do feriado. Ainda em janeiro, o " Ciclo do Carnaval " dá o pontapé inicial nas atrações, que se espalham em seis pontos principais de Fortaleza: Praia de Iracema, Bar da Mocinha, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Av. Domingos Olímpio e Mercado da Aerolândia. Os mais de 60 blocos, como Banqueta, Unidos da Cachorra e Luxo na Aldeia, também começam cedo a reunir os foliões aos fins de semana, percorrendo as principais ruas da cidade.

Ao planejar visitar Fortaleza no Carnaval, tente incluir Aquiraz no roteiro, cidade famosa pelo Beach Park (maior parque aquático da América Latina). É lá que acontece o tradicional Carnaval Porto das Dunas , diversão garantida para os dias de folia.

 Recife

Separadas por apenas 7km, Recife e Olinda reúnem milhares de foliões em um carnaval multicultural, com muitos ritmos e a animação do frevo, do maracatu e dos blocos de rua. O maior deles - que é também o maior bloco de rua do mundo - o Galo da Madrugada , desfila tradicionalmente no sábado, abrindo a programação de Recife.

Prepara-se para muito frevo no Recife
Divulgação/Hotel Urbano
Prepara-se para muito frevo no Recife

A cidade tem cerca de 60 polos de atrações, como o Polo do Marco Zero , com shows de grandes nomes nacionais que garantem a folia até altas horas. Só em 2016, mais de 1,5 milhões de turistas visitaram Pernambuco em busca da energia do carnaval de rua. Com tantas opções, será difícil escolher onde começar a folia -  há quem sugira começar os dias por Olinda, nos tradicionais desfiles com bonecos gigantes e bandas de frevo. Se quiser uma experiência mais exclusiva, escolha um dos camarotes: há opções já consagradas, como a Mansão do Bonfim e o Carvalheira na Ladeira, ou o inédito Camarote Olinda 2017, que já tem confirmadas atrações como Wesley Safadão e a dupla Jorge e Mateus .

Praia do Rosa

A apenas 85km de Florianópolis, a Praia do Rosa (SC) já virou um destino badalado do Carnaval, assumindo a liderança nas buscas pelas festas do litoral sul do Brasil. O clima rústico dá o tom do feriado, com uma atmosfera mais paradisíaca e tranquila. Aliás, vale lembrar que o jornal "The Guardian" a considerou como um dos “7 paraísos escondidos do mundo”. É também ranqueada como “uma das trinta baías mais belas do mundo” e uma das “dez baías mais bonitas do Brasil”.

Com tantos títulos, era natural que o carnaval da cidade de Imbituba, entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico, ganhasse ares mais exclusivos, com um toque de glamour e festas mais elitizadas. O CarnaRosa envolve as principais pousadas locais, que se preparam para receber jovens em busca de surf music, reaggae, samba e até música eletrônica. Na programação, os foliões ainda podem se entreter com aulas de surf, yoga e experiências gastronômicas.