Uma nova construção tem gerado polêmica em Cariló, uma cidade turística localizada em uma floresta artificial na costa atlântica da Província de Buenos Aires , na Argentina .
Os moradores da cidade de luxo descobriram que uma casa "invisível" vem sendo erguida no meio da mata. A residência inusitada está localizada na rua Cotorra e é a primeira a ser erguida com revestimento de vidro espelhado. A construção é assinada pelo ateliê Luciano Kruk Arquitectos.
O escritório é conhecido por ter um estilo minimalista, com utilização de concreto e transparência em seus projetos, e por ter como objetivo integrar as estruturas ao meio ambiente e gerar um vínculo com a natureza que as rodeia.
Por ser revestido totalmente com vidros espelhados, a presença do imóvel passou despercebida por muito tempo, mas agora que o prédio foi "descoberto" a construção têm incomodado os moradores da região.
"O que procuro nas minhas mais de 50 obras é que a construção tenha o menor impacto visual no seu entorno e, ao mesmo tempo, que o usuário possa desfrutar do contato com a natureza", explicou o arquiteto Luciano Kruk ao La Nacion.
Apesar do design inovador, os moradores de Cariló temem que haja um impacto negativo na fauna local. "Invisível" às pessoas, a mansão também pode ser difícil de ser notada por pássaros e outros animais, causando choques e acidentes. Vizinhos da região também dizem que, por não haver código de urbanização, esse tipo de projeto faz com que se perca a essência da cidade turística.
Contudo, o arquiteto responsável pelo projeto diz que também recebeu bons comentários de alguns moradores, "porque [eles] veem que a obra tem baixo impacto visual no meio ambiente".
"Não acreditamos que a questão das aves seja um problema real", complementou ele.
Veja as fotos da "Casa Invisível"
Conheça o iG Cruzeiros
, novo serviço para compra de pacotes de viagens.
Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram , X (Twitter) e Facebook .