Tamanho do texto

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, vai muito além do Natal Luz. Veja o que fazer, onde comer, pontos turísticos... Confira!

O Natal Luz, com seus espetáculos e atrações que atraem cerca de 2 milhões de turistas todos os anos, é, sem dúvidas, uma experiência inesquecível! São mais de 300 apresentações entre shows, desfiles, exposições e três meses de muitas atividades, fora a decoração que deixa a cidade ainda mais encantadora. Mas nem só de entretenimentos natalinos vive Gramado , no Rio Grande do Sul. Por isso o Hotel Urbano(HU) escolheu alguns passeios e programas na região para as suas férias serem ainda mais surpreendentes. 

Gramado oferece diversas atrações ao turista na Serra Gaúcha
Divulgação/Hotel Urbano
Gramado oferece diversas atrações ao turista na Serra Gaúcha


Atrações ao ar livre

Para quem curte passeios ao ar livre, Gramado oferece diversas opções. O  GramadoZoo  é uma delas. A diferença deste zoológico para os outros é a preocupação ambiental com o bem-estar animal, a pesquisa e a educação biológica. O local conta com mais de 1,5 mil animais exclusivamente da fauna nacional. No lugar de grades, eles ficam protegidos por vidros blindados, o que possibilita uma interação mais próxima, através de viveiros gigantes.

Já se o objetivo for dar uma caminhada a céu aberto, o Lago Joaquina Rita Bier  é o local perfeito. Com 17 mil m², é um dos locais mais agradáveis de Gramado, rodeado por uma linda vegetação onde a principal atração são as araucárias. 

Aproveite os lagos para passeios em família
Divulgação/Hotel Urbano
Aproveite os lagos para passeios em família

Para fazer um piquenique, o destino mais recomendado é o  Lago Negro , principal cartão postal da cidade. Além da refeição ao ar livre, vale a pena dar um passeio para apreciar os pinheiros, azaleias e hortênsias. E se quiser interagir ainda mais com esse belo cenário, é possível dar uma volta de pedalinho no lago. As crianças vão adorar!

Outra opção deliciosa – e cheirosa – de passeio é o  Parque das Lavandas , ou  Le Jardin. Além de um belíssimo jardim, o parque conta também uma loja temática, estufas de produção de flores e um café. 

Parques

Gramado é o principal destino da Serra Gaúcha  e um ótimo local para viajar em família, com opções que prometem encantar crianças de todas as idades. O  Mini Mundo , por exemplo, é um parque que reproduz uma cidade em miniatura, com réplicas de construções em tamanho 24 vezes menor de castelos, palácios, igrejas, trenzinhos e uma população com mais de 2,5 mil bonequinhos.

Outra atração imperdível para todos é o  Snowland , primeiro parque de neve indoor das Américas. São mais de 16 mil m², onde ocorrem mais 30 atividades recreativas como pistas de patinação, de esqui e de snowboard. 

Igrejas

Igrejas d região atraem turistas e fiéis
Divulgação/Hotel Urbano
Igrejas d região atraem turistas e fiéis

Aqueles que gostam de incluir igrejas nos roteiros turísticos não podem deixar de visitar a  Igreja Matriz São Pedro , um dos mais imponentes pontos turísticos de Gramado. Com aproximadamente 72 mil pedras basalto e uma torre de 46 metros, ela surpreende tanto por dentro quanto por fora. No exterior da construção, você pode contemplar belas esculturas dos 12 Apóstolos e, no interior, os lindos vitrais. E tem também a  Igreja do Relógio , situada no alto de um morro, de onde é possível admirar uma das mais belas vistas de Gramado. 

Museus

Museu de Cera Dreamland
Divulgação/Hotel Urbano
Museu de Cera Dreamland

Gramado reúne uma série de museus interessantes - e inusitados! Entre os mais visitados está o  Museu de Cera Dreamland, com réplicas de ícones do cinema e da cultura pop, como Madonna e Elvis Presley. Para os amantes de carros antigos, o  Museu do Automóvel Hollywood Dream Cars  reúne os mais belos exemplares da indústria automobilística das décadas de 20 até 1960.  Tem também o Super Carros Dream Cars, outra parada obrigatória para os amantes do automobilismo. O prédio de dois andares tem 2.400 m² de área e conta com mais de 30 modelos de super carros, como Ferrari, Camaro e Lamborghini, expostos e disponíveis para teste. Para pilotar, basta apresentar a habilitação de motorista, vale até a provisória!

Museu do Automóvel Hollywood Dream Cars
Divulgação/Hotel Urbano
Museu do Automóvel Hollywood Dream Cars

E é claro que uma cidade tão cheia de atrações como Gramado não poderia deixar a desejar no quesito gastronomia. Para bares, restaurantes e happy hours a  Rua Coberta  é o lugar mais disputado da cidade. Famosa pelas cafeterias, bistrôs para brunch e chás da tarde, é possível também se deliciar nas lojas de chocolates e encontrar souveniers para levar de presente. Logo em frente está o Palácio dos Festivais, que sedia o  Festival de Cinema de Gramado , um dos mais concorridos do país, desde 1973.

A área rural de Gramado também tem muito a oferecer aos visitantes, com produtos coloniais genuínos e frescos que prometem agradar todos os paladares. Para desfrutar as maravilhas da comida local, os  Roteiros de Agroturismo  oferecem seis opções de passeios, todos distantes do burburinho da cidade e próximos da natureza. É um programa que dura o dia inteiro e percorre a zona rural da cidade em busca de resgatar os sabores tradicionais da região e valorizar os pequenos produtores da cidade. 

Para adoçar o paladar é só ir até o  Reino do Chocolate . O primeiro espaço temático de chocolate do Brasil tem como principal atração uma “máquina do tempo” que conta toda a história e origem do famoso doce, desde o cultivo do cacau pelos astecas. Uma delícia de passeio!

Reino do Chocolate
Divulgação/Hotel Urbano
Reino do Chocolate