Como diz o ditado: os melhores perfumes estão nos pequenos frascos. O segundo menor estado do Brasil é uma joia da natureza, com 230km de litoral, com areias brancas e águas cristalinas. E tão difícil quanto definir a cor do mar (verde ou turquesa), é escolher uma das praias de Alagoas .
Do Litoral Norte ao Sul as paisagens são deslumbrantes e a infraestrutura hoteleira oferece uma experiência inesquecível aos turistas, de famílias em férias a casais em lua de mel. Todos voltam encantados com Alagoas!

Para começar sua aventura por este paraíso, o Hotel Urbano – HU selecionou os dois destinos mais populares entre os viajantes, que representam muito bem toda a beleza do restante do estado. Ao conhecer Maceió e Maragogi , você terá uma visão muito nítida da generosidade da natureza na região - e provavelmente já vai planejar seu retorno!
Maceió
Um paraíso com 40 quilômetros de praias e uma profusão de cores, com destaque para o turquesa do mar e o tom clarinho das areias. É Maceió (AL) , que parece ter sido pensada para encantar turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. A
capital alagoana é repleta de atrações, a começar pelas praias urbanas. Nelas, uma das grandes vantagens é a boa infraestrutura, com cadeiras e barracas para você aproveitar o dia com conforto, e quiosques espalhados pelo calçadão, que servem os deliciosos quitutes locais – não deixe de provar os mais diversos sabores da tradicional tapioca.

Pajuçara , uma das praias centrais mais famosas, é procurada por muitas famílias em busca de diversão e por mergulhadores, em busca de suas águas protegidas. Pegando uma das jangadas rústicas que partem dali, você é recompensado com incríveis piscinas naturais, a cerca de dois quilômetros da costa. Ao Norte, vale escolher entre as muitas outras opções de praia, como Ipioca, ideal para quem busca mais tranquilidade a beira mar.
No Litoral Sul estão alguns dos principais cartões postais da região, como as praias do Francês e do Gunga, que, embora pertença ao município vizinho de Barra de São Miguel, é uma das mais procuradas das redondezas. Paisagens perfeitas para curtir as férias e cenários com vocação natural para a prática de esportes náuticos, que atrai adeptos de muitos lugares.
Também não falta programação longe da orla. No Centro de Maceió é possível fazer um tour histórico e visitar atrações culturais variadas, entre igrejas (como a Catedral Metropolitana) e museus (como o Théo Brandão, que guarda tesouros da arte popular do Nordeste). Falando em arte, é difícil sair de Maceió sem trazer na mala algum exemplar do rico artesanato local. Visitar o Mercado do Artesanato, que tem 250 lojas e fica próximo ao centro, é imperdível para quem quer voltar para casa com artigos regionais.

Depois de curtir o dia intensamente, não pense que a noite é pacata em Maceió. Para os mais animados, há opções de casas de forró e outros ritmos espalhados pela cidade, além de bares que funcionam até altas horas, onde se pode comer e beber bem. A gastronomia, aliás, é um capítulo à parte. A culinária alagoana é uma rica mistura de sabores que inclui frutos do mar (experimente o famoso sururu), frutas tropicais e comidas típicas, como cuscuz de milho, mugunzá e muito mais.
Maragogi
O título de "as águas mais claras do Brasil " já diz tudo. Quem visita Maceió tem parada obrigatória também em Maragogi, próxima à fronteira com Pernambuco. Com certeza você já viu imagens inacreditáveis dos aquários naturais e corais que compõem o destino, apelidado carinhosamente de “Caribe brasileiro”.
O primeiro passeio procurado pelos turistas é o mergulho nas Galés , as maiores piscinas naturais de Alagoas. A seis quilômetros da costa, você vai se deparar com um cenário impressionante, com peixes, crustáceos e corais, tudo em uma água claríssima e propícia para o mergulho de apreciação. A dica aqui é chegar nas primeiras horas do dia, para pegar o local ainda vazio. Além das Galés, vale visitar também as piscinas naturais de Taocas, Barra Grande e Barreira de Peroba, que, apesar de menores, também proporcionam um verdadeiro espetáculo de beleza. O fato de serem mais tranquilas também é uma vantagem sobre a atração principal da cidade.

Depois de mergulhar e explorar o contato com a rica vida marinha da região, é hora de relaxar em uma das belíssimas praias dos arredores e apreciar as delícias da região, nos restaurantes especializados em frutos do mar. O famoso bolinho de goma é um dos quitutes do lugar, uma espécie de sequilho à base de manteiga e leite de coco.
Maragogi é um destino muito versátil e cabe no bolso de qualquer um. O clima sereno se destaca e o sossego reina nas aguas cristalinas. A cidade é simples e perfeita para quem procura descanso e quer distância do caos das grandes cidades, o lugar revigora a mente e o corpo.