Tamanho do texto

Como já era de se esperar, o Rio de Janeiro encabeça o ranking dos destinos litorâneos favoritos entre os foliões

Rio de Janeiro ficou no topo da lista
RioTur Divulgação
Rio de Janeiro ficou no topo da lista

Em um país com uma costa tão incrível como o Brasil, todo dia é dia de curtir praia. Mas se tem uma época em que as areias ficam ainda mais cheias e convidativas é o carnaval, com os foliões procurando unir a beleza natural com a curtição dos blocos de rua e desfiles de escolas de samba. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência online de viagens Expedia, Rio de Janeiro e Salvador serão o destino da maioria dos brasileiros que decidiram aproveitar o feriado na praia.

Entre os entrevistados, no entanto, apenas 43% já haviam decidido o destino para curtir a data. Entre os que vão viajar, 54% optaram por lugares nacionais, contra 7% que vão aproveitar para ir ao exterior. No entanto, 23% das pessoas ainda não sabem onde vão curtir a folia.

Se você faz parte do grupo que ainda está indeciso, veja a lista das praias nacionais mais procuradas pelos brasileiros para o carnaval e planeje-se:

Rio de Janeiro (RJ) - (31.6%)

Rio de Janeiro
RioTur Divulgação

A cidade maravilhosa é a capital do Brasil quando o assunto é samba e carnaval, mas os foliões têm muitos mais do que a Marquês de Sapucaí para aproveitar nesse feriado. No Rio de Janeiro, o turista conta com cerca de 600 blocos que começam a agitar as ruas a partir da segunda quinzena de janeiro até o dia 22 de fevereiro, além das praias mais famosas do País, como Copacabana e Ipanema.

Salvador (BA) – (16.2%)

Salvador
Getty Images

Se o que você busca no carnaval é curtir os shows dos maiores nomes do axé e da MPB, nada melhor do que ir até a capital baiana e seguir os trios elétricos de nomes como Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Os trios acontecem nos três principais circuitos da cidade: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Apesar disso, Salvador também é garantia de sossego nessa época do ano, com as praias de Itapuã, Stella Maris e Buracão ficando mais afastadas da folia.

Florianópolis (SC) – (15.4%)

Florianópolis
Divulgação

Apesar da fama de ser cara, Florianópolis pode ser uma opção em conta no carnaval. Isso porque a maior parte da curtição acontece nas ruas, como o Bloco dos Sujos. Se você quer aproveitar para pegar uma onda, a famosa Jurerê Internacional é um verdadeiro reduto de surfistas. Para os mais sossegados, uma boa opção é visitar as praias do Sul da ilha, com vilas rústicas de pescadores e ótimos restaurantes.

Litoral Norte de SP – (11.1%)

Ilha das Couves, em Ubatuba
Flickr_whl_travel_By Marcio_link

Quer balada? Vá para Maresias. Quer águas cristalinas? Ilha Bela. O litoral norte de São Paulo tem opções de cidades e praias para todos os gostos e bolsos. Somente Ubatuba conta com mais de 80 praias. Além disso, a proximidade entre elas permite que os turistas criem um roteiro dinâmico e conheçam vários lugares da região em uma única viagem.

Recife / Olinda (PE) – (10.3%)

Recife
Getty Images

Nas duas cidades pernambucanas o Carnaval é embalado pelo frevo e maracatu. O estado, considerado pequeno de tamanho, tem um litoral gigantesco, de disputa acirrada com o Rio de Janeiro pelo título de mais belas praias. Além delas, Recife tem como destaque o Galo da Madrugada, o maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo com mais de 1,5 milhão de foliões, na vizinha Olinda são os famosos bonecos gigantes desfilando com os blocos pelas ladeiras da cidade que faz valer cada segundo do feriado prolongado. O lugar de amantes de praia e boa culinária é aqui.

Natal e Pipa (RN) – (10.3%)

Natal
Flickr /Leandro Neumann Ciuffo

Dividindo a folia nos quatro polos da cidade de Natal, a proposta do Carnaval potiguar é só uma: espalhar alegria para todo o público, em todos os cantos da cidade. A cidade mistura blocos de rua e desfiles de escolas de samba com luaus e shows na praia, para quem quer um respiro da cidade grande.

Fortaleza (CE) – (5.1%)

Fortaleza
Reprodução

A folia na capital do Ceará não fica restrita a uma só batida, sendo possível ouvir desde axé e samba a maracatu e outros inúmeros ritmos. Como todo destino no Nordeste, o Carnaval começa por lá semanas antes e fica dividido por diversos pontos da cidade como a Praia de Iracema e a Avenida Domingos Olímpio.

Veja também quais as praias internacionais mais procuradas pelos brasileiros para curtir o carnaval nesse ano:

LEIA TAMBÉM
Sem grana para curtir o feriado de carnaval? Veja 10 destinos para ir de carro
Férias conectadas: veja 10 aplicativos que todo viajante precisa ter
Já planejou as férias? Veja os melhores destinos nacionais para cada mês do ano