Esquiar ajuda a amenizar o transtorno de ansiedade, diz estudo

A pesquisa publicada em uma revista científica aponta que os esquiadores têm 60% menos chance de desenvolver a doença mental

Esquiar faz bem para tratar a ansiedade
Foto: Divulgação
Esquiar faz bem para tratar a ansiedade

O transtorno de ansidedade é um dos problemas de saúde que mais afetam pessoas no mundo inteiro. Estima-se que existam 264 milhões de pessoas em todos os países sofrendo com este problema, uma média de 3,6% da população mundial, número que pode ser ainda maior após o isolamento social durante a pandemia do coronavírus. 

Por este motivo, cientistas do mundo inteiro têm buscado soluções que ajudem as pessoas a controlarem esse transtorno, principalmente alternativas que fujam do uso de medicamentos. Uma nova pesquisa publicada recentemente no Frontiers in Psychiatry descobriu que os esquiadores tinham um risco quase 60% menor de serem diagnosticados com transtornos de ansiedade, em comparação com os não praticavam este esporte.

Por anos, os especialistas pensaram que a atividade física poderia ajudar a prevenir a ansiedade ou reduzir os sintomas, mas este novo estudo mostrar esses resultados com um pouco mais de detalhes. Os autores analisaram 197.685 suecos que participaram da Vasaloppet, a maior corrida de esqui de longa distância do mundo, entre 1989 e 2010, e os compararam com outras pessoas que não praticaram o esporte. Em seguida, continuou a monitorá-los durante um período de acompanhamento de 10 anos. 

No geral, os esquiadores tiveram um risco 60% menor de serem diagnosticados com transtornos de ansiedade, independentemente do nível de educação, idade e sexo. De acordo com o site britânico Metro, os pesquisadores também descobriram que a intensidade do exercício também desempenha um papel importante na luta contra a doença e que existem algumas diferenças no resultado do diagnóstico entre homens e mulheres.

O tempo que os esquiadores levaram para terminar a corrida não afetou o risco de transtornos de ansiedade nos homens, mas as esquiadoras de alto desempenho tinham quase o dobro do risco de desenvolver ansiedade, em comparação com as mulheres de baixo desempenho.

No entanto, a autora do estudo, Martina Svensson, aponta que o risco total de ficar ansioso entre essas mulheres de alto desempenho ainda era menor em comparação com as mulheres mais inativas fisicamente na população em geral.

Foto: Pixabay
Uma das coisas para fazer na Califórnia durante o inverno americano é aproveitar a neve e esquiar na Mammoth Mountain

"Essas diferenças podem ser pelas respostas fisiológicas ao exercício - ou outros fatores, como preocupações com a aparência (que é mais comumente encontrada entre mulheres que praticam exercícios) e autopercepção do nível de aptidão física, que pode aumentar a ansiedade", diz.

As descobertas do estudo fazem muito sentido, considerando que qualquer exercício pode ser uma distração mental de pensamentos preocupantes e faz com que essas endorfinas tão importantes fluam. Da mesma forma, a natureza aumenta a sensação de bem-estar e praticar esportes ao ar livre, como esquiar, pode ser extremamente benéfico para a saúde mental.

Realidade brasileira

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde divulgou um dado alarmante que apontou que quase 19 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno de ansiedade. Desde 2017, o país tem o maior índice de pessoas essa doença em todo o mundo e, após a pandemia, essa situação só piorou.

Um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde avaliou a saúde mental dos brasileiros e, na primeira etapa realizada nos meses de abril e maio, com mais de 17 mil pessoas, o resultado foi mais alarmante: 86,5% dos entrevistados estavam enquadrados em algum tipo de ansiedade patológica.

Infelizmente o Brasil não tem um lugar propício para praticar o esqui, mas bem perto daqui, no Chile, existe uma estação com diferentes tipos de pistas. A Estação de Portillo, que fica a 3 mil metros acima do nível do mar, no meio dos picos nevados da Cordilheira dos Andes, está longe de qualquer cidade mais urbanizada, então o viajante tem a oportunidade de curtir uma viagem sem estresses e em contato com a natureza.