Conheça 12 das estações de metrô mais bonitas do mundo

Ambientes cheio de arte e design e arquiteturas belíssimas estimulam sensações auditivas e visuais; confira algumas

Moscou, Rússia

A arte tradicional russa impressiona quem passa pela neoclássica Estação Komsomolskaya no Distrito Krasnoselsky, projetada por Dmitry Chechulin.

Reprodução

Estocolmo, Suécia

A Estação Kungstradgarden se destaca por sua estrutura diferente, inspirada no Palácio Makalos.

Reprodução

Dubai, Emirados Árabes

A estação Waleed Khalid Bin Al é extremamente luxuosa. Em seus interiores há grandes candelabros que chamam a atenção de qualquer passageiro.

Reprodução

São Petersburgo, Rússia

As estações de metrô da Rússia também podem ser luxuosas, como no caso da estação Avtovo, que tem colunas, lustres deslumbrantes e arte da era soviética.

Reprodução

Londres, Inglaterra

A estação de Westminster, desenhada por Michael Hopkins, entrega uma atmosfera moderna. Isso porque é composta por tubos de aço, tetos bem altos e vigas de concreto, trazendo um ar industrial interessante.

Reprodução

Frankfurt, Alemanha

A entrada da estação é a atração principal. O acesso à estação Warte Bockenheimer mimetiza um trem saindo do chão, inspirada no artista surrealista René Magritte. A estação foi projetada pelo arquiteto Zbigniew Peter Pininski.

Reprodução

Santiago, Chile

Na estação de metrô Universidad de Chile, o mural Memoria Visual de una Nación, de Mario Toral, narra a política, religião, triunfos e tragédias chilenas.

Reprodução

Xangai, China

Um dos maiores atrativos da cidade é o túnel que corre sob o rio Huangpu, transportando as pessoas de Bund para Pudong sob luzes coloridas.

Reprodução

Kaohsiung, Taiwan

Criado pelo artista Narcissus Quagliata, a “Dome of Light” na estação de Kaohsiung é a maior instalação de arte pública do mundo feita a partir de peças individuais de vidro colorido.

Reprodução

Munique, Alemanha

A estação Westfriedhof tem luminárias de alumínio côncavas com luzes coloridas que dão forma e profundidade à estação. É um projeto do designer Ingo Mauer.

Reprodução

Lisboa, Portugal

Projetado pelo arquiteto Tomás Taveira, a estação das Olaias é conhecida na Europa como uma das melhores do continente.

Reprodução

Coréia do Norte

O metrô em Pyongyang foi construído para ligar instalações militares subterrâneas secretas, mas agora é rico em arquitetura, arcos e murais patrióticos.

Reprodução