A Disney cancelou números e efeitos pirotécnicos dos shows em seus parques e resorts pelo mundo depois que o dragão robótico de "Malévola" pegou fogo durante o show "Fantasmic" na Disneyland de Anaheim, na Califórnia , no último sábado (22).
"Estamos temporariamente suspendendo efeitos com fogo similares àqueles usados no Fantasmic da Disneyland em shows selecionados e experiências de entretenimento globais por abundância de precaução", afirmaram representantes da empresa em comunicado à CNN americana na segunda (24).
O uso de fogo é apenas um tipo de efeito especial usado no tradicional "Fantasmic", espetáculo apresentado tanto na Disneyland quanto no Walt Disney World, na Flórida , segundo o site dos parques.
A apresentação simula o Mickey Mouse imaginando embates contra os clássicos vilões de filmes e animações dos estúdios Disney. Durante os segmentos ainda há efeitos aquáticos, lasers e projeções. O fogo é usado para encerrar o show.
No entanto, como o dragão usado no parque Hollywood Studios do Walt Disney World funciona com um sistema diferente daquele na Califórnia, ele seguirá na programação. Nesta terça, o show de 29 minutos deverá ser apresentado, como de costume, às 21h.
Entretanto, uma manutenção de rotina já está agendada para 1º e 2 de maio, quando o Fantasmic será fechado. Outro show do Walt Disney World, a parada "Festival of Fantasy" que acontece durante o dia no Magic Kingdom, também conta com um dragão que cospe fogo de verdade. Neste caso, o dragão participará suspenso no ar, mas não usará as chamas.
No calendário da Disneyland o Fantasmic segue cancelado. Ainda não há previsão para a retomada do show, informou a Disney à CNN. De acordo com o site da Disney Parks, as apresentações foram suspensas até 27 de abril. Na sexta, 28, há dois horários disponíveis: 21h e 22h30.
Relembre o incidente
Com quase 14 metros de altura, o robô dragão que era apresentado no show da Disneyland foi consumido pelas chamas no último sábado (22) e provocou a evacuação da área da Ilha Tom Sawyer do parque, informou a empresa. O dragão é a versão inumana da personagem "Malévola" do clássico "A Bela Adormecida" e "Malévola".
Ninguém ficou ferido, mas as causas do acidente seguem sendo investigadas. Ainda segundo a CNN, esta não é a primeira vez que um dragão da Disney pegou fogo. Em 2018, um carro alegórico da parada Festival of Fantasy do Disney World foi envolvido em chamas. Também naquela ocasião ninguém ficou ferido.
*Com informações de Nossa UOL.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.