Estátua da Liberdade, Nova York
shutterstock
Estátua da Liberdade, Nova York

Um estudo feito pela Viva América mostrou que em 2023, aproximadamente 1,62 milhão de brasileiros viajaram a turismo para os  Estados Unidos. Isso representa um aumento de 32,7% em relação a 2022, em que foram registrados 1,22 milhão de viajantes. Os números, entretanto, ainda estão longe de atingir os níveis registrados antes da pandemia.

Entre 2014 e 2019, a média anual de viagens de brasileiros aos Estados Unidos passava de dois milhões. Com a chegada da pandemia da Covid-19 em 2020, o número caiu para 420 mil, recuando para 230 mil em 2021.

Os números são pautados nas informações do Escritório Nacional de Viagem e Turismo dos Estados Unidos. Também foram usados as definições da Organização Mundial do Turismo (OMT), que considera um visitante turístico como qualquer pessoa que faça uma viagem para um destino fora de seu país de residência por pelo menos uma noite e período menor do que um ano.

A incidência de brasileiros nos Estados Unidos representou 2,68% do total de visitantes no país em 2023. Mesmo com um baixo percentual, o Brasil ocupa a sexta posição entre os países que mais viajaram com o intuito de turismo aos Estados Unidos. A lista acima do Brasil é formada por:

  • Canadá, com 19,1 milhões;
  • México, com 13 milhões;
  • Reino Unido, com 3,8 milhões;
  • Alemanha, com 1,8 milhão;
  • Índia, com 1,7 milhão.

Segundo o levantamento, os principais pontos que os brasileiros entraram no país são: Miami (29,2%), Orlando (17,1%), Nova York (12,8%), Fort Lauderdale (9%), Atlanta (4,7%) e Houston (3,9%).

Quando questionados sobre qual seria o local de visita no país, 51,1% respondeu que sua intenção inicial era visitar localidades na Flórida. Os estados de Nova York (12,6%), Califórnia (6,9%), Massachusetts (2,8%) e Texas (2,6%) completam as cinco primeiras colocações.

Entretanto, a pesquisa informa que se trata apenas de uma intensão inicial, com os viajantes podendo ter ido a outros lugares após a primeira parada.

Os números também apontam que o fluxo de passageiros entre Brasil e EUA totalizou 4,1 milhões de passageiros em 2023, 36,8% a mais do que os 3 milhões de 2022. Com isso, pouco mais de 450 mil viajantes com o passaporte americano saíram dos EUA para destinos brasileiros no ano passado.

Conheça o iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: InstagramX (Twitter) e Facebook .


Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!