![Summit One Vanderbilt: o horário do pôr do sol é o mais disputado Summit One Vanderbilt: o horário do pôr do sol é o mais disputado](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/79/es/6d/79es6dbjwis4mwn9c6su14qyk.jpg)
O Summit One Vanderbilt, observatório transparente que fica em Nova York (NY) com mais de 6 mil m², tem encantado turistas brasileiros e de todo o mundo e será reaberto nesta quarta-feira (1º). Muito mais do que uma vista única para quem deseja ver a Capital do Mundo do alto, o mirante de vidro ao lado da Grand Central Terminal proporciona uma experiência imersiva fantástica.
![O observatório cobre três andares do arranha-céu O observatório cobre três andares do arranha-céu](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2i/ay/ii/2iayiiq4sd72zai4yzlqtysd7.jpg)
![O Summit One Vanderbilt fica no 4º prédio mais alto de NY](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6z/ir/um/6zirumm0jzxyss768g2qzfeae.jpg)
O Summit One Vanderbilt fica no 4º prédio mais alto de NY
Os diversos ambientes oferecem uma vivência multissensorial, com sons, luzes e espelhos, que fazem os visitantes se sentirem - literalmente - no céu. Afinal, o Summit fica nos andares 91º, 92º e 93º do edifício One Vanderbilt, o quarto maior prédio da região de Manhattan, que tem 427 metros de altura.
De lá, você consegue ver todos os outros observatórios renomados de NY - Top of the Rock (Comcast Building), Chrysler, Empire State e One World e o Edge - além do Central Park, o que deixa a programação ainda mais especial.
O artista Kenzo Digital, que projetou parte da experiência, a define como "eufórica e multissensorial". "Desafia a percepção do espaço e mergulha o visitante em uma fábrica de silhuetas e arranha-céus", diz o diretor. Ele é conhecido por colaborar com a cantora Beyoncé em grandes projetos.
![Transcedence: sala de espelhos e vidro é de autoria do artista Kenzo Digital Transcedence: sala de espelhos e vidro é de autoria do artista Kenzo Digital](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/cu/8p/89/cu8p89v2m9z56u0miwc05t9sg.jpg)
Embarque iniciado
A "viagem" pelo Summit começa antes mesmo do visitante chegar ao topo: em uma sala escura, com pufes e um telão, é possível assistir a uma prévia da experiência – o que já provoca os primeiros arrepios e ajuda o público a entrar no clima.
![Maria Clara Lauton e o noivo, Raoni Libório, no observatório](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/1k/m0/yt/1km0yth7awkcm45xmip0gqfxh.jpg)
Maria Clara Lauton e Raoni Libório no observatório
"O vídeo já me impactou bastante. Quando fui, eles fizeram um link com a pandemia. Todo mundo dentro de casa, se sentindo estranho, pequeno, até que as paredes 'explodem' e eles fazem a conexão com o Summit. Me arrepiei inteira!", conta a produtora de moda e conteúdo baiana Maria Clara Lauton, 30 anos, que se apaixonou pelo observatório durante visita com o noivo, em outubro do ano passado. Ela tinha o sonho de conhecer a Big Apple.
Depois, um elevador leva os visitantes do térreo ao 91º andar em menos de um minuto. O próprio transportador já surpreende, pois oferece um jogo de luzes e sons. Quem tem fotossensibilidade pode subir em um elevador normal. "O elevador é muito rápido. Tem todo um barulho, uma cenografia, e é bem futurista", comenta o fotógrafo francês Raoni Libório, 36, noivo de Maria Clara.
Para ele, o Summit deve ser parada obrigatória de turistas e locais. "É uma experiência bem incrível. A gente tinha ido em outro observatório antes, então fui achando que ia ser a mesma coisa, mas é bem diferente. Como ele é bem mais novo, é super moderno e tecnológico. Estava cheio, mas é bem organizado. Tem hora marcada, as filas são rápidas", pontua.
Experiência transcendental
![Primeiro espaço tem teto alto e é cheio de espelhos Primeiro espaço tem teto alto e é cheio de espelhos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/84/an/sx/84ansxknc15urp1khqqhb860u.jpg)
O destaque fica por conta das salas Transcendence, que é toda espelhada e a depender do céu do dia fica azulada, alaranjada ou cinzenta, e a Affinity, com aproximadamente 500 bolas prateadas que levitam no espaço - então é possível brincar e interagir com esses elementos. Essa sala também tem espelhos e rende fotos incríveis.
![Affinity: É possível fazer fotos e vídeos incríveis nesta sala Affinity: É possível fazer fotos e vídeos incríveis nesta sala](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/4g/4k/5b/4g4k5bokoa54a5jdzy2l3qm6a.jpg)
"A sala com bolas prateadas é sensacional. E a espelhada, que reflete o dia lá fora, também é demais. O dia que a gente foi estava muito bonito, com ceú azul. Eu gostei bastante da experiência. Como ele é o observatório mais recente, é uma atração bem disputada", afirma Maria Clara.
Segundo Raoni, o local proporciona experiências diferentes para cada visitante a dependender da estação e do horário da visita. "Deve mudar bastante a depender da época do ano que você for. Se for de dia, é uma coisa; no pôr do sol outra coisa; e de noite já deve ser outra vista. Tudo o que está fora reflete dentro: tanto o céu, quanto os prédios. Super vale a pena ir", completa.
![Crianças até 5 anos entram de graça no observatório Crianças até 5 anos entram de graça no observatório](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2j/9r/g6/2j9rg6iv1zjti0qh4lx4g2lfl.jpg)
A produtora de moda baiana indica o local para a programação de famílias e de pessoas de todas as idades. "Esse lado mais interativo acaba atraindo crianças e pessoas mais novas; e os adultos acabam virando um pouco crianças e brincando com aquela atmosfera toda. Eu gostei bastante da experiência porque mexe com todos os sentidos", ressalta.
"Friozinho" na barriga
Duas sacadas de vidro fechadas que “saem” do edifício e avançam em direção a rua também são queridinhas. Andar pelo vidro te dá a sensação de levitar, como se estivesse flutuando sobre Nova York.
"Amei essa parte. Dá muito medo, mas depois vale a pena. A vista é maravilhosa", diz a representante comercial Bethânia Simão, 28, de Santa Catarina (SC), que visitou o Summit com um casal de amigos no dia 8 de janeiro.
Ela também amou fazer fotos com as bolas pratas. "Gostei muito e indico. Só tem uma coisa que deixaram a desejar: colocam muita gente no mesmo horário e nem todas as fotos ficam legais", pontua.
Bethânia viajou pela primeira vez para NY entre dezembro e janeiro e não vê a hora de voltar: "Me senti em um filme. Já quero voltar".
PLANEJE-SE: SEU GUIA PARA IR AO SUMMIT ONE VANDERBILT
● Air - Transcendence 1
![Transcedence 1 é uma sala de autoria do artista Kenzo Digital Transcedence 1 é uma sala de autoria do artista Kenzo Digital](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/bx/r9/my/bxr9myskuzlbqwaek6sv3nmqi.jpg)
A primeira sala do Summit One Vanderbilt fica no 91º andar do prédio e propõe uma sensação única. A Transcendence 1 é um espaço transcendental que cria a ilusão de espaço ilimitado com espelhos por todo canto - nas paredes, no chão e no teto.
Tudo fica ainda mais incrível por conta da vista do lado sul da cidade: é possível ver o Bryant Park, a Grand Station Terminal, o Chrysler Building, o Empire State, o One World, Queens, Brooklyn, entre outros pontos.
![Summit proporciona uma das mais incríveis vistas da Ilha de Manhattan Summit proporciona uma das mais incríveis vistas da Ilha de Manhattan](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5l/79/jw/5l79jweiu2kqatw4epcxstujn.jpg)
![Do observatório, dá para ver o Norte da ilha, com destaque para o Central Park e o prédio do Top of the Rock, observatório famoso que fica no Rockefeller Center Do observatório, dá para ver o Norte da ilha, com destaque para o Central Park e o prédio do Top of the Rock, observatório famoso que fica no Rockefeller Center](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/f3/fu/j3/f3fuj3qtxx5jkj8owhn54qaxq.jpg)
No primeiro momento, a sensação chega a ser desconfortável, podendo gerar certa "confusão mental" e até um pouco de tontura. Isso tudo porque não dá para distinguir se o que você está vendo é real ou reflexo da própria coisa.
![Cidade se reflete nos espelhos do chão, paredes e teto Cidade se reflete nos espelhos do chão, paredes e teto](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0x/f1/ib/0xf1ibr2xkuu4ilndvtu8dxc5.jpg)
![Experimente deitar também para ver a ilusão de ótica Experimente deitar também para ver a ilusão de ótica](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/14/zp/97/14zp97iqrkmjabqfk904688rv.jpg)
Os espelhos que criam a sensação de infinitude também refletem o céu e o clima do lado de fora da Big Apple. Nos dias frios, o espaço fica praticamente todo cinza; já em dias de sol, predominam os tons alaranjados e azuis.
Por conta da claridade, a recomendação é que os visitantes levem óculos escuros - caso esqueçam, o Summit empresta um na entrada da atração. No final da visita, é só devolver na caixa localizada na porta do elevador.
![A visita é uma verdadeira imersão cultural nas alturas A visita é uma verdadeira imersão cultural nas alturas](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2o/bw/zr/2obwzrwp5eyygb2ug8t2i38d8.jpg)
Outra dica é para que as pessoas evitem usar saias ou vestidos por conta do piso espelhado.
![Há muitos lugares que você irá querer sentar ou deitar no chão Há muitos lugares que você irá querer sentar ou deitar no chão](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ep/eu/4u/epeu4urp1ic6e2jo36zhntk3r.jpg)
Saltos altos também não são recomendados, para que o piso não seja danificado e acidentes sejam evitados. Pensando na redução de riscos, o Summit entrega uma proteção de plástico para que calçados sejam envolvidos ainda na entrada da atração.
![Vale a pena visitar o Summit Nova York tanto de dia, como à noite Vale a pena visitar o Summit Nova York tanto de dia, como à noite](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/74/17/ms/7417msyt1mnhptl5pu757f10g.jpg)
● Air - Transcendence 2
![Durante o dia, é possível ver NY com maior nitidez e tirar melhores fotos Durante o dia, é possível ver NY com maior nitidez e tirar melhores fotos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/f2/14/11/f21411xy4147k7wfhkb9yeltv.jpg)
Em seguida, no 92º andar do prédio, está a Trancendence 2, que funciona como uma espécie de mezanino sobre a área Trancendence 1. Desse espaço, é possível ver outras pessoas chegando no andar de baixo e reagindo ao ambiente. Basicamente o mesmo que aconteceu com você minutos antes.
![A sala Transcendence 2, no andar acima, tem uma vista mais alta que a anterior A sala Transcendence 2, no andar acima, tem uma vista mais alta que a anterior](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/a3/5c/pa/a35cpaguxhmfnk8nr6aq1y60q.jpg)
![Vá de noite se quiser ver a cidade iluminada Vá de noite se quiser ver a cidade iluminada](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/4m/no/14/4mno1484ov2iqsh05d8u68iog.jpg)
A vista mais ampla da sala espelhada é o ponto alto desse novo espaço. De lá, você poder fazer fotografias com ângulos privilegiados. Toda essa obra espelhada foi idealizada pelo artista e diretor Kenzo Digital, conhecido por projetar a cenografia de shows de artistas renomados, como Beyoncé e Kanye West.
● Reflect
A sala Reflect é a próxima parada da nossa viagem pelo Summit. Nela, está exposta a obra de arte “Clouds”, da artista plástica japonesa Yayoi Kusama. A obra é composta por formas semelhantes a nuvens de aço inoxidável que ficam fixas no chão. A impressão é que porções de mercúrio foram espalhadas pela superfície.
O espaço também abriga uma réplica do prédio One Vanderbilt, onde está localizado o Summit. A sala é climatizada com um barulho de vento, que proporciona tranquilidade e relaxamento aos apreciadores.
● Affinity
![Summit One Vanderbilt se tornou um dos melhores locais para ver Nova York Summit One Vanderbilt se tornou um dos melhores locais para ver Nova York](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0s/9q/hw/0s9qhwlnngx081kja1x5t57om.jpg)
Essa é, sem dúvidas, uma das melhores partes do passeio pelo Summit One Vanderbilt. A sala Affinity tem cerca de 500 bolas prateadas que ficam flutuando no espaço. Você pode pegá-las, brincar, jogar para o alto, posar com elas para fotos e observar os reflexos dos prédios, espelhos e pessoas nelas. A sala é a preferida das crianças; mas também diverte os adultos e pessoas de todas as idades.
![Affinity: centenas de balões prateados flutuam na sala Affinity: centenas de balões prateados flutuam na sala](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ci/2b/ot/ci2bot04qlsnkd3lpf8d7qoic.jpg)
![Bolas prateadas Bolas prateadas](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2t/7y/mg/2t7ymg833u8e72lnynsi2y8uh.jpg)
Antes de continuar seu passeio, aproveite para ir ao banheiro. Além da decoração moderna, ele tem uma janela panorâmica na área das pias com uma vista incrível de NY.
● Unity
![Em Unity, você está convidado a se tornar parte do próprio espaço Em Unity, você está convidado a se tornar parte do próprio espaço](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/bh/g4/a6/bhg4a6d69ppjsd29stxsr2xlh.jpg)
Antes de entrar no Summit - logo após proteger seu calçado com o plástico - o visitante pode escanear o rosto em um dos aparelhos localizados na entrada e só agora vai entender o motivo.
Na entrada da sala Unity, é só escanear o QRcode da pulseira que recebeu lá embaixo. Alguns segundos depois, em um telão gigante que projeta nuvens em um céu, você verá a silhueta do seu rosto no meio dessas nuvens. Uma verdadeira viagem!
![A captura de rosto 3D é transformada em uma nuvem em uma exibição de paisagem de nuvens infinita e hipnotizante em uma tela gigante A captura de rosto 3D é transformada em uma nuvem em uma exibição de paisagem de nuvens infinita e hipnotizante em uma tela gigante](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ey/vy/4q/eyvy4q3q1henxmcmnneym7pdc.jpg)
● Levitation
![Espaço é inspirado no Skydeck de Chicago Espaço é inspirado no Skydeck de Chicago](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d8/95/mn/d895mnhs0enyk3cu8n3avh4qt.jpg)
A próxima parada é mais um ponto alto do Summit. O espaço Levitation conta com dois cubos de vidro - ou "caixas de levitação" - sacadas fechadas que “saem” do edifício e avançam aproximadamente 1,5 metros em direção a rua. Andar pelo vidro te dá a sensação de levitar, como se estivesse flutuando sobre Nova York.
![As As](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/60/1j/xd/601jxddyuikp5ak4b4qhijjen.jpg)
Essas sacadas transparentes ficam a cerca de 325 metros da Madison Avenue. Delas, o visitante vê não só o icônico Empire State Building como também o Central Park. Quem tem medo de altura talvez fique com um pouco de vertigem e não encare o desafio, mas o frio na barriga e a vista fantástica com certeza ficam marcados na memória.
![Vidro transparente fica a 320 metros da Madison Avenue Vidro transparente fica a 320 metros da Madison Avenue](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/br/xm/q7/brxmq74seumkc9odzaop5xz3f.jpg)
● Après / Observation Deck / Summit Terrace
![No Summit Terrace, você pode ver a vista panorâmica de Nova York No Summit Terrace, você pode ver a vista panorâmica de Nova York](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6x/62/f9/6x62f9bfql63cufct2f3t1ss5.jpg)
Após acessar diversas sensações nesta viagem transcendental, o visitante pode relaxar um pouco no longe do Summit no terceiro andar do Summit - o 93º andar do prédio - enquanto aprecia a estonteante vista de Nova York. O Café Après conta com lanches e bebidas para consumo no local.
![Après: você pode ficar no salão ou na área externa do lounge Après: você pode ficar no salão ou na área externa do lounge](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/df/u1/xy/dfu1xy8oicwzbauo26u6mr4xp.jpg)
Através de uma porta giratória, ainda no terceiro andar, você chega no observatório externo, um terraço cercado de paredes de vidro, ideal para continuar admirando a vista. Esse é o único ambiente aberto da experiência - ele é uma ótima opção para dias ensolarados; no Inverno, fica quase impossível aguentar o frio. Neste lounge, também há lanches e bebidas.
![No lounge, visitantes podem comprar itens do Café em um quiosque No lounge, visitantes podem comprar itens do Café em um quiosque](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/cy/l1/r3/cyl1r3wo02bflop4y1g9gko35.jpg)
● Ascent
![Elevador panorâmico fica nas paredes externas do arranha-céu Elevador panorâmico fica nas paredes externas do arranha-céu](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6s/yk/hb/6sykhbuavaoxa92gdx80wzmrc.jpg)
Se você pensa que a experiência acabou, está muito enganado. O terraço do 93º andar abriga ainda o Ascent, dois elevadores panorâmicos com piso em vidro que sobem mais 50 metros e te deixam a mais de 400 metros do chão.
Essa atração do Summit, entretanto, exige que o visitante pague um valor a parte - é possível já comprar com o ingresso básico.
![Do elevador panorâmico, é possível ver um raio de até 130 km Do elevador panorâmico, é possível ver um raio de até 130 km](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0i/ua/6v/0iua6vok4pj51s9mqi3jgzeyx.jpg)
Todo transparente, o elevador sobe devagar, para por alguns minutos e desce de volta para o lounge do Summit. A experiência dá menos medo do que as "caixas" da sala Levitation. Tudo porque quando você olha pra baixo você verá o terraço do prédio, e não o chão.
![O Summit One Vanderbilt combina instalações artísticas quase psicodélicas com cabines e elevadores de chão transparente](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/bj/at/zc/bjatzc2ovqcpjb4wsc0bep1z0.jpg)
O Summit One Vanderbilt combina instalações artísticas quase psicodélicas com cabines e elevadores de chão transparente
▹ Quanto custa ir ao Summit?
Os ingressos começam em U$39 (dia) e U$59 (próximo ao pôr do sol). Você pode adicionar o elevador (Ascent) por U$20 a mais além de outras experiências. Para comprar o seu ingresso ou saber mais informações, entre no site
oficial.
▹ Como chegar no Summit
Há duas formas de acessar o Summit One Vanderbilt: pelo principal corredor do Grand Central Terminal, dentro da Vanderbilt Passage, ou pela 42nd Street, entre as avenidas Vanderbilt e Madison.
As linhas de metrô mais próximas são as 4, 5, 6, 7 e Shuttle no Grand Central. Para quem for de ônibus, as melhores linhas são M101, M102, M103, M1, M2, M3, M4, Q32 e M42.
Se você gosta de caminhar, o observatório fica a cerca de 5 quilômetros do Central Park.
![O novo One Vanderbilt fica bem ao lado do Grand Center Terminal, em Midtown O novo One Vanderbilt fica bem ao lado do Grand Center Terminal, em Midtown](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5d/dz/a1/5ddza1l45zx294b8xw66zyf70.jpg)
▹ Horário de funcionamento
O Summit abre de quinta a domingo nos seguintes horários:
⇢ Quinta-feira, das 15h às 22h30.
⇢ Sextas-feiras e sábados, das 9h às 00h.
⇢ Domingos, das 10h às 19h.
![Mirante entrega arte imersiva e belas vistas da cidade Mirante entrega arte imersiva e belas vistas da cidade](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/bn/m4/5t/bnm45tc3ofkvr22wn4sk1zqzz.jpg)
Obs.: A jornalista viajou para Nova York (EUA) a convite da Delta Air Lines e NYC & Company