Um mistério sobre a pintura de Lisa del Giocondo, a Mona Lisa, foi solucionado após 500 anos. Agora é possível visitar o cenário capturado pela obra mais famosa de Leonardo da Vinci.
A geologista e historiadora da arte Ann Pizzorusso desvendou a real localidade do cenário retratado ao fundo da obra. Analisando os detalhes do cenário, ela descobriu se tratar de um local na comuna italiana de Lecco, às margens do Lago de Como, ao norte da Itália. As informações são do jornal britânico The Guardian.
Segundo Ann Pizzorusso, foi possível identificar o local graças a uma ponte presente ao lado de Mona Lisa, se trata da Ponte Azzone Visconti, datada do século 14. Para confirmar a localização, ela também analisou as características geológicas retratadas pelo artista renascentista.
Outros pesquisadores já haviam apontado cenários similares nas cidades italianas de Bobbio e Arezzo. No entanto, Pizzorusso destaca que pontes similares eram muito comuns por toa a Europa no século 14, e seria impossível distinguir o local seguindo somente por essa característica.
“É impossível identificar um local exato por apenas uma ponte. Todos falam sobre a ponte, mas não falam sobre a geologia. Os geólogos não olham para pinturas e os historiadores da arte não olham para a geologia”, disse a pesquisadora.
“Os historiadores da arte dizem que Leonardo sempre usou a imaginação, mas você pode dar esta imagem a qualquer geólogo do mundo e eles dirão o que estou dizendo sobre Lecco. Até mesmo um não-geólogo pode agora ver as semelhanças”, afirmou Pizzorusso.