Transporte de Berlim recebeu 97% de aprovação
shutterstock
Transporte de Berlim recebeu 97% de aprovação

Berlim é a cidade com o melhor transporte público do mundo, revelou uma pesquisa realizada pela revista Time Out divulgada nesta segunda (3). A capital alemã ficou à frente de outras metrópoles internacionais na opinião de cerca de 20 mil entrevistados que moram em mais de 50 destinos ao redor do globo e utilizam os transportes públicos diariamente. 

A publicação considerou que um bom serviço de transporte público é, muitas vezes, um fator de peso na decisão antes de fazer as malas para quem deseja uma viagem mais econômica ou longe do estresse de encarar o trânsito de grandes cidades alugando um carro.

Trens, ônibus e metrôs também evitam o risco de se perder em um destino cujo mapa é pouco familiar — você só precisa memorizar a estação próxima ao local que quer visitar, em vez de ter que desvendar um percurso inteiro.

Segundo a Time Out, que revelou um ranking final com 19 cidades de melhor performance de transporte público na avaliação dos usuários, alguns destinos que têm em seus sistemas de locomoção verdadeiros cartões postais ficaram de fora.

As ausências mais notáveis foram as balsas de Istambul que cruzam da Europa à Ásia; os trams de Lisboa em Portugal, Melbourne na Austrália ou Manchester na Inglaterra, e o elevado Skytrain (trem dos céus) de Bangcoc, na Tailândia.

Confira o top 10:

1ª: Berlim, na Alemanha 

De acordo com a Time Out, o sistema de transporte público de Berlim é altamente elogiado por 97% dos seus residentes devido à sua eficiência e pontualidade. Mesmo durante a Guerra Fria, quando a cidade estava dividida, o U-Bahn (metrô), S-Bahn (trens rápidos de superfície) e ônibus conseguiram se manter confiáveis. Com nove linhas e 175 estações, o U-Bahn se destaca como o meio de transporte mais simples de usar.

2ª: Praga, na República Tcheca

Segundo a publicação, o transporte público de Praga recebeu aprovação de 96% dos entrevistados. A experiência turística na capital tcheca não seria completa sem seus trams, semelhantes aos bondes, que não apenas fazem parte da paisagem clássica da cidade, mas também oferecem acesso fácil às atrações mais populares, como igrejas góticas e renascentistas. Além disso, Praga possui três linhas de metrô que completam a cena. Enquanto a linha B preserva resquícios históricos, a linha C apresenta designs futuristas.

3ª: Tóquio, no Japão

O sistema público de transporte de Tóquio é o maior do mundo em termos de volume de passageiros. Embora seja comum ver trens de metrô extremamente lotados, sua vasta rede, que pode ser comparada a um labirinto, leva a todos os cantos da capital japonesa. O meio de transporte também foi considerado fácil para turistas que não falam japonês, além de ser bem avaliado pelos moradores locais, com 94% dos entrevistados concordando com essa afirmação. No entanto, a publicação recomenda evitar o horário de pico.

4ª: Copenhague, na Dinamarca

A capital dinamarquesa é cercada por água e possui um sistema de transporte público terrestre confiável, além de uma atração especial: seus ônibus aquáticos, que oferecem vistas deslumbrantes da cidade e são uma forma encantadora de se locomover em Copenhague, tanto para turistas como para moradores locais. 93% dos entrevistados afirmaram que é fácil se deslocar pela cidade graças a essas opções de transporte. Além disso, o Copenhagen Card, um tipo de bilhete único local, é aceito em toda a rede de transporte público da cidade.

5ª: Estocolmo, na Suécia

O sistema de transporte público de Estocolmo é considerado eficiente por 93% dos moradores. Além das opções comuns, como balsas, ônibus e trams, a capital sueca tem um diferencial: o tunnelbana, o metrô local. Com suas estações decoradas com verdadeiras obras de arte e design escandinavo, ele é considerado a galeria de arte mais longa do mundo, tornando a experiência de se locomover pela cidade uma atração turística em si.

6ª: Cidade-Estado de Singapura

Singapura é conhecida por ser uma cidade moderna e tecnologicamente avançada, e seu sistema de transporte público não é exceção. Segundo a Time Out, 92% dos moradores aprovam o sistema, que inclui ônibus acessíveis para cadeirantes e os MRTs, os metrôs locais, que ajudam a levar os visitantes às atrações turísticas próximas às estações. O aplicativo MyTransport.SG ajuda os turistas a planejar suas viagens pelas linhas, enquanto o bilhete Singapore Tourist Pass torna as baldeações mais simples e reduz os custos. Com a ajuda da tecnologia, o transporte público em Singapura se destaca como uma opção conveniente e acessível para se locomover pela cidade.

7ª: Hong Kong, na China

O sistema de transporte em Hong Kong é altamente avaliado por sua rede de linhas extensas, sendo que cerca de 75% da população vive a uma distância de até 1 km de uma estação de metrô, o que pode ser percorrido em uma caminhada de 15 minutos. Devido à sua eficiência, limpeza e conforto, o transporte público em Hong Kong recebeu elogios de 92% dos entrevistados. Além disso, o pagamento de passagens é bastante simplificado pelo Octopus Card, o passe único local, segundo a Time Out.

8ª: Taipei, em Taiwan

De acordo com a Time Out, a cidade de Taipei é considerada uma das melhores do mundo para se viver, em grande parte graças ao seu sistema de transporte público. O MRT (metrô expresso) é amplamente utilizado pelos moradores e é considerado bastante eficiente. A rede recebeu aprovação de 92% dos entrevistados e é fácil para turistas navegar graças às muitas placas e sinalizações em inglês presentes nas estações.

9ª: Xangai, na China

Com uma das maiores redes de transporte do mundo, Xangai conta com um sistema integrado e moderno, que inclui desde metrôs até trens de levitação magnética (Maglevs). Além disso, os ônibus, táxis e balsas podem ser facilmente pagos com o mesmo bilhete recarregável. Com 91% de aprovação dos habitantes, o transporte público de Xangai é considerado simples e eficiente, destacando-se pela pontualidade rígida. 

10ª: Amsterdã, nos Países Baixos

O sistema de transporte público de Amsterdã é composto por trens, trams, ônibus e balsas, tornando fácil para turistas e moradores se locomoverem pela cidade. Com a ajuda do aplicativo GVP, as conexões podem ser ainda mais simplificadas. Segundo a Time Out, 91% dos moradores aprovam a rede de transporte de Amsterdã. Além disso, as balsas são uma parte importante do sistema devido aos canais e docas na cidade.

A lista ainda segue com: 

11ª: Londres, na Inglaterra;

12ª: Madri, na Espanha;

13ª: Edimburgo, na Escócia;

14ª: Paris, na França;

15ª: Nova York, nos EUA;

16ª: Montreal, no Canadá;

17ª: Chicago, nos EUA;

18ª: Pequim, na China;

19ª: Mumbai, na Índia.

*Com informações de Nossa UOL e Time Out

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!