As 10 ruas mais famosas do mundo para conhecer

Os endereços foram escolhidos pelo site estadunidense Architecture and Design, listado entre os 100 mais influentes do mundo

10. Champs Elysees, Paris

A Champs Elysees é uma das avenidas mais importantes de Paris, pois faz parte do eixo histórico da cidade, onde estão alguns dos principais ícones culturais e turísticos, como o Arco do Triunfo, a Praça da Concordia, dezenas de lojas, restaurantes, cinemas e teatros, o Grand Palais, além de fazer conexão entre o Museu do Louvre e o distrito financeiro de La Defénse.

Reprodução/Flickr

9. Las Vegas Strip, Las Vegas

Essa parte da Avenida Las Vegas Boulevard South tem início no icônico sinal de “Bem-vindo à Fabulosa Las Vegas”. Ela é conhecida por ser uma das ruas mais fotografadas do país e por reunir alguns dos cassinos e hotéis mais famosos do mundo. Nessa avenida se localiza o edifício mais alto de Las Vegas, a Torre Stratosphere, de onde é possível ver a cidade a 350 metros de altura.

Reprodução/Flickr

8. Via Dolorosa, Jerusalém

Ao longo da rua estão assinaladas nove das quinze paradas que supostamente Jesus fez quando carregava a cruz, tornando a Via Dolorosa, mais que uma simples rua para os cristãos.

Reprodução/Flickr

7. Wall Street, Nova York

O edifício da Bolsa de Valores de Nova York e o Federal Hall são os mais famosos locais dessa rua e, por consequência, o mais importante dos EUA e do mundo.

Reprodução/Flickr

6. Khao San, Bangkok

A origem da rua surge há 30 anos, quando ainda era um lugar para comercializar arroz - ‘khao’ significa arroz em tailandês. A rua se tornou muito conhecida entre os mochileiros por possuir várias opções de alojamento mais econômicas e por estar próxima à área antiga da cidade, onde está o Gran Palace e outros templos menores, além de bares e lojas.

Reprodução/Flickr

5. Orchard Road, Singapura

No final da década de 50, a principal rua comercial da Cidade de Singapura era a High Street, mas a construção de hotéis e centro comerciais, cinemas e restaurantes na Orchard Road, entre os anos 60 e 70, fizeram com que o local perdesse seu protagonismo. Atualmente a Orchard é ocupada com vários comércios e entretenimento.

Reprodução/Flickr

4. La Rambla, Barcelona

A rua é um dos pontos mais tradicionais de Barcelona, unindo a Plaza de Cataluña com o porto da cidade, o Port Vell. Ao longo dela, há três estações de metrô e é comum ver artistas de rua, desenhistas, floristas etc. Também possui outros atrativos, como o Palau Güell, o Museu de Cera de Barcelona e o Mercado de la Boquería, além de bares e restaurantes.

Reprodução/Flickr

3. Calçada da Fama de Hollywood, Los Angeles

Uma das ruas mais turísticas de Los Angeles, ela foi declarada Monumento Histórico da cidade. Recebe anualmente 10 milhões de visitantes que chegam para ver as mais de 2 mil estrelas desenhadas que homenageiam animadores, cantores, empresas de entretenimento e personalidades da mídia.

Reprodução/Flickr

2. Abbey Road, Londres

Conhecida por ter sido palco para a capa do álbum dos Beatles quando atravessam a faixa de pedestre da Abbey Road, o governo britânico declarou ela como “lugar de importância histórica e cultural”.

Reprodução/Flickr

1. Lombard Street, San Francisco

A rua mais famosa da lista do Architecture & Design se destaca por ser uma rua em zigue-zague sobre uma colina, uma das principais características geográficas de San Francisco. Anualmente a rua é visita por milhares de turistas.

Reprodução/Flickr