Nos últimos dias, só se fala em Olimpíadas no Rio de Janeiro.  Sinceramente, não sinto a menor vontade de ir: hotéis e passagens aéreas caríssimas, cidade lotada, boatos sobre atentados, enfim, o caos. Para fugir de tudo isso, minha sugestão é uma viagem inesquecível para a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso , um lugar mágico para conhecer aqui no Brasil . Lá você terá a oportunidade de conhecer lugares lindos e, o mais importante, gastar muito pouco . Existem sites que colocaram a venda pacotes com quatro diárias de hotel com café da manhã e aéreo por pouco mais de R$ 1 mil. Um achado!

undefined
Arquivo pessoal
Lagoa Azul é um dos pontos turísticos da Chapada dos Guimarães


Dizem os estudiosos que a Chapada dos Guimarães já foi mar e também habitat dos dinossauros, com base nos fósseis que já foram encontrados no local. Mas se você gosta de aventuras, belas paisagens com rios, cachoeiras, cavernas e a hospitalidade do povo mato-grossense, este será um passeio inesquecível, no qual você terá contato direto com a natureza. Prepare-se para voltar energizado para suas atividades.

O que fazer na Chapada dos Guimarães?


Festival de Inverno
Nos próximos dias acontecerá o Festival de Inverno, que reúne milhares de pessoas para assistirem a shows de Luan Santanna, César e Paulinho, Fagner e Jota Quest. Veja a programação:

30/07 (Sábado) – Kleber Lucas
05/08 (Sexta) – Luan Santana
06/08 (Sábado) – César e Paulinho
12/08 (Sexta) – Jota Quest
13/08 (Sábado) - Fagner 

Cachoeira Véu de Noiva
É linda, um verdadeiro cartão postal do Estado do Mato Grosso. Fica dentro do Parque Nacional, em um trecho do Rio Coxipó . Ela desce por um paredão de arenito e forma um enorme poço, onde você poderá observar a linda queda d`água e o voo de araras coloridas. 

undefined
Arquivo pessoal
Cachoeira Véu d Noiva, na Chapada dos Guimarães


Cavernas do Francês

As cavernas ficam dentro da Fazenda Água Fria, e por lá você vai conhecer a maior gruta de arenito do Brasil, com mais de 1500 m de extensão.  Após 30 minutos de caminhada, você poderá vislumbrar a Gruta da Lagoa Azul e suas águas extremamente cristalinas. Finalize o dia indo até a caverna Kyogo Brado e tome um banho incrível de cachoeira para energizar sua vida. Lembrando que, como se trata de propriedade privada, tem de se pagar ingresso, por volta de R$ 35. 

Mirante do Centro Geodésico

Há 8 km do centro da Chapada e 845 metros de atitude, você terá a oportunidade de ver uma das mais belas vistas do Brasil. Em dias de céu claro, conseguirá ver a cidade de Cuiabá, que fica há 30 km de distância em linha reta. O mirante é maravilhoso, com visual deslumbrante para você arrasar com suas selfies nas redes sociais. O local está na lista dos mirantes mais incríveis do Brasil

undefined
Arquivo pessoal
Vista do Mirante do Centro Geodésico, na Chapada dos Guimarães


Feirinha local

Visitar a feirinha local da Chapada dos Guimarães é uma experiência bastante interessante. No local você poderá comprar ervas caseiras, queijos, doces, peixes frescos (como pacu e pintado) que são trazidos dentro de isopor no avião.  

O encanto das Chapadas

Dicas de viagem

Lembre-se que o Mato Grosso é um Estado muito quente . Por isso, ao viajar para a Chapada dos Guimarães leve na mala roupas leves, camisetas, bermudas, uma pequena mochila para levar máquinas fotográficas ou celulares para registrar a beleza local, repelentes (aqueles mosquitinhos pólvora habitam o local), protetores solares e tênis com meias absorventes para longas caminhadas. Lembre-se que você estará em uma região onde existem cobras, escorpiões, aranhas e outros animais peçonhentos, portanto, o ideal é usar tênis de cano alto ou botinas. 

_______________________________________________________________________________________________________

undefined
Arquivo pessoal
Roberto Rodrigues é colunista do iG Turismo

* Roberto Rodrigues é jornalista, empresário, bon vivant, adora viajar, conhecer lugares e pessoas. Apreciador da gastronomia e frequentador dos melhores botecos, pubs, bistrôs do mundo. Completamente apaixonado por Las Vegas, Miami, New York e Europa, ele divide aqui no iG suas experiências e dá dicas de como tirar proveito em viagens, seja no Brasil ou exterior.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários