Em ação inédita da família real britânica, os quartos reais do Castelo de Balmoral, na Escócia , estarão abertos à visitação pela primeira vez. Visitantes terão acesso à ala privada da propriedade, onde a rainha Elizabeth II morreu em setembro de 2022.
A ação foi autorizada pelo próprio rei Charles III, filho de Elizabeth. Entre maio e agosto do ano passado, já era permitida a entrada de visitantes no castelo, mas o passeio era restrito às áreas comuns da construção. Agora, os visitantes estarão livres para entrar nos quartos e aposentos da família real e seus convidados.
À venda no site oficial do Castelo, os ingressos variam de 100 libras (aproximadamente R$ 634) a 150 libras (cerca de R$ 950) caso o passeio inclua o chá da tarde, oferecido ao final da visita.
São 40 ingressos por dia a serem disponibilizados para este tipo de visita, e a exposição acontece do dia 1º de julho a 4 de agosto. Apenas a entrada de adultos será permitida.
De acordo com o jornal “The Sun”, o rei Charles III quer aumentar o número de visitações e até estendê-las ao palácio de Buckingham no futuro, em atitude que visa aumentar ainda mais a arrecadação da família real. A escolha por Balmoral é reveladora: o castelo é um dos mais fechados do Reino Unido.
Os detalhes da visitação, como os ambientes incluídos no “tour”, ainda não foram disponibilizados, mas já se sabe que o exato quarto em que a rainha Elizabeth II faleceu não será incluído. Espera-se, porém, que a lista de cômodos inclua a sala onde a rainha foi fotografada pela última vez, com Liz Truss, ex-primeira ministra.
Balmoral é o endereço oficial da família real da região há mais de 170 anos, e era um dos destinos preferidos da rainha Elizabeth II. Ele costuma ser onde a família passa as férias de verão, entre agosto e setembro, embora os atuais rei e rainha passem a maior parte do tempo em sua casa próxima, em Birkhall.