Esqui na Argentina e no Chile: 9 estações para ir nesta temporada

Com a reabertura de algumas estações de esqui após o período pandêmico, elas estão voltando a funcionar nesta temporada; conheça

Cerro Catedral, Bariloche (Argentina)

Bariloche terá pistas abertas do começo de julho ao final de setembro. Quem não esteve na cidade nos últimos tempos poderá conhecer algumas de suas novidades, como o restaurante Almado, com vista espetacular para o Lago Nahuel Huapi. Já a estação de Cerro Catedral, a maior da Argentina, ganhou um novo teleférico quádruplo e ampliou o número de pistas.

Divulgação

Cerro Bayo, Villa la Angostura (Argentina)

Na margem oposta do Nahuel Huapi fica a tranquila e charmosa Villa la Angostura, considerada uma porta de entrada melhor para o esqui, já que sua estação, Cerro Bayo, tem um número maior de pistas para iniciantes. A temporada vai de julho a final de agosto.

shutterstock

Chapelco, San Martín de los Andes (Argentina)

Seguindo pela cênica Rota dos Sete Lagos, chega-se a San Martín de los Andes, base para Chapelco, a melhor estação de inverno da Argentina, segundo o prêmio World Ski Awards de 2021. Ela tem pistas mais curtas e uma ótima estrutura para quem quer apenas aproveitar o visual tomando um bom tinto nacional.

Flickr/Alicia Nijdam

Cerro Castor, Ushuaia (Argentina)

Cerro Castor tem as pistas mais austrais do planeta — como tudo, aliás, que fica em Ushuaia, na Terra do Fogo. Entre suas peculiaridades, a que mais chama a atenção é o fato de ter uma pista de patinação no gelo, a única do país. Sua localização favorece a produção de neve e permite a temporada mais longa de todas, de final de junho a meados de outubro.

shutterstock

Las Leñas, Mendoza (Argentina)

Nos arredores de Mendoza, Las Leñas é a principal opção para quem quer combinar neve com os melhores vinhos do país. A montanha é muito popular entre praticantes experientes, graças às opções de esqui fora de pistas e também à noite, sob o céu estrelado.

Getty Images

Valle Nevado, Santiago (Chile)

A capital Santiago funciona como base para explorar algumas das melhores estações de esqui do Chile. A 60km de distância, a de Valle Nevado é a maior do país, com 30 pistas e nove linhas de teleféricos. Para quem não faz bate e volta, há três hotéis na base da montanha e restaurantes bem avaliados, como o Valle Lounge e Bajo Zero. A temporada vai de 17 de junho até o final de setembro.

Divulgação/momondo

Portillo, Santiago (Chile)

A Portillo fica mais distante (140km) de Santiago, o que é bom, já que obriga o visitante a pelo menos pernoitar no clássico edifício amarelo do hotel da estação, e, claro, arriscar um mergulho em sua cinematográfica piscina aquecida ao ar livre.

Divulgação

Nevados de Chillán, Chillán (Chile)

A 400km de Santiago, perto da cidade de Concepción, Nevados de Chillán combina descidas radicais com relaxantes banhos em águas termais. Quem vai com criança pode aproveitar a nova escolinha infantil, com direito a magic carpet, a esteira que ajuda na subida das pistas. Lá, há esqui até o final de setembro.

Divulgação

Corralco, Curacautin (Chile)

Mais ao sul está Corralco, nos arredores de Temuco, uma das estações mais exclusivas do país, com destaque para o Valle Corralco Hotel & Spa, conhecido por suas práticas sustentáveis. Assim como em Ushuaia, nela a neve é farta e a temporada se estende até meados de outubro.

Divulgação