O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido emitiu uma lista de proibição de viagens para 24 países no mundo, o que limita os destinos que os britânicos estão liberados a fazer.
A lista, que também inclui participação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, desaconselha as viagens que não sejam essenciais para esses 24 países. São eles:
- Afeganistão;
- Bielorrússia;
- Burkina Faso;
- República Centro-Africana;
- Chade;
- Haiti;
- Irão;
- Iraque;
- Israel;
- Líbano;
- Líbia;
- Mali;
- Níger;
- Coreia do Norte;
- territórios palestinos;
- Rússia;
- Somália;
- Somalilândia;
- Sudão do Sul;
- Sudão;
- Síria;
- Ucrânia;
- Venezuela;
- Iêmen.
No comunicado enviado ao Afeganistão, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido argumenta que a "a situação de segurança é volátil”, o que traz perigos para viagens ao país, segundo informações do LeedsLive. Caso o cidadão britânico vá ao país, o governo afirma que há um "risco elevado de serem detidos”.
O mesmo acontece nas viagens à Ucrânia e à Rússia, devido ao conflito que se estende há mais de dois anos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a situação no país é "instável".
O Ministério pede que os viajantes verifiquem os avisos antes de embarcar em uma aventura em outro país. Caso as recomendações não sejam seguidas, há, por exemplo, o cancelamento do seguro viagem e um apoio limitado do consulado, dependendo dos caso.