Tamanho do texto

Estado oferece praias de tirar o fôlego, riqueza natural e também opções para quem busca aventura. Veja o que fazer em cinco destinos

Dizem que a Bahia é muito mais do que um destino, é um estado de espírito! É uma profusão de cores, cultura, música, temperos, monumentos e, claro, cenários paradisíacos, afinal, é o Estado com o maior litoral do país (mais de 1.000 km de costa).

Sol, praia e muitas atrações fazem da Bahia um ótimo destino para as férias de janeiro
Divulgação/Hotel Urbano
Sol, praia e muitas atrações fazem da Bahia um ótimo destino para as férias de janeiro


A "Terra da Felicidade" emplaca várias praias no ranking de destinos mais procurados no Brasil , e é fácil saber o porquê: além de toda a riqueza natural (a Bahia tem 13 zonas turísticas com paisagens bem diferentes), a infraestrutura hoteleira é fantástica e os resorts estão entre os mais disputados do Nordeste no Verão! 

O Hotel Urbano  selecionou 5 destinos campeões de venda, que mostram que o estado é realmente o destino perfeito para as férias de Janeiro:

Salvador

Principal porta de entrada da Bahia, Salvador deve receber mais de 2 milhões de turistas neste Verão, 10% a mais do que no ano passado. Na estação, a capital fica ainda mais divertida, com festas religiosas, ensaios de blocos de Carnaval e muito astral.

Salvador mistura praia, história e cultura
Divulgação/Hotel Urbano
Salvador mistura praia, história e cultura

A cidade é dividida em Alta e Baixa, e por isso é bem fácil visitar as principais atrações. Na parte alta, as ruelas coloridas do Pelourinho , com seus casarões coloniais, igrejas seculares - destaque pra Igreja e Convento de São Francisco , referência em arte barroca, e restaurantes badalados com a deliciosa gastronomia baiana.

O famoso Elevador Lacerda , de onde é possível admirar a Baía de Todos-os-Santos , leva para a Cidade Baixa, com mais atrações e acesso às praias urbanas. Quer uma dica? Escolha em cada dia um local diferente para assistir ao pôr-do-sol - o Solar do Unhão (que abriga o MAM), o Farol da Barra e a Ponta do Humaitá estão entre os mais disputados!

Porto Seguro

No Sul da Bahia, Porto Seguro reúne tudo o que os viajantes mais amam: praias maravilhosas , muito agito e passeios históricos . A cidade é Patrimônio Natural da Humanidade, com uma incrível coleção de praias, falésias coloridas, recifes de corais e muitos quilômetros de Mata Atlântica.

Porto Seguro tem atrações para todos os gostos
Divulgação/Hotel Urbano
Porto Seguro tem atrações para todos os gostos

Já imaginou começar o dia mergulhando numa piscina natural de águas mornas? Aqui as praias são assim, e tem para todos os gostos, das mais tranquilas como Curuípe, Mutá e Coroa Vermelha (em Cabrália, onde foi realizada a 1ª missa do Brasil), até as mais agitadas - como a famosa Taperapuã e suas barracas com cara de restaurante e muita música.  Aliás, em Janeiro a programação de shows com pé na areia é intensa! 

O centro histórico, no alto de uma falésia, merece ser visitado - é lá que está o Marco do Descobrimento . Já na Passarela do Descobrimento é onde se concentram os bares animados, restaurantes e muitas lojas (pode ser considerado um shopping a céu aberto).

Quem pratica Ecoturismo vai adorar os santuários ecológicos, como o Parque Marinho Recife de Fora e o Parque Municipal de Monte Pascoal.

Arraial d'Ajuda

Próximo a Porto Seguro, do outro lado do Rio Buranhém, está uma vila que a cada verão ganha mais fama de paraíso. Arraial d'Ajuda  é uma mistura charmosa de balneário badalado com refúgios naturais, como as falésias coloridas que chegam a 45m de altura na praia de Taípe (a mais deserta da região) ou a rústica Pitinga, com quiosques em harmonia com a natureza.

Praias do Arraial contam com mar de uma cor especial e falésias que vão encantar
Divulgação/Hotel Urbano
Praias do Arraial contam com mar de uma cor especial e falésias que vão encantar

As praias da vila são acessíveis a pé, partindo da Rua do Mucugê (centro onde todos se encontram no fim do dia, cheio de bares e restaurantes bacanas).

Visite o Largo da Ajuda, no centro histórico, e se estiver com crianças, vale conhecer o Eco Parque, com atividades aquáticas (toboáguas, piscina de ondas, rio lento) e programas radicais (tirolesas, rapel, escalada), tudo no meio de uma reserva de Mata Atlântica!

Itacaré

O destino já virou referência em Ecoturismo no Brasil - as diversas trilhas levam a cenários de perder o fôlego, como praias desertas, rios e cachoeiras cercadas de Mata Atlântica intocável.

Itacaré tem opções para ecoturismo e praias perfeitas para pegar uma onda
Divulgação/Hotel Urbano
Itacaré tem opções para ecoturismo e praias perfeitas para pegar uma onda

A formação geológica deu a Itacaré as melhores ondas da Bahia, e por isso ela recebe durante todo o ano os amantes de esportes de aventura. Mas é no verão que a cidade ganha uma dose extra de alegria: a noite começa cedo, nos bares e restaurantes do Centro (muitos eram antigos casarões restaurados), e termina só quando o sol aparece. As praias também ficam mais disputadas - mesmo as mais tranquilas como Havaizinho, Prainha (considerada uma das mais bonitas da Bahia) e até a Siriaco (a mais secreta de Itacaré).

Para aproveitar com a família, a praia da Concha é a mais movimentada, sem ondas e com barracas à beira-mar.

Ilhéus

A terra dos personagens de Jorge Amado é uma viagem ao passado: ainda dá para conhecer alguns dos casarões do Centro Histórico (residência dos barões do cacau), ou visitar as antigas fazendas da região, com o cultivo do cacau até seu produto final: o chocolate! Felizmente toda essa bagagem cultural não interferiu na natureza perfeita de Ilhéus : a cidade ganhou a primeira rodovia ecológica do país, a Estrada Parque.

Terra de Jorge Amado, Ilhéus é um dos destinos preferidos para quem visita a Bahia
Divulgação/Hotel Urbano
Terra de Jorge Amado, Ilhéus é um dos destinos preferidos para quem visita a Bahia

As praias do Litoral Sul, as mais badaladas no verão, atraem os surfistas atrás de boas ondas. Mas a região também tem águas calminhas e a praia dos Milionários é a mais procurada por famílias, enquanto a praia de Batuba é que a oferece a melhor infraestrutura aos banhistas, com bares, restaurantes e áreas de shows. Se busca um clima de paquera na sua viagem à Bahia, experimente o agito de Canabrava e Tororomba!

*por Hotel Urbano

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.